Características do Romantismo no Brasil: resumo & simulado

Veja as principais características do Romantismo nas escolas literárias no Brasil. Confira Gonçalves Dias e a Canção do Exílio; e José de Alencar com o clássico Iracema.

A primeira obra com as características do Romantismo no Brasil surgiu com Suspiros Poéticos e Saudades, em 1836, publicado por Gonçalves de Magalhães.

Os temas do Romantismo estavam orientados para um olhar para o Brasil, seus povos e a natureza exuberante, rompendo com as tradições clássicas da época que eram quase sempre referenciadas na Europa.

Desta forma, entre as principais características do Romatismo estavam um novo olhar para os indígenas, o culto à natureza, o nacionalismo ufanista, a idealização da natureza e também o amor platônico. Tudo, portanto, muito romântico.

Entre os principais autores do Romantismo brasileiro estão Gonçalves Dias, com a Canção do Exílio, e José de Alencar, com Iracema. Dois clássicos que se eternizaram.

Aula gratuita: as Características do Romantismo

Confira com o professor Anderson Rollo, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido para você entender as principais características do Romantismo.

O professor Anderson Rollo abordou temas super importantes. Entre eles o sonho de liberdade, o sentimentalismo, a idealização da mulher e do índio, e a denúncia contra a escravidão.

A Primeira Fase do Romantismo

Agora que você já dominou as principais características do movimento literário romântico no Brasil,  acompanhe como aconteceu a primeira fase, com os destaques inangurais dentro do Romantismo no Brasil:

Gostou do resumo?

O professor Anderson Rollo foi bem didático para você compreender as características do Romantismo.

Agora, hora de responder ao Simulado:

.