Oceania e suas características: resumo e simulado de Geografia

Treine Geografia para o Enem e vestibulares com o simulado de Oceania. São 10 questões sobre o relevo, população e características gerais para você estudar.

Sim, a Oceania é um Continente. Entenda as principais caracteristicas neste resumo com simulado sobre a Oceania: É composto por somente 14 países, a Oceania é o menor continente do mundo.

Apesar de seu tamanho, é um continente que apresenta dois países considerados desenvolvidos, pois possuem um grande engajamento econômico.

Em sua Geografia física, destaca-se pela grande quantidade de países insulares, pelas suas paisagens paradisíacas e de característica muito própria.

Publicidade

Veja agora o resumo sobre a Oceania com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito:

Excelente o resumo!

Principais aspectos da Oceania

A origem do termo Novíssimo Mundo, compõe uma visão eurocêntrica onde a Oceania recebe esta intitulação pelo fato de ter sido o último continente “descoberto” pelos europeus. Esse continente possui 14 países, a maioria deles de característica insular.

 A porção continental da Oceania é composta basicamente pela Austrália, sendo os demais países, todos insulares. Sua maior ilha é a Nova Zelândia que compõe a chamada Australásia. Pelas características da Oceania, ela divide-se em quatro regiões, sendo elas: Australásia, Polinésia, Melanésia e Micronésia.

 Levando em consideração a divisão socioeconômica dos países, temos o norte desenvolvido e o sul subdesenvolvido (ou em desenvolvimento).

No caso da Oceania, essa divisão não se aplica, visto que apesar de estar localizada no sul, possuí países considerados desenvolvidos, com elevada qualidade de vida (a Austrália e a Nova Zelândia).

Aborígenes e Tuvalu

Na Oceania, temos como povo nativo os aborígenes. Após a colonização inglesa, os aborígenes foram exterminados em massa. Isso aconteceu da mesma maneira com os povos indígenas da América com a colonização portuguesa e espanhola.

Algumas áreas da Oceania correm risco de desaparecer por conta do aumento do oceano, como a ilha Tuvalu.

O Idioma Inglês

– Devido à colonização inglesa, a língua predominante no continente é a língua inglesa. Apesar do intenso processo de colonização, a cultura aborígene ainda é presente, mesmo que de forma muito reduzida. A população da Oceania é de aproximadamente 36,5 milhões de habitantes, representando somente 1% da população mundial.

Em relação a números populacionais, as cidades que se destacam são Sydney com aproximadamente 4.757.083 habitantes, Melbourne, com aproximadamente 4.400.000 e Brisbane, com 2.274.600.

Simulado de Oceania

Responda agora às dez questões do Simulado sobre a Oceania, e teste o seu nível para o próximo Exame.

.

.

Mandou bem nas respostas? Se você não acertou 70% logo de primeira, é preciso revisar um puoco mais. Confira um novo resumo sobre as características da Oceania.

Compartilhe: