Transporte Ativo e Passivo de substâncias na parede celular

Veja a Estrutura da Membrana Plasmática e como as Proteínas, os Glicídios e os Lipídios estão presentes e atuam na Parede Celular. Aprenda o básico para compreender o Transporte de Substâncias

Todo ano caem questões sobre as Organelas  que constituem a Membrana Plasmática e sobre os sistemas de Transporte Ativo e de Transporte Passivo de Substâncias através da Parede Celular.

Quando seus(suas) professores(as) de biologia e ciências desenhavam uma célula no quadro, geralmente representavam três estruturas básicas: núcleo, citoplasma e membrana plasmática.

Resumo sobre A Membrana Plasmática

A membrana plasmática, estrutura representada pelo contorno do desenho, é a estrutura que vamos estudar detalhadamente nesta aula com a professora Juliana Evelyn Santos. Ela é do canal do Curso Enem Gratuito.

Publicidade

Gostou do resumo? A professora Juliana dá mesmo um show.

Descrição da aula sobre a Membrana Plasmática

Para ficar mais fácil de você rever o que precisa nesta aula gratuita, confira a transcrição do vídeo antes de responder ao Simulado Enem.

– Qual a função da membrana plasmática na célula? Delimitação da célula, permeabilidade seletiva e proteção da célula. Como é a estrutura da membrana plasmática? Ela é formada por uma bicamada de fosfolipídios. (Veja no vídeo o desenho explicativo!)

– Além de fosfolipídios, a membrana plasmática também é formada por proteínas, que podem ou não atravessar toda a membrana. Podemos encontrar também, nas membranas plasmáticas das células animais, glicídios (também chamados de carboidratos). Eles podem se ligar às proteínas ou aos lipídios. Eles atuam na identificação celular.

– O que significa mosaico fluido? As proteínas que fazem parte da membrana plasmáticas não são fixas: elas se movem pelos fosfolipídios. Sendo assim, o modelo da membrana plasmática remete a um mosaico que se mexe.

Algumas células possuem outro envoltório além da membrana plasmática. O glicocálix, presente nas células animais, ajudam na identificação celular; a parede celular, presente em vários reinos, com diversas funções.

– Em alguns tecidos, é importante que algumas células estejam unidas de forma eficaz. Dessa maneira, proteínas irão “grudar” as membranas das células adjacentes uma à outra.

Veja também as células de tecidos de revestimento, como as células que revestem os intestinos, possuem pequeníssimas dobras que se projetam para a luz do órgão. Essas microvilosidades têm a função de aumentar a área de contato do intestino com o alimento que está passando por ali, aumentando a absorção.

Osmose

A osmose é um tipo de transporte passivo onde a água passa de um meio menos concentrado (hipotônico) para um mais concentrado (hipertônico) através de uma membrana semipermeável, como a membrana plasmática.

O objetivo principal do processo osmótico é igualar a concentração dos ambientes conectados pela membrana, tornando-os isotônicos. Sendo assim, sempre que a célula se encontrar em meio que possua concentração diferente da sua, ela realizará transporte osmótico.

Confira agora um resumo especial sobre como acontece a Osmose com a professora Juliana Evelyn Santos.

Entendeu como acontece o transporte passivo, sem gasto de energia da célula?

O Transporte Ativo

Além do transporte passivo, como você viu na Osmose, a membrana plasmática também pode transportar substâncias contra um gradiente de concentração. Neste caso, haverá gasto de energia na forma de ATP e dizemos que ela está realizando um transporte ativo.

Nesta aula, a professora Ju te ensina como funciona o transporte ativo através da bomba de sódio e potássio. Então hora de dar mais um passo para a sua revisão ficar completa.

Conseguiu captar todos os processos dos transportes ativo e passivo? Se precisar, assista novamente, porque vale a pena ver de novo.

Simulado sobre a Membrana Plasmática

 

.

.

===

Quantas questões você acertou “de primeira” neste simulado de Biologia sobre A Membrana Plasmática? Se não gabaritou pelo menos 7 respostas, é hora de rever o tema com uma aula completa. Veja aqui um resumo especial sobre a Membrana Plasmática.

simulado de membrana plasmática

Compartilhe: