A Civilização dos Fenícios – Resumo com simulado de História

Veja a origem do Alfabeto Ocidental a partir da escrita cuneiforme dos Fenícios. Eles dominavam com maestria a arte da navegação e da construção de embarcações comerciais.

A maior contribuição dos fenícios foi o desenvolvimento do alfabeto fonético. Além de ter possibilitado o registro mais eficiente das mercadorias, este processo desencadeado pela Civilização dos Fenícios influenciou na produção do formato escrito de outros povos.

Os gregos, por exemplo, adaptaram o alfabeto fenício, por volta do século IX a.C., resgatando as vogais, tal como os romanos, posteriormente, adaptaram a combinação grega e fenícia para dar origem ao alfabeto latino, utilizado largamente no dito mundo ocidental.

A Civilização dos Fenícios

Confira agora com o professor felipe Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito, o resumo essencial do que você precisa saber sobre aq Civilização dos fenícios.

Publicidade

As dicas do professor Felipe sobre o povo Fenício:

  1.  Além dessa importante contribuição para todas as sociedades, que foi a invenção do alfabeto, os Fenícios foram grandes comerciantes marítimos, pois tinham um conhecimento náutico bastante desenvolvido.
  2. Eram construtores de barcos inovadores para a época, e exímios navegadores e guerreiros do mar.
  3. Dominavam tudo sobre o fluxo de correntes marítimas, o comportamento de aves da região, correntes migratórias de peixes e as movimentações eólicas.

 

Fenícios: Alfabeto e Navegação

Você conhece a bandeira do Líbano? Nela, tem uma figura de um cedro, árvore típica dessa região. É a partir da madeira dessa árvore que se desenvolveu uma das maiores civilizações da antiguidade: os Fenícios.

Veja na imagema seguir a escrita cuneiforme, com o Alfabeto Fenício. Um marco para a humanidade, e contribuição direta da Civilização dos Fenícios.

alfabeto dos fenícios

 Situada ao leste do Mar Mediterrâneo, no atual Líbano, os fenícios tinham uma vida bastante ligada ao mar. Com a madeira dos cedros eles construíam embarcações, com as quais desbravaram não só o Mediterrâneo, como também as águas do Atlântico.

O Comércio Marítimo

 A navegação servia para a principal atividade econômica dos fenícios: o comércio marítimo. Muito antes de Roma, formaram um grande império, inclusive com colônias e feitorias.

 Para entender a política da Fenícia, é importante saber que o relevo dessa região é montanhoso, o que fez com que a civilização se organizasse em cidades-Estado.

Valeu o resumo pra você? Confira agora o que aprendeu nos Exercícios sobre os Fenícios. Se faltar algum conteúdo para você gabaritar, veja este resumo adicional sobre o povo fenício.

Simulado sobre a Civilização dos Fenícios

.

.

=

Compartilhe: