Confira agora no Resumo do Iluminismo as principais características deste movimento, os pensadores geniais, e o caminho que eles abriram para a Revolução Francesa
Veja o movimento que abriu a cabeça da Europa no resumo do Iluminismo. O próprio nome já diz tudo: os grandes pensadores colocaram luzes para que a sociedade buscasse o caminho do conhecimento e da razão, rompendo de vez com as correntes dogmáticas vinculadas às monarquias absolutistas ou à religião como determinante para as formas de governo.
Resumo do Iluminismo
O Iluminismo surgiu na França, no século XVII, e defendia o uso da razão como o instrumento para alcançar a autonomia, a liberdade e a emancipação. Foi um movimento que permeou todas as áreas de conhecimento da época, que foram influenciadas pela filosofia iluminista que predominava.
Veja neste resumo do Iluminismo que ele ocorreu no século XVIII na França e em outros países europeus. Ele é precedido pelo Renascimento Científico e pela Revolução Científica, que promoveram o racionalismo.
O Antigo Regime
O iluminismo traz uma visão racional a respeito do Antigo Regime, criticando-o. O Antigo Regime é o conjunto das características políticas, econômicas, sociais e culturais da Europa entre os séculos XV e XVIII.
Na política, o absolutismo; na economia, o mercantilismo; na sociedade, os privilégios feudais do clero e da nobreza, contrapondo-se à servidão da massa camponesa; na cultura, a forte influência da Igreja. O Iluminismo tenta derrubar tudo isso.
Características do Iluminismo
Veja agora com o professor Felipe Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo do Iluminismo com uma aula-show, que é pra você nunca mais esquecer:
Conferiu que abordaem genial do professor Felipe trouxe neste resumo do Iluminismo? Então, vamos seguir. Veja agora os pensadores mais importantes, com destaque para Jean-Jacques Rousseuau.
Rousseau e o pensamento Iluminista
Para Rousseau, existe o Estado de Natureza, que se contrapõe ao Estado Civil. Ele diz que o ser humano no Estado de Natureza é solitário, tranquilo, que não conhece bondade nem maldade.
Já no Estado Civil, o ser humano passa a fazer parte de uma sociedade, conhece a propriedade privada etc, e a partir desse momento corrompe-se, seja pela cobiça, pela disputa, pela gama de poder e outros fatores.
Rousseau aponta duas desigualdades: a desigualdade física ou natural (exemplo: se eu sou mais alto que você, trata-se de uma desigualdade física a qual não escolhemos ter e que por si só não nos causa infelicidade) e a desigualdade social e política (criticada por Rousseau, tem como exemplos: quem manda e quem obedece, quem possui e quem não possui…).
No Estado Selvagem, o ser humano, assim como no Estado de Natureza, é piedoso. Rousseau tem uma visão bastante positiva a respeito da natureza humana.
Ele aponta também questões como perfectibilidade (o ser humano busca sempre ser uma melhor versão de si mesmo), política (Rousseau aponta duas vontades: a vontade de maioria e a vontade geral.
A primeira reúne as expectativas individuais em um conjunto majoritário e a segunda é muito maior, que emerge da sociedade e fundamente o corpo cívico). Veja agora Rousseau na aula do professor Alan:
Então, como você viu neste resumo do Iluminismo, o pensamento libertário de Rousseau foi uma componente fundamental.
A Revolução Francesa e o Iluminismo
Todo resumo do Iluminismo, para ser completo, precisa considerar a Revolução Francesa. A Revolução Francesa ocorreu em 1789, num contexto de crise econômica e política na França e foi influenciada pelo iluminismo.
Para você compreender o contexto, a Revolução Francesa acontece contra o Antigo Regime, contra um regime de Monarquia Absotista, onde a vontade do rei tinha a força da luz do Sol. As decisões do Estado eram derivadas da vontade do rei.
Foi contra o Antigo Regime que se insurgiu a Revolução Francesa, ancorada nas ideias do Iluminismo. A Revolução Francesa foi um marco de mudanças políticas importantes para o mundo todo – como a ascensão da burguesia e a valorização dos direitos humanos – e continua sendo um episódio super importante até os dias de hoje.
Com a queda do absolutismo francês, sucederam-se três fases da Revolução Francesa. Veja agora no resumo do Iluminismo como têm tudo a ver a Revolução e o Movimento Iluminista.
e nessa revisão o prof. Felipe do Curso Enem Gratuito explica os principais tópicos que caem no Enem e nos vestibulares!
Simulado sobre o Resumo do Iluminismo
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(USF SP/2018)
Conhecido como o século das Luzes ou do Iluminismo, o século XVIII foi marcado por um movimento do pensamento europeu (ocorrido mais especificamente na segunda metade do século XVIII) que abrangeu o pensamento filosófico e gerou uma grande revolução nas artes (principalmente na literatura), nas ciências, nos costumes, na teoria política e na doutrina jurídica. O Iluminismo também se distinguiu pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico.
Disponível em: <https://www.max-
well.vrac.puc-rio.br/15543/15543_
3.pdf>. Acesso em: 12/09/2017.Tomando como base o contexto abordado, podemos afirmar corretamente que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre iluminismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(USF SP/2018)
Declaração de Independência dos Estados Unidos
Quando, no curso dos acontecimentos humanos, torna-se necessário a um povo dissolver os laços políticos que o ligam a outro e assumir, entre os poderes da Terra, situação independente e iguala que lhe dão direito as Leis da Natureza e de Deus, o correto respeito às opiniões dos homens exige que se declarem as causas que o levaram a essa separação.
Considerando estas verdades evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos Direitos inalienáveis, que entre estes estão a Vida, a Liberdade e a busca da Felicidade.
DRIVER, Stephanie Schwrtz. A de-
cladação de independência dos Es-
tados Unidos. Zaharm 2006. p. 53.Esse documento
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre iluminismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNIDERP MS/2018)
O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu, nesta quinta-feira (21/09), o julgamento de ação de inconstitucionalidade movida pela Procuradoria-Geral da República contra a possibilidade de que o ensino religioso em escolas públicas tenha caráter confessional, ou seja, que as aulas possam seguir os ensinamentos de uma religião específica.
O STF (Supremo Tribunal Federal)… Disponí-
vel em: <https://educacao.uol.com.br/noticias
/2017/09/21/stf-suspense-julgamento-com-
5-votos-a-3-poraulas-de-uma-so-religiao.
htm>. Acesso em: 3 out. 2017.A relação entre Estado e religião, no desenvolvimento da história ocidental, foi constituída por momentos de tensão e de aproximação, como se observa na
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre iluminismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNIPÊ PB/2018)
Desse modo, o estado liberal vem a ser o sistema no qual predominam a lei, a razão e a liberdade, garantidas pela difusão do poder e pela estrutura pluripartidária. E o Estado totalitário, o sistema no qual prevalecem a violência extremada – o terror – e a dominação hipertrofiada pela concentração do poder e nutrida pelo monopólio político do partido único. Um, portanto, é o regime da liberdade, regido pela lei, pela razão; o outro, o da opressão comandada pela violência. […]. Em outros termos, onde prevalece a sociedade civil, temos o reino da liberdade; onde domina o Estado, reina o totalitarismo.
DESSE MODO, O ESTADO LIBERAL
vem a ser o sistema no qual predominam a
lei, a razão e a liberdade… Disponível em:
<http://www.verinotio.org/ conteudo/0.18115
063214781754.pdf>. Acesso em: 2 out. 2017.Durante o desenvolvimento da civilização ocidental, o Estado, sua organização e sua atuação apresentaram características diversas, que podem ser identificadas, entre outras,
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre iluminismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UERJ/2018)
“Direitos Humanos” é uma daquelas expressões que, por sua amplitude, tem sido usada de várias maneiras e a serviço de diversas ideologias. Cada um que queira definir quais são os direitos, cada qual que queira estabelecer seu padrão do “humano”.
No Brasil, por exemplo, a mídia relaciona a dita expressão quase sempre com a questão policial, atribuindo-lhe um sentido negativo de estímulo à impunidade. Essa imagem, além de reducionista, por desprezar outras dimensões como a dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (DESCs) e a dos Direitos de Solidariedade, é também falsa. No particular da luta contra a tortura, o que se defende não é o “criminoso”, mas a pessoa, independentemente de quem seja e de que título carregue: assassino, estuprador, menor infrator, policial, governador…
Não se milita pela impunidade, mas pelo respeito às garantias mínimas estabelecidas em nossa Constituição, por um sistema prisional mais ressocializador, por uma polícia que transmita menos medo e mais segurança. Luta-se também contra a impunidade daqueles que se julgam acima da lei.
Adaptado de fundacaomarga
ridaalves.org.br, 06/09/2006.A expressão analisada no texto tem como fundamento o seguinte princípio iluminista:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre iluminismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UEFS BA/2018)
É do interesse daqueles que produzem mercadorias, que a quantidade delas efetivamente levada a mercado não exceda a procura efetiva; e interessa aos compradores que essa quantidade não seja inferior à procura.
Se num dado momento a produção excede a procura efetiva, algumas das partes componentes do preço devem ser pagas abaixo do seu valor natural. Nesse caso, a quantidade posta à disposição do mercado diminuirá até se tornar apenas suficiente para abastecer a procura efetiva.
Se, pelo contrário, a quantidade levada a mercado for numa dada ocasião inferior à procura efetiva, seu preço subirá acima do valor natural. A produção das mercadorias tenderá a aumentar, forçando uma queda dos preços. Dessa forma, a quantidade posta no mercado alcançará rapidamente o valor suficiente para satisfazer a procura efetiva.
(Adam Smith. Investigação sobre
a natureza e as causas da riqueza
das nações, 1974. Adaptado.)O livro de Adam Smith foi publicado em primeira edição em 1776. O texto resume o princípio central da teoria do autor sobre produção e circulação de mercadorias, sustentando que
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre iluminismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFMT/2018)
Um dos mais importantes pensadores do Iluminismo foi Jean-Jacques Rousseau. De família humilde, Rousseau direcionou seus interesses filosóficos para a política, em que, por meio da sua obra:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre iluminismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNESP SP/2017)
O alvo dos ataques extremistas é o Iluminismo. E a melhor defesa é o próprio Iluminismo. “Por mais que seus valores estejam sendo atacados por elementos como os fundamentalistas americanos e o islamismo radical, isto é, pela religião organizada, o Iluminismo continua sendo a força intelectual e cultural dominante no Ocidente. O Iluminismo continua oferecendo uma arma contra o fanatismo”. Estas palavras do historiador britânico Anthony Pagden chegam em um momento em que algumas forças insistem em dinamitar a herança do Século das Luzes. “O Iluminismo é um projeto importante e em incessante evolução. Proporciona uma imagem de um mundo capaz tanto de alcançar certo grau de universalidade quanto de libertar-se das restrições do tipo de normas morais oferecidas pelas comunidades religiosas e suas análogas ideologias laicas: o comunismo, o fascismo e, agora, inclusive, o comunitarismo”, afirma Pagden.
(Winston Manrique Sabogal. “‘O Iluminismo continua oferecendo uma
arma contra o fanatismo’”. http://www.unisinos.br. Adaptado.)No texto, o Iluminismo é entendido como
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre iluminismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(PUCCamp SP/2017)
José de Alencar retratou o seu herói goitacá em prosa, a exemplo do que o escocês Walter Scott havia feito com os cavaleiros medievais na célebre novela Ivanhoé. Para evocar um mítico passado nacional, na falta dos briosos cavaleiros medievais de Scott, o índio seria o modelo de que Alencar lançaria mão. (…) O índio entrara como tema na literatura universal por influência das ideias dos filósofos iluministas e especialmente, da obra de Jean-Jacques Rousseau (….). As teses de Rousseau sobre o “bom selvagem”, por sua vez, bebiam na fonte das narrativas de viajantes do século XVI, os primeiros europeus que haviam colocado os pés no chão americano. Foram esses viajantes os responsáveis pela propagação do juízo de que, do outro lado do oceano, existia um povo feliz, vivendo sem lei nem rei (…)
(NETO, Lira. O inimigo do Rei. Uma biografia de José de Alencar.
São Paulo: Globo, 2006. p. 166-167)Para o filósofo iluminista francês a que o texto de Lira Neto se refere,
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre iluminismo para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUCCamp SP/2017)
Os enciclopedistas constituíram uma pequena elite de letrados e de técnicos, ligados à vida material como elementos de ponta do progresso econômico e também estreitamente vinculados ao aparato estatal, o qual se esforçaram por tornar melhor e mais racional. (…) Por toda a parte na Europa das Luzes, encontramos esta pretensão e esta vontade [dos filósofos] de pôr-se à testa e na direção da sociedade.
(VENTURI, Franco. Utopia e reforma no Iluminismo. Bauru: Edusc, 2003, p. 44, 239-240)
A elite intelectual a que o texto se refere foi responsável pela organização e publicação do mais importante veículo de divulgação das ideias do Iluminismo, no século XVIII: a Enciclopédia. Essa obra de inspiração racionalista,
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre iluminismo para acertar na hora da prova!
.
Mandou bem no simulado sobre o Resumo do Iluminismo? Se ainda não gabaritou, veja agora uma aula completa sobre o movimento iluminista.