Esquistossomose: resumo sobre verminose com simulado

Resumo sobre a verminose provocada pelo Schistosoma mansoni. Este verme nematelminto provoca a esquistossomose. Depois teste seu nivel no simulado gratuito.

Confira no resumo gratuito o que é a Esquistossomose. É uma verminose provocada por um Nemaltelminto disseminado por quase todo o território brasileiro. O Schistosoma mansoni.

Programas de saúde são temas comumente abordados nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares. E, em geral, as questões versam sobre diferentes doenças e como elas podem ser prevenidas.

Essas provas gostam de lembrar especialmente aquelas doenças cuja prevenção pode ser realizada através da implementação de medidas de saneamento básico.

Sendo assim, é extremamente importante que você conheça algumas dessas doenças que podem atingir os seres humanos. E quando pensamos nessas doenças, as verminoses se destacam.

Resumo sobre Esquistossomose

Confira aula especial do canal do Curso Enem Gratuito sobre a verminose provocada pelo Schistosoma Mansoni

Muito bom o resumo da professora Juliana Evelyn Santos.

Descrição da aula sobre Esquistossomose – Confira agora a transcrição do vídeo para você localizar o trecho que precisa rever.

A esquistossomose é uma doença crônica muito grave que atinge cerca de 200 milhões de pessoas em todo o planeta, especialmente nas áreas tropicais, matando milhares todos os anos. Por tal motivo, ela é figurinha carimbada nos vestibulares. Para você ter uma ideia, só no Enem essa verminose já apareceu em dez questões!

A esquistossomose é também conhecida pelo seu nome popular: barriga d’água. Em algumas regiões do Brasil, a doença também é chamada de bilharzíase. É causada por vermes platelmintos (de corpos achatados) da classe Trematoda.

Os vermes dessa classe são todos endoparasitas e possuem ventosas na boca e no ventre. A espécie causadora da doença no Brasil é o Schistosoma mansoni. Essa espécie possui um acentuado dimorfismo sexual.

Ou seja, os machos são bastante diferentes das fêmeas. Os machos possuem um formato semelhante à uma banana e têm um sulco na região abdominal. Esse sulco é chamado de canal ginecóforo. Isso porque dentro dele uma fêmea se aloja, formando com o macho um casal para o resto de suas vidas.

As fêmeas, por sua vez, são mais alongadas. Enquanto um macho adulto possui cerca de 1 centímetro, as fêmeas têm aproximadamente 1,5 centímetro. Os esquistossomos possuem um ciclo de vida complexo, que envolve um hospedeiro intermediário e um hospedeiro definitivo.

Os seres humanos são os hospedeiros definitivos dos esquistossomos (daí sua importância médica), já que realizam reprodução sexuada em nosso organismo. E os caramujos do gênero Biomphalaria são seus hospedeiros intermediários (onde realizam a maturação de suas larvas).

Veja aqui uma aula completa sobre a Esquistossomose no Blog do Enem

.