Propriedades da matéria

Você conhece as propriedades gerais da matéria? Não? Então vem com a gente estudar este assunto básico da química! Revise Química para o Enem!

A olho nu, podemos diferenciar um objeto confeccionado com cobre de um feito de alumínio, certo? Isso é possível porque cada um desses materiais possui propriedades que lhes são características, como a cor e o brilho. Que tal relembrar um pouco sobre essas e outras propriedades da matéria?  Veja esse resumo que o Curso Enem Gratuito preparou para você e mande bem na prova de Química!

Antes de estudarmos as propriedades da matéria, você saberia definir o que é matéria? Não? Então, eu te dou uma ajudinha:

Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. A matéria pode ser encontrada, principalmente, na forma de sólido, líquido ou gás.

As propriedades da matéria podem ser divididas em físicas ou químicas.

Propriedades químicas:

As propriedades químicas de um material estão associadas à sua capacidade de transformar-se em outro material. Uma propriedade química da gasolina é a de queimar-se em determinadas condições e, com isso, produzir energia e outros materiais.

Propriedades físicas:

As propriedades físicas de um material são as que podem ser observadas ou medidas sem que ocorra modificação na composição do material.

Nesta aula vamos abordar apenas as propriedades físicas da matéria. As propriedades químicas são abordadas detalhadamente em outras aulas aqui do Curso Enem Gratuito.

Propriedades físicas gerais da matéria

São as propriedades da matéria observadas em qualquer corpo, independente da substância que é feito. Como por exemplo, a medida de 1 quilograma pode representar a massa de qualquer material, bem como um litro pode ser associado ao volume de inúmeros materiais. As propriedades físicas gerais da matéria não permitem diferenciar os materiais, vamos conhecer algumas delas:

  • Extensão: propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço. O volume mede a extensão de um corpo. Seu corpo, por exemplo, tem a extensão do espaço que você ocupa.
  • Inércia: propriedade que a matéria tem em permanecer na situação em que se encontra, seja em movimento, seja em repouso. Quanto maior for a massa de um corpo, mais difícil será de alterar seu movimento, e maior a inércia. A massa mede a inércia de um corpo.
  • Impenetrabilidade: dois corpos não podem ocupar, simultaneamente, o mesmo lugar no espaço.
  • Compressibilidade: propriedade da matéria que consiste em ter volume reduzido quando submetida à determinada pressão.
  • Elasticidade: propriedade que a matéria tem de retornar seu volume inicial depois de cessada a força que age sobre ela.
  • Divisibilidade: propriedade que a matéria tem de ser dividida em partes cada vez menores. Quebre um pedaço de giz até reduzi-lo a pó. Quantas vezes você dividiu o giz?
  • Indestrutibilidade: a matéria não pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Ex: Ao ser queimada, a matéria se transforma em gases, fumaça e cinzas.
Propriedades físicas específicas da matéria

Os materiais apresentam certas propriedades físicas que variam de um material para o outro. Cada um desses materiais apresenta um conjunto exclusivo de propriedades específicas que possibilita a sua identificação. Vamos conhecer algumas dessas propriedades abaixo.

  • Organolépticas: São aquelas percebidas pelos órgãos dos sentidos:

Cor: a matéria pode ser colorida ou incolor. Esta propriedade é percebida pela visão;

Brilho: a capacidade de uma substância de refletir a luz é a que determina o seu brilho. Percebemos o brilho pela visão;

Sabor: uma substância pode ser insípida (sem sabor) ou sápida (com sabor). Esta propriedade é percebida pelo paladar;

Odor: a matéria pode ser inodora (sem cheiro) ou odorífera (com cheiro). Esta propriedade é percebida pelo olfato;

Forma e estado físico: percebidos pelo tato;

Observe algumas propriedades físicas específicas da água na tabela abaixo:

Estado físico a 250 e 1 atm Líquido
Temperatura em que a água ferve, a 1 atm 100°C
Temperatura em que o gelo se funde, a 1 atm C
Densidade, a 250C e 1 atm 1 g/cm3
Propriedades organolépticas Incolor, inodora, insípida

Você deve estar pensando que ser líquida, inodora e insípida não é característica exclusiva da água. Podemos afirmar, no entanto, que ferver a 100°C e congelar a 0°C (ambos a 1 atm), ter densidade de 1 g/cm3, ser incolor, inodora e insípida correspondem a um conjunto de propriedades que pertencem somente a água.

Esse processo de reconhecimento da matéria é o mesmo que utilizamos para reconhecer pessoas, pelo conjunto de suas características como: fisionomia, cor da pele, dos olhos e do cabelo, impressões digitais e outras características pessoais.

Propriedades extensivas e intensivas da matéria

As propriedades físicas também podem ser classificadas de acordo com a quantidade de amostra, em extensivas e intensivas.

  • Propriedades extensivas: Variam conforme a quantidade de material contido na amostra. Ex: É o caso da energia liberada em uma combustão, que duplicando a quantidade de combustível, duplica-se a quantidade de energia liberada.
  • Propriedades intensivas: São as que não dependem da quantidade de material contido na amostra. Ex: Temperatura e densidade, que não alteram quando a quantidade de material é modificada.

Atenção: A massa e o volume são propriedades extensivas (dependem da quantidade de amostra). A densidade (relação entre a massa e volume) é uma propriedade intensiva (não depende da quantidade de amostra analisada). Independente da quantidade de gelo presente na água líquida, ele flutua porque tem densidade menor que a da água do mar. Exemplo disso são os Icebergs.

Agora que você já revisou tudo sobre as propriedades da matéria,  assista a videoaula do Química Simples para fixar o conteúdo. Não deixe de conferir!

E agora? Que tal testar seu conhecimento sobre as propriedades da matéria? 

(PUC-MG) Em um laboratório de química, foram encontrados cinco recipientes sem rótulo, cada um contendo uma substância pura líquida e incolor. Para cada uma dessas substâncias, um estudante determinou as seguintes propriedades:

1. Ponto de ebulição

2. Massa

3. Volume

4. Densidade

Assinale as propriedades que podem permitir ao estudante a identificação desses líquidos.

a) 1 e 2

b) 1 e 3

c) 2 e 4

d) 1 e 4

(Fuvest-SP) Quais propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

a) Cor e densidade.

b) Cor e dureza.

c) Ponto de fusão e densidade.

d) Cor e ponto de fusão.

e) Densidade e dureza

Resposta: 1.d , 2. b

 

Sobre o(a) autor(a):

Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC.