Estude Biologia para o Enem e vestibulares com o simulado de angiospermas. São 10 questões sobre as características dessas plantas para você treinar! Se você errar, tem aula gratuita para revisar o conteúdo.
As angiospermas são as plantas que têm flores e, muitas vezes, frutos. Elas estão presentes em nosso cotidiano e, diversas vezes, nas provas do Enem – então confira nossa aula em vídeo sobre o assunto para não ser pego de surpresa:
As flores são a principal característica das angiospermas, então vale a pena um vídeo todo dedicado a elas, para se aprofundar mais no assunto:
Muito bem, agora você está preparadíssimo para o simulado! Faça os exercícios com calma que o resultado vem.
Angiospermas – Simulado de Biologia
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UFRGS/2019)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Em angiospermas, os óvulos desenvolvem-se em …….., e a parede do ovário participa da formação do …….. .
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ETEC SP/2019)
Depois de sete anos de trabalho, um grupo de botânicos concluiu a versão mais recente de um amplo levantamento sobre a diversidade de plantas, algas e fungos do Brasil. Quase metade é exclusiva (endêmica) do território nacional, o que coloca o Brasil como o país com a maior riqueza de plantas do mundo.
Esse levantamento destaca que o grupo vegetal predominante no país é o das plantas com sementes protegidas por frutos suculentos ou secos, as chamadas angiospermas. Nesse grupo estão árvores, como os ipês e os jacarandás; as roseiras e outras espécies ornamentais; os feijoeiros; os pés de amendoim; os pés de milho e a maioria dos vegetais usados na alimentação.
Esse levantamento destaca, também, que a Floresta Amazônica abriga a maior diversidade do grupo das plantas sem frutos e com sementes expostas, as gimnospermas, sendo suas representantes mais conhecidas as coníferas, como as araucárias, tipo de pinheiro que pode atingir uma altura de até 50 metros, apresentando uma copa com formato semelhante a uma taça.
http://tinyurl.com/yynu7h8/ Acesso em: 27.01.2019. Adaptado.A partir das informações do texto, é correto afirmar que
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FAMERP SP/2019)
A figura esquematiza uma flor de angiosperma.
(José Arnaldo Favaretto. 360º biologia, 2017.)Um pesquisador procurava células com mutações gênicas nessa flor que poderiam ser transmitidas às futuras gerações dessa planta. Para que haja êxito nessa procura, ele deve analisar as células presentes
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UERJ/2018)
O processo de dispersão de sementes é encontrado na maioria das espécies vegetais.
Uma vantagem evolutiva decorrente desse processo é:CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
Os frutos surgem, em geral, após a fecundação e pela liberação de hormônios pelos embriões, quando estão em desenvolvimento. A palavra “fruta” não é um termo botânico, é tão somente uma palavra usada popularmente para nomear as partes comestíveis, suculentas e adocicadas que se originam da flor, mas que nem sempre se desenvolveram do ovário. Desse modo, não é raro que se confunda fruto com fruta, como ocorre com o caju (Anacardium occidentale), em que, na verdade, o fruto é a castanha.
De acordo com essas definições, assinale, dentre as alternativas, aquela que descreve CORRETAMENTE a formação dos frutos verdadeiros.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(FCM PB/2018)
As angiospermas possuem sementes dentro do fruto, apresentam grãos de pólen, óvulos e ovários. Após a fecundação os óvulos e os ovários originam estruturas que são denominadas respectivamente de:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(PUC RS/2018)
Considere conhecimentos relacionados à etnobotânica, a qual se dedica a estudar a interface entre conhecimentos botânicos e etnológicos, ou seja, a relação que diferentes povos estabelecem com as plantas e, a partir disso, os distintos saberes produzidos sobre sua utilização e cultivo.
Algumas tribos indígenas da região da Amazônia costumam alimentar-se das sementes oleaginosas de Hevea brasiliensis, também conhecida como seringueira. A importância econômica dessa planta está fortemente vinculada à extração de látex para a produção de borracha, podendo ser utilizada também para a produção de óleos, vernizes, tintas e suplementos alimentares. A partir dessas informações, é possível concluir que
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(PUC GO/2018)
Vagabundo
Eat, drink, and love; what can the rest avail us?
Byron — Don Juan
Eu durmo e vivo no sol como um cigano,
Fumando meu cigarro vaporoso;
Nas noites de verão namoro estrelas;
Sou pobre, sou mendigo e sou ditoso!Ando roto, sem bolsos nem dinheiro;
Mas tenho na viola uma riqueza:
Canto à lua de noite serenatas,
E quem vive de amor não tem pobreza.Não invejo ninguém, nem ouço a raiva
Nas cavernas do peito, sufocante,
Quando à noite na treva em mim se entornam
Os reflexos do baile fascinante.Namoro e sou feliz nos meus amores;
Sou garboso e rapaz… Uma criada
Abrasada de amor por um soneto
Já um beijo me deu subindo a escada…Oito dias lá vão que ando cismado
Na donzela que ali defronte mora.
Ela ao ver-me sorri tão docemente!
Desconfio que a moça me namora!…Tenho por meu palácio as longas ruas;
Passeio a gosto e durmo sem temores;
Quando bebo, sou rei como um poeta,
E o vinho faz sonhar com os amores.O degrau das igrejas é meu trono,
Minha pátria é o vento que respiro,
Minha mãe é a lua macilenta,
E a preguiça a mulher por quem suspiro.Escrevo na parede as minhas rimas,
De painéis a carvão adorno a rua;
Como as aves do céu e as flores puras
Abro meu peito ao sol e durmo à lua.Sinto-me um coração de lazzaroni;
Sou filho do calor, odeio o frio,
Não creio no diabo nem nos santos…
Rezo a Nossa Senhora e sou vadio!Ora, se por aí alguma bela
Bem doirada e amante da preguiça
Quiser a nívea mão unir à minha
Há de achar-me na Sé, domingo, à Missa.
(AZEVEDO, Álvares de. Melhores poemas. 6. ed. 1. reimpr. São Paulo: Global, 2008. p.71 -73.)O poeta Álvares de Azevedo, no texto, em “Como as aves do céu e as flores puras”, compara-se às aves e às flores, que são dois elementos essenciais para a manutenção e reprodução de diversas espécies vegetais. Marque a alternativa correta para o nome que indica a polinização realizada por meio de aves:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UDESC SC/2018)
“Charles Robert Darwin (1809-1882) chamou de “Abominável Mistério” o surgimento, rápida diversificação e dominância das Angiospermas no registro fóssil. A explicação encontrada por Darwin foi de que a origem das angiospermas teria sido restrita geograficamente com uma rápida expansão. Contudo, ele próprio considerou tal hipótese conjecturalmente pobre. Uma hipótese alternativa foi proposta por Louis Charles Joseph Gaston de Saporta (1823– 1895): um conjunto de eventos evolutivos de interações entre angiospermas e insetos teria um papel central na rápida diversificação das angiospermas no Jurássico. A hipótese de Gaston de Saporta foi confirmada, posteriormente, pela ampliação do conhecimento sobre o registro fóssil e por estudos moleculares. A fantástica diversificação dos insetos e angiospermas atuais deve-se, em grande parte, a um padrão de etapas evolutivas graduais. A evidência geral sugere que, em parte, a evolução conduziu os insetos e as plantas a cobrirem o globo atual”.
Texto adaptado de História da Ciência e Ensino – Construindo Interfaces; Valdir Lamim-Guedes;
Volume 10, 2014 – pp. 60-69; ISSN: 2178-2911.Analise as proposições sobre as angiospermas.
I. São exemplares vegetais que possuem flores com cálice e corola.
II. Possuem ovário e óvulos que originam, respectivamente, o fruto e a semente.
III. Possuem vasos condutores, xilema e floema, que se encontram na região do súber.
IV. Possuem uma epiderme foliar na qual há grande concentração de cloroplastos.CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM/2018)
A polinização, que viabiliza o transporte do grão de pólen de uma planta até o estigma de outra, pode ser realizada biótica ou abioticamente. Nos processos abióticos, as plantas dependem de fatores como o vento e a água.
A estratégia evolutiva que resulta em polinização mais eficiente quando esta depende do vento é o(a)
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!