Confira no resumo as dicas básicas para responder o Simulado de Circunferência. Aprenda a diferenciar Área de Perímetro, e veja as características do Círculo e da Circunferência no resumo do professor Lucas Borguezan.
O que é um Círculo? O que é uma Circunferência? Muita gente perde pontos nas questões de matemática do Enem e dos Vestibulares porque pensa que é tudo a mesma coisa. Parece, mas não é. Veja agora para você aprender e gabaritar no Simulado de Circunferência.
Diferenças do Círculo e da Circunferência
Dizemos que uma circunferência é o conjunto de todos os pontos equidistantes (mesma distância) de um ponto de referência. A essa distância damos o nome de raio da circunferência (denotado por r) e ao ponto de referência damos o nome de centro da circunferência.
Perceba pela definição acima que a circunferência é apenas a borda. Ou seja, quando falamos de circunferência nos referimos apenas ao “caminho redondo” que faz o contorno, a borda, mas sem considerarmos o seu interior.
Complicou? Calma, tem explicação…
Veja agora com o professor de matemática Lucas Borguezan, do canal do Curso Enem Gratuito, as diferenças básica sentre Círculo e Circunferência:
Você sabe a diferença entre círculo e circunferência?
Conhece os elementos deles, como raio, diâmetro, comprimento e o famoso pi? Nessa aula de geometria acima, o professor Lucas Borguezan ensina tudo que você precisa saber sobre o círculo e a circunferência.
Veja também as fórmulas para calcular as áreas com exemplos para você acertar todas as questões do Enem de geometria!
É muito comum utilizarmos as palavras “círculo” e “circunferência” como se fossem sinônimos. Mas, essas duas figuras possuem uma diferença importante.
A Circunferência – Quando falamos em circunferência, estamos nos referindo à parte externa, somente o contorno, ou a “casca”.
Os Círculos – Já quando nos referimos a círculos, falamos sobre toda a área interna a essa casca.
Assim, enquanto a circunferência é um comprimento, o círculo é uma área. O raio é a distância entre o centro e qualquer ponto da circunferência. É ele quem define o tamanho da circunferência ou do círculo. Adicionalmente, também temos o diâmetro, que é o dobro do raio.
O diâmetro pode ser representado por um segmento que vai de um lado da circunferência até o outro, passando pelo centro.
Os cálculos do Círculo e da Circunferência
O número π (lê-se pi) é um número irracional próximo de 3,14. Por ser um número irracional, ele não pode ser representado através de uma dízima periódica. Portanto, suas casas decimais exatas são uma sequência infinita de número sem um padrão.
O cálculo do comprimento da circunferência pode ser feito utilizando a seguinte fórmula: c = 2.π.r Onde r é o valor do raio da circunferência.
Como a circunferência é uma grandeza de comprimento, a unidade de medida resultante será a mesma que o exercício forneceu para o raio. Se a questão não indicar uma aproximação, mas não existe alternativa com uma resposta simbólica, é convencionado que a aproximação adequada é π = 3,14.
O cálculo da área do círculo pode ser feito utilizando a seguinte fórmula: A = π . r² Onde r é o valor do raio do círculo. Como estamos trabalhando com áreas, sabemos que a unidade de medida resultante será igual ao quadrado da unidade de medida fornecida para o raio.
Responsa agora às questões do Simulado de Circunferência. Se você precisar de uma aula de reforço de Círculo e Circunferência, veja aqui no Curso Enem Gratuito.
Simulado de Circunferência – Responda agora
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UECE/2019)
Em um plano munido com o sistema de coordenadas cartesianas usual, fixada uma unidade de comprimento (u.c), a equação x² + y² + 2x – 2y + 1 = 0 representa uma circunferência com centro no ponto P(p,q) cuja medida do raio é r u.c. Assim, é correto afirmar que o valor da soma p + q + r é igual a
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNIOESTE PR/2019)
Considere as equações y = 4x – 5 e y = x2 – 5x + 3. Suponha que os pares ordenados (x1, y1) e (x2, y2) satisfaçam as duas equações e que x1 < x2. Suponha ainda que o par (4, y3) satisfaça somente a primeira equação. Então é CORRETO afirmar que a equação da circunferência, que tem centro em (4, y3) e que passa pelo ponto (x2, y2), é dada por
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNICAMP SP/2019)
No plano cartesiano, considere a circunferência de equação x2 + y2 – 4y + 3 = 0 e a parábola de equação 3x2 – y + 1 = 0. Essas duas curvas se interceptam em
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(FGV /2018)
No plano cartesiano, uma circunferência passa pelos pontos (–1, 1) e (2, 2). Sabendo que o centro da circunferência pertence à reta y = 3x, pode-se concluir que a soma das coordenadas do centro é:
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM/2018)
Um jogo pedagógico utiliza-se de uma interface algébrico-geométrica do seguinte modo: os alunos devem eliminar os pontos do plano cartesiano dando “tiros”, seguindo trajetórias que devem passar pelos pontos escolhidos. Para dar os tiros, o aluno deve escrever em uma janela do programa a equação cartesiana de uma reta ou de uma circunferência que passa pelos pontos e pela origem do sistema de coordenadas. Se o tiro for dado por meio da equação da circunferência, cada ponto diferente da origem que for atingido vale 2 pontos. Se o tiro for dado por meio da equação de uma reta, cada ponto diferente da origem que for atingido vale 1 ponto. Em uma situação de jogo, ainda restam os seguintes pontos para serem eliminados: A(0 ; 4), B(4 ; 4), C(4 ; 0), D(2 ; 2) e E(0 ; 2).
Passando pelo ponto A, qual equação fornecia a maior pontuação?
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UEFS BA/2018)
Uma circunferência de equação x2 + y2 + 5x + 2y – 24 = 0 intercepta os eixos coordenados determinando os vértices de um quadrilátero, conforme a figura.
A área desse quadrilátero é
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Mackenzie SP/2017)
Duas pessoas patinam sobre o gelo descrevendo trajetórias circulares. As circunferências descritas por elas são dadas pelas equações
(x + 3)2 + (y + 1)2 = 10 e (x + 3)2 + y2 = 13, respectivamente. A distância entre os dois pontos de interseção das circunferências é
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNCISAL/2017)
Um projeto de atividades extraclasse de uma escola reuniu as disciplinas Filosofia, definindo o tema (Promoção da Felicidade), Português, estabelecendo o slogan (Seja mais feliz: sorria sempre) e Matemática. O símbolo da campanha, que foi definido através de um concurso junto ao alunado, previa sua construção com a utilização apenas de gráficos de funções e figuras planas. A figura apresenta o símbolo vencedor, que foi concebido com três circunferências (uma representando o rosto e duas representando os olhos) e partes de duas parábolas definindo a boca, aberta num longo sorriso.
As expressões matemáticas utilizadas para desenhar o rosto, o olho direito e o lábio superior, foram, respectivamente,
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNICESUMAR PR/2017)
Uma circunferência passa pelo ponto P(4, 4) e tem seu centro sobre a reta de equação y = 2x. Uma reta t passa pelo ponto Q(2, 9) e é tangente à circunferência no ponto P. A ordenada do centro dessa circunferência vale
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(USF SP/2017)
No sistema de coordenadas cartesianas, a reta r passa pela origem do sistema e pelo centro da circunferência de equação 2x2 + 2y2 – 16x – 12y + 18 = 0. A equação da reta s, que é paralela à reta r e que passa pelo ponto (–1, –3), é
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