Associação de resistores e Resistividade: simulado de Física

Confira no resumo como calcular associação de resistores em Série ou em Paralelo. Depois teste seus conhecimentos de Física para o Enem e vestibulares com o simulado de associação de resistores. São 10 questões gratuitas para você resolver! Se errar, têm mais aulas para você revisar o conteúdo.

Todo ano caem questões envolvendo circuiros elétricos nas provas do Exame Nacional do Médio (Enem), no Exame de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), e nas provas dos vestibulares. Resolver associação de resistores e resistividade é figurinha carimbada.

Todo ano caem questões de circuitos com uma fonte de alimentação comuma deterinada tensão (voltagem) e uma ou duas lâmpadas ou diferentes tipos de resistores associados em Série, em Paralelo, ou em associação mista para você calcular a correntem (em Ampéres) ou a Potência (em Whats), ou a Resistência ( em Ohms).

Associação de Resistores em Série

Veja agora com o professor Otávio Seco, do canal do Curso Enem Gratuito, como você resolve esse tipo de questão para gabaritar Associação de Resistores e Resistividade no Enem:

Publicidade

As dicas do professor Otávio Seco:

A instalação elétrica de uma residência possibilita ligar esses vários aparelhos ao mesmo tempo.

Quando diversos aparelhos estão ligados em um circuito, temos uma associação de resistores ou aparelhos resistivos.

Quando os resistores estão ligados um após o outro, de modo que sejam percorridos pela mesma corrente elétrica, dizemos que eles estão associados em série. Veja nas imagens deste vídeo acima, com o professor Seco, para entender a lógica das “resistências em série”.

Entenda também a diferença da lógica da instalação (ou associação”de resistores em paralelo. Por exemplo, numa associação de lâmpadas “em série”, se uma delas queimar e interromper o circuito, todas ficarão apagadas, pois a corrente elétrica estará interrompida pela lâmpada que “queimou”.

Já num circuido de lâmpadas instaladas no modelo de associação de resistores em paralelo, se uma das lâmpadas “queimar”, apenas esta é que ficará apagada, e as outras seguem funcinoando.

Para compreender como essa associação funciona na prática, assista as duas aulas do professor Seco. Acima, tem o vídeo sobre Associação de Resistores em Série. E, aqui abaixo, o vídeo com a resolução para resistores em paralelo.

Associação de Resistores em Paralelo

Parabéns, você chegou ao final dos resumos sobre como resolver problemas para Resistores em Série, e para Resistores em Paralelo.

Veja agora Associação de Resistores Mistos

Nos circuitos com diversos resistores você vai encontrar questões nas provas onde há, ao mesmo tempo, associações de resistores em paralelo, e associação de resistores em série.

Nestes casos, quando ocorem estas situações, temos as associações mistas de resistores.

Confira com o professor Otávio Seco como você pode analisar os circuitos para identificar as associações de resistores e fazer as contas para gabaritar nestas questões do Enem, do Encceja, ou dos Vestibulares.

Conferiu como é preciso ter paciência na hora de “ler e interpretar” os circuitos para ver os tipos de associações de resistores?

E, depois de fazer a identificação dos circuitos onde o cálculo , é preciso  “isolar” visualmente os trechos de circuintos onde você precisa fazer contas parciais, antes de fazer a conta final.

Exercícios Resolvidos de Associação Mista

Confira agora com o professor Otávio Seco as resoluções na prática de  Resistores em Associação Mista.

O que é Resistividade?

Aprenda agora o que é a Resistividade de um fio. Entenda como ela atua num circuito elétrico. Veja como calcular para resolver questões de resistores em série ou resistores em paralelo nas provas. É Física que cai direto no Enem.

Confira a lei de Ohm para dominar Resistividade

Quando um condutor apresentar resistência constante, dizemos que ele é um condutor ôhmico.

Tal resistência pode ser calculada pela primeira lei de Ohm que diz: “Em condutores ôhmicos a intensidade da corrente elétrica é diretamente proporcional a tensão ou ddd (diferença de potencial elétrico) aplicada em seus extremos”.

Nesta aula a seguir, o professor Otávio relembra alguns conceitos de eletrodinâmica e ensina a Lei de Ohm e como ela cai no Enem.

Agora chegou a vez de testar o seu nível no Simulado de Associação de Resistores.

Associação de Resistores e Resistividade

Simulado Gratuito. Veja quantas você consegue acertar sobre Associação de Resistores e Resistividade.

.

Compartilhe: