Primeira Lei de Mendel e dominância completa: resumo e simulado

Resumo sobre os Genes Recessivos e os Genes Dominantes. É conteúdo básico, que sempre cai nas provas. Veja a Dominância Completa dentro da Primeira Lei de Mendel, e responda ao simulado de Biologia Enem agora.

A Primeira Lei de Mendel é um clássico de Biologia nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Sempre cai uma questão direta ou uma questão relacionada, pois este conteúdo é um dos fundamentos da Genética.

A herança por dominância completa é um caso de hereditariedade em que há dois alelos para um gene. Um desses alelos é dominante, o outro é recessivo.

Sendo assim, quando um gene dominante estiver junto com um gene recessivo, ele irá dominar a expressão gênica, inibindo as características do gene recessivo.

Publicidade

A Primeira Lei de Mendel

Antes de responder ao Simulado veja com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, coordenadora pedagógica e autora dos conteúdos de Biologia, uma introdução à primeira Lei de Mendel e a Dominância Completa.

As dicas da professora Juliana:

Genética mendeliana, o que é? Para gente entender como funciona as leis de Mendel, a gente precisa entender as ideias dele no início dos seus experimentos. Mendel foi um monge austríaco que fez diversos experimentos relacionados à reprodução em plantas, mais especificamente, nas ervilhas.

As Ervilhas de Mendel

Mas porque ervilhas? Primeiro porque era uma espécie na qual ele tinha fácil acesso no ambiente em que habitava. E segundo, e mais importante, é que a ervilha tem um ciclo de vida muito rápido, sendo fácil observar várias gerações da planta em pouco tempo. Isso não seria possível com seres humanos, por exemplo.

Outro ponto importante das ervilhas é que elas possuem várias características que são fáceis de serem observadas aos olhos nus, como a textura (rugosa ou lisa) e a cor (verde ou amarela). Mas então, qual foi o principal experimento que Mendel fez?

 O principal experimento feito por Mendel foi o cruzamento em relação a cor das ervilhas. Ele selecionou as características, ou seja, selecionou plantas com características puras, ou seja, com genes totalmente amarelos ou totalmente verdes.

Para ele conseguir fazer isso, ele fez cruzamentos ao longo de várias gerações sempre da mesma cor, para “purificar” essa linhagem. A partir disso, ele fez um cruzamento experimental com ervilhas puras verdes e puras amarelas, chamando esse cruzamento de “geração P”. A partir desse cruzamento, Mendel obteve a primeira geração de “filhotes”, e, para surpresa dele, todas as ervilhas resultantes desse cruzamento nasceram amarelas.

Mendel disse que essas ervilhas amarelas provavelmente eram híbridas, mas aonde estariam os genes verdes que não apareciam?

 Então ele pegou essa geração P (as ervilhas amarelas resultantes desse primeiro cruzamento) e cruzou elas entre si. Com isso, ele teve um resultado de 3 ervilhas amarelas e 1 verde. Ou seja, o fator verde que havia sumido na geração F1, volta a aparecer na geração F2. Então ele percebeu que o fator não tinha se destruído, mas que ele provavelmente não se manifestava na presença do fator amarelo.

 A partir desse experimento, Mendel alcançou algumas conclusões:

  1. Ele percebeu que muitas características são definidas por um par de fatores, recebidos da geração parental (pais), onde cada um contribui com apenas um fator.
  2. Outra conclusão foi que, quando um organismo recebe dois fatores diferentes para condicionar determinada característica, um deles pode se manifestar e o outro pode ser que não apareça.
  3. Nesse caso, quem se manifesta seria o fator dominante, enquanto quem não se manifesta seria o fator recessivo.
  4. E, a última conclusão seria que, durante a formação de gametas, os fatores aparecem em dose simples, ou seja, cada gameta tem apenas um fator.

 

A Dominância Completa

Confira agora aq segunda parte desta aula sobre a Primeira Lei de Mendel para você compreender o mecanismo da Dominância Completa.

Veja o foco sobre a Dominância Completa:

A Dominância completa ocorre quando um dos fatores domina sobre o outro. Lembrando que Mendel não falava de genes, porque ele não conhecia a função específica do DNA e, portanto, não tinha esse conhecimento de genética. Ao invés de gene, ele falava “fator”.

Genes presentes no mesmo lócus são chamados de genes alelos (o par de fatores do qual Mendel falava).

Veja no vídeo o  Exemplo das ervilhas de Mendel: ele descobriu que, quando o fator dominante estava junto ao fator recessivo, ele se sobressaía, impedindo que o recessivo se expressasse.

No caso das ervilhas, o fator dominante era a cor amarela e o recessivo a verde.

O resultado de um cruzamento em que houvessem indivíduos heterozigotos (Vv), por exemplo, seriam indivíduos com fenótipos totalmente amarelos.

Mendel concluiu, portanto, que os fatores dominantes são os que se expressam tanto em heterozigose (Vv) como em homozigose dominante (VV). E o fator recessivo se expressaria somente quando estivesse em homozigose recessiva (vv).

A primeira lei de Mendel diz que os fatores que compõem uma determinada característica são segregados durante a formação dos gametas.

Lembra da aula de meiose? Nela, vimos que logo na primeira divisão meiótica de uma célula 2n ocorre a separação dos pares cromossomos homólogos.

No final do processo, teremos células n, os gametas. A partir da fecundação desses gametas, uma célula n se transforma em 2n.

Se você ainda têm dúvidas, veja um resumo completo sobre a Primeira Lei de Mendel antes de responder ao Simulado ENEM de Biologia.

Simulado sobre A Primeira Lei de Mendel

.

.

=

Complemento de Genética

 

 

Sobre o(a) autor(a):

Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Mestrado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.

Bem-vindo ao Simulado do Curso Enem Gratuito

Aprende mais quem estuda mais. E, aprende mais ainda quem aplica o que está estudando. Fazer simulados ou resolver listas de exercícios sempre ajuda quem está mesmo à fim de mandar bem nas provas do Enem.

Escolha o melhor Simulado Enem

Você pode escolher a matéria e o simulado Enem com o tema que você pretende resolver. Assim fica mais fácil, e você estuda e aprende no foco do que mais precisa para vencer no Exame Nacional do Ensino Médio.

Aulas e Planos de Estudo Gratuitos

Outra dica bem legal é você consultar sempre as aulas do canal do Curso Enem Gratuito no Youtube. Têm vídeos de todas as matérias das provas objetivas e da redação também. E, para você ganhar tempo na preparação para o Enem, veja os Planos de Estudo Gratuitos. Você pode escolher o Intensivo, o Extensivo, ou o Semiextensivo. Escolha o seu!

Compartilhe: