Iluminismo: o Século das Luzes na Europa. Resumo Enem

Confira agora no Resumo do Iluminismo as principais características deste movimento, os pensadores geniais, e o caminho que eles abriram para a Revolução Francesa

Veja o movimento que abriu a cabeça da Europa no resumo do Iluminismo. O próprio nome já diz tudo: os grandes pensadores colocaram luzes para que  a sociedade buscasse o caminho do conhecimento e da razão, rompendo de vez com as correntes dogmáticas vinculadas às monarquias absolutistas ou à religião como determinante para as formas de governo.

Resumo do Iluminismo

O Iluminismo surgiu na França, no século XVII, e defendia o uso da razão como o instrumento para alcançar a autonomia, a liberdade e a emancipação. Foi um movimento que permeou todas as áreas de conhecimento da época, que foram influenciadas pela filosofia iluminista que predominava.

Veja neste resumo do Iluminismo que ele ocorreu no século XVIII na França e em outros países europeus. Ele é precedido pelo Renascimento Científico e pela Revolução Científica, que promoveram o racionalismo.

Publicidade

O Antigo Regime

O iluminismo traz uma visão racional a respeito do Antigo Regime, criticando-o. O Antigo Regime é o conjunto das características políticas, econômicas, sociais e culturais da Europa entre os séculos XV e XVIII.

Na política, o absolutismo; na economia, o mercantilismo; na sociedade, os privilégios feudais do clero e da nobreza, contrapondo-se à servidão da massa camponesa; na cultura, a forte influência da Igreja. O Iluminismo tenta derrubar tudo isso.

Características do Iluminismo

Veja agora com o professor Felipe Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo do Iluminismo com uma aula-show, que é pra você nunca mais esquecer:

Conferiu que abordaem genial do professor Felipe trouxe neste resumo do Iluminismo? Então, vamos seguir. Veja agora os pensadores mais importantes, com destaque para Jean-Jacques Rousseuau.

Rousseau e o pensamento Iluminista

Para Rousseau, existe o Estado de Natureza, que se contrapõe ao Estado Civil. Ele diz que o ser humano no Estado de Natureza é solitário, tranquilo, que não conhece bondade nem maldade.

Já no Estado Civil, o ser humano passa a fazer parte de uma sociedade, conhece a propriedade privada etc, e a partir desse momento corrompe-se, seja pela cobiça, pela disputa, pela gama de poder e outros fatores.

Rousseau aponta duas desigualdades: a desigualdade física ou natural (exemplo: se eu sou mais alto que você, trata-se de uma desigualdade física a qual não escolhemos ter e que por si só não nos causa infelicidade) e a desigualdade social e política (criticada por Rousseau, tem como exemplos: quem manda e quem obedece, quem possui e quem não possui…).

 No Estado Selvagem, o ser humano, assim como no Estado de Natureza, é piedoso. Rousseau tem uma visão bastante positiva a respeito da natureza humana. a filosofia de Rousseau no resumo do Iluminismo

 Ele aponta também questões como perfectibilidade (o ser humano busca sempre ser uma melhor versão de si mesmo), política (Rousseau aponta duas vontades: a vontade de maioria e a vontade geral.

A primeira reúne as expectativas individuais em um conjunto majoritário e a segunda é muito maior, que emerge da sociedade e fundamente o corpo cívico). Veja agora Rousseau na aula do professor Alan:

Então, como você viu neste resumo do Iluminismo, o pensamento libertário de Rousseau foi uma componente fundamental.

A Revolução Francesa e o Iluminismo

Todo resumo do Iluminismo, para ser completo, precisa considerar a Revolução Francesa.  A Revolução Francesa ocorreu em 1789, num contexto de crise econômica e política na França e foi influenciada pelo iluminismo.

Para você compreender o contexto, a Revolução Francesa acontece contra o Antigo Regime, contra um regime de Monarquia Absotista, onde a vontade do rei tinha a força da luz do Sol. As decisões do Estado eram derivadas da vontade do rei.

Foi contra o Antigo Regime que se insurgiu a Revolução Francesa, ancorada nas ideias do Iluminismo. A Revolução Francesa foi um marco de mudanças políticas importantes para o mundo todo – como a ascensão da burguesia e a valorização dos direitos humanos – e continua sendo um episódio super importante até os dias de hoje.

Com a queda do absolutismo francês, sucederam-se três fases da Revolução Francesa. Veja agora no resumo do Iluminismo como têm tudo a ver a Revolução e o Movimento Iluminista.

e nessa revisão o prof. Felipe do Curso Enem Gratuito explica os principais tópicos que caem no Enem e nos vestibulares!

Simulado sobre o Resumo do Iluminismo

.

.

Mandou bem no simulado sobre o Resumo do Iluminismo? Se ainda não gabaritou, veja agora uma aula completa sobre o movimento iluminista.

Compartilhe: