Resumo sobre as Camadas da Terra: Crosta; Manto e Núcleo.

Veja as camadas da terra para gabaritar Geografia no Enem. Conheça a profundidade, temperatura e as características de cada uma delas. Por dentro, abaixo da superfície resfriada e apoiada nas placas tectônicas, o centro da terra é pura lava incandescente. Aprenda agora no resumo com simulado.

Entenda como se dividem as Três Camadas da Terra. Nós habitamos a Crosta, que se comparada com toda a dimensão do Planeta é apenas uma casquinha tão fina como a casca de um ovo. Quanto mais ao centro maior o calor no Manto e no Núcleo, até chegar ao ponto de lava incandescente. Quando um vulcão entra em erupção é como se fosse uma chaminé  que vem de dentro, jogando lava derretida até chegar à superfície.

As três Camadas da Terra

Para você entender como e por quê a Terra é praticamente uma bola de rochas derretidas por dentro, em altíssimas temperaturas e condições de pressão extrema é importante ir às origens.  A teoria mais aceita entre os cientistas afirma que a Terra se formou a partir do Big Bang, que foi uma grande explosão de energia.

Isto aconteceu há 4,5 bilhões de anos, aproximadamente. Aconteceu após o Big Bang um processo de agregação de matérias incandescentes durante a formação do universo. Essas matérias vão se unir para formar  planetas como o nosso. Por isso, por dentro, a Terra preserva as características originais.

Publicidade

Por fora o nosso planeta passa por um processo de resfriamento na superfície, o que possibilita a formação das massas rochosas (litosfera).  Ao longo do tempo esses minerais que começam a resfriar liberaram os gases que formaram a Atmosfera. Ela, por sua vez, permite o início do processo de precipitação (chuva), responsável pela formação dos oceanos primitivos.

A Origem da Terra

Veja no resumo com o professor Raphael Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito.

Muito bom o jeito do professor Carrieri contar a história da Origem da Terra.

A Litosfera

Agora, vamos conferir a parte da terra onde nós vivemos, que é a Litosfera, ou Crosta. A litosfera é a camada mais externa da Terra e também é chamada de crosta terrestre. Sendo que é esta camada que nós habitamos, conhecida como a “casca da Terra”.

Além de ser a “casca” do nosso planeta, a litosfera é também a camada mais fina do planeta, perdendo para o manto e para o núcleo. Ela é a responsável por compor os continentes e o assoalho oceânico.

Neste vídeo, o professor Carrieri te ajuda a entender melhor a dinâmica desta camada da Terra e sua diferença com as demais.

Excdelente este resumo. Agora você já tem os elementos para começar a responder às perguntas do Simulado sobre as Camadas da Terra.

As Camadas da Terra e as Placas Tectônicas

Muitos eventos ocorreram até chegarmos ao estágio atual da formação dos continentes. A teoria das placas tectônicas é a responsável por explicar a movimentação da crosta terrestre e suas fragmentações, além de comprovar de fato a teoria da deriva continental.

As placas tectônicas encontram-se divididas em 14 placas principais e outras 38 menores. É importante lembrar que o tamanho das placas não define a frequência e a intensidade das atividades tectônicas.

Muitas áreas de encontro de placas menores possuem grande atividade tectônica. Como exemplo das placas principais, temos a Placa Sul-Americana, a Placa Africana e a Placa Euro-Asiática.

Como exemplo das placas menores temos a Placa das Marianas. No conteúdo escolar, as placas tectônicas mais estudadas são: Placa Sul-Americana, Placa de Nazca, Placa do Pacífico e Placa Euro-Asiática.

Parabéns, você fez uma revisão completa sobre as Camadas da Terra. Agora, chegou a hora de testar o seu nível no Simulado Enem Gratuito.

Simulado sobre as Camadas da Terra

 

.

.

===

Mandou bem nas respostas do Simulado sobre as quatro camadas da terra? Se você não acertou pelo menos sete questões “de primeira” é hora de estudar mais um pouco. Confira aula gratuita sobre a Litosfera.

simulado de camadas da terra

Compartilhe: