Círculo e Circunferência: resumo com simulado de Matemática

Confira no resumo as dicas básicas para responder o Simulado de Circunferência. Aprenda a diferenciar Área de Perímetro, e veja as características do Círculo e da Circunferência no resumo do professor Lucas Borguezan.

O que é um Círculo? O que é uma Circunferência? Muita gente perde pontos nas questões de matemática do Enem e dos Vestibulares porque pensa que é tudo a mesma coisa. Parece, mas não é. Veja agora para você aprender e gabaritar no Simulado de Circunferência.

Diferenças do Círculo e da Circunferência

Dizemos que uma circunferência é o conjunto de todos os pontos equidistantes (mesma distância) de um ponto de referência. A essa distância damos o nome de raio da circunferência (denotado por r) e ao ponto de referência damos o nome de centro da circunferência.

Perceba pela definição acima que a circunferência é apenas a borda. Ou seja, quando falamos de circunferência nos referimos apenas ao “caminho redondo” que faz o contorno, a borda, mas sem considerarmos o seu interior.

Complicou? Calma, tem explicação…

Veja agora com o professor de matemática Lucas Borguezan, do canal do Curso Enem Gratuito, as diferenças básica sentre Círculo e Circunferência:

Você sabe a diferença entre círculo e circunferência?

Conhece os elementos deles, como raio, diâmetro, comprimento e o famoso pi? Nessa aula de geometria acima, o professor Lucas Borguezan ensina tudo que você precisa saber sobre o círculo e a circunferência.

Veja também as fórmulas para calcular as áreas com exemplos para você acertar todas as questões do Enem de geometria!

É muito comum utilizarmos as palavras “círculo” e “circunferência” como se fossem sinônimos. Mas, essas duas figuras possuem uma diferença importante.

A Circunferência – Quando falamos em circunferência, estamos nos referindo à parte externa, somente o contorno, ou a “casca”.

Os Círculos – Já quando nos referimos a círculos, falamos sobre toda a área interna a essa casca.

Assim, enquanto a circunferência é um comprimento, o círculo é uma área. O raio é a distância entre o centro e qualquer ponto da circunferência. É ele quem define o tamanho da circunferência ou do círculo. Adicionalmente, também temos o diâmetro, que é o dobro do raio.

O diâmetro pode ser representado por um segmento que vai de um lado da circunferência até o outro, passando pelo centro.

Os cálculos do Círculo e da Circunferência

O número π (lê-se pi) é um número irracional próximo de 3,14. Por ser um número irracional, ele não pode ser representado através de uma dízima periódica. Portanto, suas casas decimais exatas são uma sequência infinita de número sem um padrão.

O cálculo do comprimento da circunferência pode ser feito utilizando a seguinte fórmula: c = 2.π.r Onde r é o valor do raio da circunferência.

Como a circunferência é uma grandeza de comprimento, a unidade de medida resultante será a mesma que o exercício forneceu para o raio. Se a questão não indicar uma aproximação, mas não existe alternativa com uma resposta simbólica, é convencionado que a aproximação adequada é π = 3,14.

O cálculo da área do círculo pode ser feito utilizando a seguinte fórmula: A = π . r² Onde r é o valor do raio do círculo. Como estamos trabalhando com áreas, sabemos que a unidade de medida resultante será igual ao quadrado da unidade de medida fornecida para o raio.

Responsa agora às questões do Simulado de Circunferência. Se você precisar de uma aula de reforço de Círculo e Circunferência, veja aqui no Curso Enem Gratuito.

Simulado de Circunferência – Responda agora

.

Compartilhe: