Responda 10 questões sobre a proclamação da república e confira seu desempenho! Se errar alguma questão, vai ter uma aula de História esperando por você!
E aí, está afiado no tema de proclamação da república no Brasil? Se tiver qualquer dúvida ou lapsos de memória, vale a pena conferir um conteúdo em vídeo antes de começar o simulado hein:
Para se aprofundar mais no tema, você pode conferir outra aula ainda sobre o assunto, também da professora Ana:
Muito bem! Agora sua memória está refrescada para o simulado. Atenção aos exercícios e boa prova!
Proclamação da república – Simulado de História
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(PUCCamp SP/2019)
Na história do Brasil, a oficialização do Estado brasileiro como um Estado laico, ocorreu
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNIME BA/2018)
Afinal, o que é ser cidadão?
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, a uma velhice tranquila. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais.
HISTÓRIA DA cidadania. Disponível em:
<file:///C:/Users/fl/Downlo-ads/historia_da_cidadania_introduc_o.pdf>.
Acesso em: 17 out. 2017.A cidadania na história do Brasil constitui um processo inconcluso, na medida em que ocorreram avanços do ponto de vista da legislação, contudo, nem sempre se exerceu de fato essa cidadania, a exemplo da
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(PUC RS/2018)
Um fluxo intenso de mudanças, atingindo todos os níveis da experiência social, transformou o cotidiano das populações urbanas do ocidente, marcado pelo desenvolvimento e uso da eletricidade, do petróleo, da siderurgia e pelos avanços dos transportes, das comunicações e da medicina. No ritmo dessas mudanças, surgiram os grandes complexos industriais e as metrópoles modernas, nas quais se observa uma nova temporalidade, marcada pelo ritmo de produção das máquinas, pela racionalização dos usos do tempo, com a implantação de relógios em espaços públicos.
(SEVCENKO, Nicolau. Introdução. In:
NOVAIS, Fernando (org.). História da
Vida Privada no Brasil. Vol.III. São Pa-
ulo: Cia. das Letras, 1998). Adaptado.O contexto internacional da Revolução Técnico-Científica ao qual o texto se refere está relacionado à mudança institucional e à recomposição social e política da sociedade brasileira no período
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ACAFE SC/2017)
Mesmo após a queda da monarquia em 1889, o Brasil estava longe de ter um governo democrático e com eleições gerais. Ao longo da história política da República, ocorreram permanências e mudanças no sistema eleitoral. Nesse contexto é correto afirmar, exceto:
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UESB/2015)
O Brasil vivia, de fato, uma situação única na sua história naquele momento. O derradeiro ministério do governo imperial havia sido deposto pelas armas do marechal Deodoro, mas a República ainda não estava proclamada. Àquela altura, portanto, o regime não era monárquico nem republicano. O Parlamento, por sua vez, estava em recesso. […] Para todos os efeitos, o chefe supremo da nação era o imperador, mas na prática já não tinha poder algum porque nada poderia fazer sem consultar Deodoro, o homem forte daquele dia. (GOMES, 2013, p. 279).
GOMES, L. 1889: como um imperador cansado, um marechal vaidoso e
um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a
Proclamação da República no Brasil. São Paulo: Globo, 2013.Os momentos de indecisão e de imprecisão política, relatados no texto, e os conhecimentos sobre a proclamação da República no Brasil permitem afirmar:
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(PUCCamp SP/2018)
O século XIX brasileiro nos legou três ideologias de razoável consistência: as três importadas, como era de esperar em nações periféricas; mas as três enraizadas no cotidiano mental das nossas classes políticas, como a sua longa duração faz supor.
A primeira informou o conservadorismo das oligarquias do Segundo Império assentadas nos engenhos nordestinos e fluminenses e, a partir dos anos de 1840, no café valparaibano. A segunda chamou-se novo liberalismo (em oposição à anterior, que também se dizia liberal) e lutou, dos anos 60 aos 80, pela abolição e pela reforma eleitoral. A terceira vertente, enraizada no Positivismo, veio a frutificar no tenentismo e no republicanismo gaúcho do início do século XX.
(Adaptado de: BOSI, Alfredo. Dialé-
tica da colonização. São Paulo:
Companhia das Letras, 1992, p. 304)O Positivismo, no século XIX, teve presença importante na passagem do Império para a República, particularmente entre os setores militares, sendo marcado pelas seguintes características:
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UESB/2018)
Chegamos finalmente, neste 21º século da era cristã, a uma etapa histórica em que todos os povos da Terra, em maior ou menor grau, participam da mesma civilização: a capitalista. No entanto, poucos, no mundo todo, dão-se conta desse fenômeno único em toda a História. Qual a razão dessa inconsciência coletiva? Há duas razões principais, a meu ver.
A primeira delas é que o curso dessa evolução histórica só veio a se completar recentemente. Até a segunda metade do século XX, o capitalismo ainda não havia alcançado todos os confins do orbe terrestre. Algumas regiões permaneciam, até então, isoladas do resto do mundo, envoltas no espesso manto de velhas tradições.
A segunda razão, pela qual uma boa parte da humanidade ainda não tomou consciência desse fato histórico sem precedentes, é que, fora do círculo intelectual marxista, o capitalismo sempre foi apresentado, pura e simplesmente, como um sistema econômico; e boa parte dos economistas o analisava, e continua a analisá-lo, na esteira dos fisiocratas franceses que influenciaram
Adam Smith, como o único sistema natural da vida econômica.
CHEGAMOS FINALMENTE, neste 21º século da era cristã, a uma etapa
histórica em que todos os povos da Terra, em maior ou menor grau, par-
ticipam da mesma civilização: a capitalista. Disponível em: <http://www
.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0103-40142011000200020>.
Acesso em: 7 jan. 2018.O desenvolvimento do sistema capitalista no Brasil ocorreu através de um processo que, muitas vezes, apresentou contradições, que, em alguns momentos, se transformaram em movimentos violentos e, em outros, em arranjos políticos, como se pode inferir
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNESP SP/2018)
O Rio de Janeiro dos primeiros anos da República era a maior cidade do país, com mais de 500 mil habitantes. Capital política e administrativa, estava em condições de ser também, pelo menos em tese, o melhor terreno para o desenvolvimento da cidadania. Desde a independência e, particularmente, desde o início do Segundo Reinado, quando se deu a consolidação do governo central e da economia cafeeira na província adjacente, a cidade passou a ser o centro da vida política nacional. O comportamento político de sua população tinha reflexos imediatos no resto do país. A Proclamação da República é a melhor demonstração dessa afirmação.
(José Murilo de Carvalho. Os bestializados, 1987.)
A Proclamação da República, em 1889,
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IFGO/2018)
Leia o texto do jornalista Aristides Lobo acerca da proclamação da República no Brasil:
“Eu quisera poder dar a esta data a denominação seguinte: 15 de Novembro, primeiro ano de República; mas não posso infelizmente fazê-lo. O que se fez é um degrau, talvez nem tanto, para o advento da grande era. Em todo caso, o que está feito, pode ser muito, se os homens que vão tomar a responsabilidade do poder tiverem juízo, patriotismo e sincero amor à liberdade.
Como trabalho de saneamento, a obra é edificante. Por ora, a cor do governo é puramente militar, e deverá ser assim. O fato foi deles, deles só, porque a colaboração do elemento civil foi quase nula.
O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava.
Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada […]
O entusiasmo veio depois, veio mesmo lentamente, quebrando o enleio dos espíritos […].
Mas voltemos ao fato da ação ou do papel governamental. Estamos em presença de um esboço, rude, incompletamente amorfo”.
Carta do Rio. Diário popular, 15 de nov. 1889. In:
RODRIGUES, Joelza Ester. Projeto Athos: História, 8º ano. 1ª ed.
São Paulo: FTD, 2014, p. 215.Marque a alternativa que resume a forma como Aristides Lobo vê a passagem da Monarquia à República no Brasil.
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUC RS/2018)
Um fluxo intenso de mudanças, atingindo todos os níveis da experiência social, transformou o cotidiano das populações urbanas do ocidente, marcado pelo desenvolvimento e uso da eletricidade, do petróleo, da siderurgia e pelos avanços dos transportes, das comunicações e da medicina. No ritmo dessas mudanças, surgiram os grandes complexos industriais e as metrópoles modernas, nas quais se observa uma nova temporalidade, marcada pelo ritmo de produção das máquinas, pela racionalização dos usos do tempo, com a implantação de relógios em espaços públicos.
(SEVCENKO, Nicolau. Introdução. In:
NOVAIS, Fernando (org.). História da
Vida Privada no Brasil. Vol.III. São Pa-
ulo: Cia. das Letras, 1998). Adaptado.O contexto internacional da Revolução Técnico-Científica ao qual o texto se refere está relacionado à mudança institucional e à recomposição social e política da sociedade brasileira no período
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