Resolva 10 questões sobre a Estrutura Atômica (Número de massa e Número atômico) e prepare-se para a prova de Química do Enem e dos vestibulares. Se você errar, tem aula gratuita para melhorar seu desempenho!
Entender a estrutura atômica é indispensável para todos os seus outros estudos de química. Confira nosso conteúdo em vídeo sobre o assunto para ficar mais afiado em seus conceitos:
Muito bem! Agora faça o simulado para fixar melhor seus conhecimentos e encontrar possíveis dúvidas. Boa prova!
Número Atômico (Estrutura Atômica) – Simulado de Química
-
1. Pergunta
(Fac. Direito de Sorocaba SP/2016)
Um elemento químico fictício é isótono de
e isóbaro de
O número atômico desse elemento químico é
-
2. Pergunta
(UEA AM/2017)
Frequentemente, ouve-se falar no método de datação por carbono-14 para estimar a idade de fósseis. O número 14 corresponde ao número de ————— desse isótopo do carbono.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
-
3. Pergunta
(UNESP SP/2016)
O ano de 2015 foi eleito como o Ano Internacional da Luz, devido à importância da luz para o Universo e para a humanidade. A iluminação artificial, que garantiu a iluminação noturna, impactou diretamente a qualidade de vida do homem e o desenvolvimento da civilização. A geração de luz em uma lâmpada incandescente se deve ao aquecimento de seu filamento de tungstênio provocado pela passagem de corrente elétrica, envolvendo temperaturas ao redor de 3 000 ºC.
Algumas informações e propriedades do isótopo estável do tungstênio estão apresentadas na tabela.
A partir das informações contidas na tabela, é correto afirmar que o átomo neutro de tungstênio possui
-
4. Pergunta
(FATEC SP/2014)
O radônio, símbolo Rn, pertencente à família dos gases nobres, encontrado no grupo 18 ou 8A da tabela periódica dos elementos, é usado na radioterapia e na composição de cápsulas para aplicação em pacientes com câncer.
Certo isótopo desse elemento possui 86 prótons, 86 elétrons e número de massa 222, logo o número de nêutrons desse isótopo é -
5. Pergunta
(Uni-FaceF SP/2017)
A falta de potássio no organismo pode causar distúrbios neuromusculares, cãibras, paralisias e aumento da pressão arterial. Dos isótopos naturais do elemento potássio, o mais abundante é:
As quantidades de prótons, nêutrons e elétrons do isótopo estável do potássio são, respectivamente,
-
6. Pergunta
(IFRS/2018)
O leite produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos, em média, é formado por
87% de água;
4,0% de gordura;
4,8% de lactose;
3,5% de proteína;
0,7% de sais minerais.Os minerais presentes no leite, em especial, o cálcio e o fósforo são essenciais para a estrutura dos ossos e dos dentes.
Sobre os minerais é correto afirmar que
-
7. Pergunta
(UFV MG/2015)
Queimada é uma combustão incompleta ao ar livre. A prática das queimadas ainda é muito utilizada, acarretando problemas ambientais, destruição e degradação de ecossistemas e do solo. Por ser uma combustão incompleta, os produtos resultantes constituem-se de monóxido de carbono (CO), vapor de água (H2O), fuligem (matéria particulada) e cinzas. Hidrocarbonetos (CxHy), monóxido de nitrogênio (NO), dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2) também podem ser formados. O empobrecimento do solo causado pela eliminação dos microorganismos essenciais para a fertilização, por meio da queimada, altera os nutrientes como o cálcio, o enxofre e o potássio.
Com base nas informações acima e nos conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA:
-
8. Pergunta
(UECE/2016)
Sobre o elemento químico hidrogênio, assinale a afirmação FALSA.
-
9. Pergunta
(UDESC SC/2018)
Após a realização de uma série de experimentos foi detectado um íon Q2–, que possui carga 2–, possuindo assim número de elétrons igual a um gás nobre. O gás nobre em questão possui número atômico 18 e número de massa 40.
Assinale a alternativa que contém, sequencialmente, o elemento Q e seu número atômico.
-
10. Pergunta
(UDESC SC/2016)
Na Inglaterra por volta de 1900, uma série de experimentos realizados por cientistas, como Sir Joseph John Thompson (1856-1940) e Ernest Rutherford (1871-1937), estabeleceu um modelo do átomo que serviu de base à teoria atômica. Atualmente, sabe-se que três partículas subatômicas são os constituintes de todos os átomos: próton, nêutrons e elétrons. Desta forma, o átomo constituído por 17 prótons, 18 nêutrons e 17 elétrons possui número atômico e número de massa, sequencialmente, igual a: