René Descartes – Questões de Filosofia

Confira como estão seus conhecimentos sobre René Descartes e o Racionalismo com exercícios de Filosofia! São 10 questões para treinar para o Enem e vestibulares!

René Descartes foi um filósofo francês que viveu no século XVII e foi uma grande influência para o pensamento filosófico ocidental. Por isso, é uma presença frequente nas questões do Enem e dos vestibulares. Confira um resumo e uma lista de questões sobre René Descartes para testar seus conhecimentos!

Resumo sobre René Descartes

René Descartes (1596-1650) é o principal nome da corrente filosófica do Racionalismo. Ele acreditava que o único caminho para os seres humanos chegarem ao conhecimento é por meio do uso da razão. Por isso, Descartes afirmava que os sentidos são enganosos. Ele não acreditava que poderíamos acessar a verdade das coisas por meio dos sentidos, mas apenas pela razão.

A partir disso, Descartes desenvolveu uma ferramenta chamada “Dúvida Metódica”, ou seja, a utilização da dúvida como método. A fim de aplicar essa metodologia, Descartes sujeitava suas certezas a uma série de questionamentos céticos. Em outras palavras, ele fazia várias perguntas sobre as coisas e tentava respondê-las.

Publicidade

Além disso, o filósofo criou uma outra ferramenta que batizou de “gênio maligno”. É como se esse “gênio” estivesse constantemente tentando nos enganar. Dessa forma, sempre que ficava com uma dúvida, Descartes se perguntava: será que o gênio pode estar me enganando a respeito disso?

Para que não se perdesse em meio a tantas desconfianças, ele buscou se amparar em uma certeza que não poderia ser questionada. Essa certeza era sua existência. Assim, ele construiu uma reflexão para provar a si mesmo que existia.

Imaginando que há um gênio maligno que nos faz acreditar em coisas falsas, não há nada que poderíamos ter certeza. Contudo, Descartes pensou que, quando afirma que eu existe, não pode estar errado a respeito disso. Ainda que o gênio estivesse enganando-o, Descartes precisaria existir para que o gênio o enganasse.

Portanto, se eu penso na possibilidade de ser enganado, logo eu existo! É daí que vem a famosa frase “Penso, logo, existo”.

Vídeo sobre René Descartes

Em seguida, confira o momento do nosso aulão em que o professor Alan fala de maneira objetiva das principais ideias de René Descartes:

Questões sobre René Descartes

Por fim, responda às questões sobre René Descartes e saiba como o filósofo costuma ser cobrado nas provas:

.

Questões sobre René Descartes
Pintura retratando René Descartes

Compartilhe: