Demografia: resumo & simulado de Geografia Populacional

Resolva 10 questões sobre os conceitos de demografia e prepare-se para a prova de Geografia do Enem e dos vestibulares.

A demografia – ou geografia populacional – é a ciência que estuda a distribuição da população no espaço e os motivos que levaram essa população a ocupar o espaço de tal forma. Veja no resumo de hoje os principais conceitos e depois responsa ao Simulado de Geografia Populacional.

Demografia & Geografia Populacional

Demografia é o estudo da população. Vale lembrar os conceitos de população absoluta (número total de pessoas) e população relativa (distribuição da população – habitantes por km²). Assim você se qualifica para interpretar os enunciados e acertar no Enem.

O Crescimento vegetativo tem a ver com crescimento da população. Corresponde à diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Existem 3 tipos de crescimento vegetativo para você compreender a Geografia Populacional:

  1. Positivo (taxa de natalidade maior que taxa de mortalidade),
  2. Nulo (taxa de natalidade = taxa de mortalidade) e,
  3. Negativo (taxa de mortalidade maior que taxa de natalidade).

 

É importante que você aprenda também o que é a Transição demográfica, que é o período em que a população para de crescer e/ou começa a diminuir.

Resumo sobre Demografia

Confira com o professor Raphael Carrieri os detalhes do tema desta aula com os conceitos fundamentais da Geografia Populacional e Demografia.

Muito bom este resumo do professor Carrieri. E têm mais aulas com ele no canal do Curso Enem Gratuito.

As Teorias Demográficas

As teorias demográficas estudam a dinâmica de crescimento (ou encolhimento) populacional. Thomas Malthus é da época da Revolução Industrial.

Com a transição do feudalismo para o capitalismo, muita gente foi para a cidade e parou de produzir alimentos no campo. Para ele, a população crescia em progressão geométrica e os alimentos em progressão aritmética.

Segundo a sua teoria, chamada sujeição moral, só pode ter filhos quem puder criá-los. Essa teoria exclui os pobres. Como Malthus era religioso, o que ele pregou foi a abstinência sexual.  Onde Malthus errou? Ele não contava com o fato de que a Revolução Industrial impulsionaria a produção de alimentos.

A teoria neomalthusiana pega algumas ideias do Malthus e diz que, ao bancar a população em seu direitos básicos, o Estado retira recursos dos setores produtivos. E

ssa teoria trabalha com uma drástica redução de natalidade. Esse controle rígido da natalidade resultou em movimentos no mundo todo, inclusive no Brasil.

 A Teoria Reformista Marxista diz que o aumento da miséria e da desigualdade social são responsáveis pelo crescimento da população pobre.

Veja o resumo das Teorias Demográficas:

Mandou bem o professor Carrieri. Confira agora o seu nível de aprendizagem no Simulado Enem de Geografia populacional

Simulado de Geografia Populacional: Demografia

.

.

simulado de demografia - Geografia Populacional

 

Compartilhe: