O cálculo da Razão & Proporção: resumo com simulado

Confira como fazer o cálculo da Razão e da Proporção para mandar bem na matemática do Enem. Veja aulas com exercícios resolvidos e teste seu nível no simulado.

A definição e o cálculo da Razão, inclusive a forma de se resolver os exercícios que caem nas provas são fundamentos básicos na Matemática para você mandar bem no Enem

Razão é quando fazemos a comparação entre dois números naturais indicando a relação de um para o outro na forma de uma divisão.

A palavra Razão, portanto, indica uma “divisão”, mas que tem foco na informação da relação que existe entre os dois números ou os atributos quantitativos. Para chegar ao resultado, faz-se o cálculo da Razão

Complicou? Veja como fazer o cálculo da Razão

Vamos descomplicar com este resumo gratuito do professor Sérgio Sarkis. Ele é um campeão da internet, e tem uma didática que ajuda você a compreender. Veja:

Captou o essencial sobre como fazer o cálculo da Razão, e a forma de resolver os exercícios?

Os conceitos mais importantes da matemática para o Enem são Razão e Proporção. Normalmente estes conteúdos aparecem além da Matemática, eles estão na Geometria Plana, na Geometria Espacial, e são essenciais para você resolver questões de Física, Química, de Biologia e de Geografia também.

Fazer o cálculo da Razão é sinônimo de fazer uma divisão. Todas as vezes que você ver uma questão que menciona Razão, isto se trata de uma divisão entre dois valores.

Por exemplo, a divisão de um certo valor A por um valor B, é um cálculo de Razão.

Você pode expressar que é a Razão A por B (A:B), ou que a Razão de A sobre B (A/B)

A é o valor Antecedente

B é o valor Consequente

É importante ficar ligado, porque o Enem adora cobrar as relações de razão e proporção.

Veja mais uma aula que explica bem Razão e Proporção

Agora o resumo é com o professor Vinny. Esta aula está disponível no canal Curso Enem Gratuito, no Youtube. Veja:

Gostou da aula com o professor Vinny? Então hora de fazer o Simulado.

Agora, vamos ao Simulado com o cálculo da Razão

 

.

Compartilhe: