Pressão e Mudança de Fase: resumo com simulado de Física

Você lembra da sigla CNTP? São as Condições Normais de Temperatura e Pressão. Veja as Escalas Termométricas e o papel da Pressão nas mudanças de fase.

A pressão é um dos fatores que pode alterar o estado físico de uma substância. Para exemplificar, vamos pensar no botijão de gás. Dentro do botijão, ao contrário do que seu nome diz, não encontramos gás, mas sim um líquido (GLP – gás liquefeito de petróleo).

Isso porque o gás foi pressionado para dentro desse recipiente, espremido lá dentro. Dessa maneira, a pressão exercida pelo recipiente faz com que as moléculas do gás fiquem muito próximas. Assim, elas acabam tento maior atração umas sobre as outras, fazendo com que o gás se torne líquido.

Para você entender como os Estados Físicos de Sólido, Líquido, e Gasoso se alteram também em função da Pressão, é importante começar esta revisão pelas Escalas Termométricas.

As Escalas Termométricas: 

A medição da temperatura foi algo muito pesquisado por cientistas a partir do século XVII. Após Galileu Galilei, em 1631, inventar o aparelho termoscópio a ar, esses dispositivos foram se tornando cada vez mais sofisticados e precisos.

O uso do termômetro para medir a temperatura fundamenta-se no fato de que, após algum tempo em contato, o sistema e o termômetro adquirem a mesma temperatura, isto é, alcançam o equilíbrio térmico.

Várias escalas termométricas surgiram desde então. As utilizadas hoje são três: A escala de Celsius, a de Fahrenheit e a de Kelvin. É sobre isso que o prof Marcelo vai falar na aula de hoje.

Você já deve ter dito “hoje tá calor!”, mas na verdade queria ter dito “hoje está quente”.

Calor é a energia térmica trocada entre dois corpos com diferentes temperaturas. Temperatura indica o grau de vibração médio das partículas de um corpo.

Como medir a temperatura? Para isso, utilizamos um dispositivo chamado termômetro, que pode ser de mercúrio/álcool, eletrônico ou à laser. A unidade de temperatura varia de acordo com a escala com que estamos trabalhando.

Existem 3 escalas termométricas utilizadas hoje: Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Essa última é a escala que mede temperatura no sistema internacional.

Como determinar essas escalas? Primeiro, você deve observar dois pontos fixos: o de ebulição da água e o de gelo, em cada escala. Confira na lousa a demonstração 😉 Confira no vídeo acima a Relação entre as escalas termométricas, e a relação das variações de temperatura entre as 3 escalas.

 

Aula Gratuita: Pressão e Mudança de Fase

Confira com o professor Marcelo Alves um resumo simples e rápido sobre Pressão e Mudança de Fase. Esta aula é do canal do Curso Enem Gratuito.

Excelente aula de revisão. Veja o descritivo dos principais pontos:

A mudança de fase ocorre dependendo do acréscimo de energia no objeto. Você já sabe também  que a água congela a 0ºC e entra em ebulição a 100ºC. Porém, será que a água vai mudar de fase sempre nessas duas temperaturas? Não! E é sobre isso que vamos falar hoje.

Estas mudanças ocorrem somente quando a água está no estado normal de temperatura e pressão (1atm). Caso a pressão se altere, essa temperatura de fusão e de ebulição também vai mudar.

Podemos ver essas mudanças no diagrama de pressão X temperatura. Observe a interpretação do professor. Veja no vídeo como o prof exemplifica mostrando o que representa cada curva.

O ponto T do diagrama no vídeo corresponde ao ponto triplo, no qual a substância estará nos 3 estados ao mesmo tempo. A linha pontilhada corresponde à temperatura crítica. A partir dela, a substância não sofre mais mudança de fase e permanece sendo gás.

Como isso ocorre com uma substância anômala? Nesse caso, o diagrama tem um comportamento diferente.

Simulado Enem sobre Pressão

.

.

===

E aí, mandou bem no simulado Enem sobre os diversos aspectos da Pressão?
Se você não acertou pelo menos sete questões logo de primeira, veja novamente as duas aulas deste post para melhorar o seu nivel.