Pressão atmosférica: o que é, unidade de medida e Torricelli

O que é pressão? Como ela é calculada? O que é pressão atmosférica? Quem foi Torricelli? Quais os efeitos da pressão atmosférica no corpo humano?

Nessa aula você irá entender tudo sobre o que é pressão e como se calcula. Você verá ainda o que vem a ser a pressão atmosférica, como ela atua no ser humano e quem foi Torricelli! Fique com a gente! Revise Física para arrebentar no Enem e nos vestibulares!

O que é pressão?

Pressão é uma grandeza física relacionada com a distribuição de forças em uma superfície. Assim, a pressão depende da intensidade da força aplicada na área em questão e também do tamanho dessa área sobre a qual a força é aplicada. Para entender melhor o conceito de pressão, vamos ver alguns exemplos:

Na figura abaixo, temos um prego sendo introduzido na madeira através da força aplicada pelo martelo. A força aplicada pelo martelo concentra-se na ponta do prego. Isso facilita sua penetração na madeira.

martelo exercendo pressão no prego

Se no lugar da ponta, estivéssemos tentando empurrar a cabeça do prego para dentro da madeira com a mesma força aplicada anteriormente, teríamos dificuldade. Isso porque a força seria distribuída por uma área menor, diminuindo a pressão.

A pressão não age somente em sólidos. Os gases e líquidos também sofrem pressão. Para entender isso melhor, imagine você entrando em uma piscina totalmente cheia.

Você deslocará um volume de água equivalente ao volume de seu corpo submerso. Depois que você sai da piscina, a água deslocada tenderá a voltar ao local que ocupava antes de sua entrada. Dessa forma, a água aplica forças sobre toda a superfície de seu corpo e ele também responderá na mesma proporção aplicando forças na água, sempre que possível for. Entendeu?

Fórmula da pressão

Agora, podemos então definir pressão como a razão entre a intensidade da força resultante aplicada perpendicularmente a uma superfície e à área dessa superfície. Matematicamente, temos:

fórmula da pressão

Sendo a pressão a intensidade da força resultante aplicada perpendicularmente à superfície, e é a área da superfície. Atenção: observe que o valor da força sempre será positivo por causa do módulo na fórmula, beleza?

Unidade de pressão

No sistema internacional (S.I) a unidade de medida da pressão é o Newton por metro quadrado (N/m2), unidade também chamada de Pascal (Pa).

Ação sobre os nossos corpos

Como você viu, a pressão depende da força aplicada sobre uma área. Dessa maneira você consegue entender o porquê de não sentirmos a pressão da água quando estamos em uma piscina, certo? Acontece que toda a força aplicada pela água está sendo aplicada por toda a área de nosso corpo quando estamos imersos. Por isso, não sentimos quase nenhuma pressão.

O mesmo pode ser aplicado porque os faquires toleram se deitar em camas de pregos. A força peso aplicada pelo corpo deles sobre os pregos se distribui por toda a extensão da cama. Agora, se eles se deitarem sobre um prego somente, eles vão sentir o prego entrar!

faquires e a física

Nossa atmosfera é composta de uma mistura de gases, 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 0,04% de gás carbônico, e 0,96% de outros gases (hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio).

Esses gases permanecem ao redor de nosso planeta não escapando para o espaço devido a atração gravitacional. Os gases da atmosfera exercem pressão sobre toda a superfície do planeta e em todos os corpos nele existentes. Essa pressão é chamada de pressão atmosférica.

Mas qual é a força que essa atmosfera exerce sobre nós?

Pressão atmosfera

A pressão atmosférica, ou seja, a força exercida pela atmosfera corresponde ao peso de uma coluna de ar que está sobre nossa cabeça. A pressão desse ar, ao nível do mar, tem valor de 1 atm.

No alto de uma montanha, esse valor seria menor. Isso porque além de ter menos quantidade de ar sobre nossa cabeça, à medida que subimos o ar se torna cada vez mais rarefeito, diminuindo sua densidade.

A pressão atmosférica também é um parâmetro para observações meteorológicas. Uma variação de pressão geralmente antecede mudanças nas condições do tempo, como chuva, frentes frias, etc.

Falei para você que a pressão atmosférica tem valor de 1 atm ao nível do mar. Mas como ela se relacionou com Pascal e outras unidades de medidas?

O experimento de Torricelli

O primeiro cientista que mediu a pressão atmosférica foi o italiano Torricelli (1608-1640). Ele fez um experimento utilizando mercúrio, um metal liquido de alta densidade.

Ele encheu de mercúrio até a boca de um tubo, tampou e o colocou de boca para baixo numa vasilha também com mercúrio. Quando destampou o tubo, o mercúrio dentro dele desceu e parou a 76 cm (ou 760 mm) do nível do mercúrio no recipiente (situação de equilíbrio). Entre o nível superior da coluna de mercúrio e as paredes do tubo, formou-se uma região de vácuo. Veja a figura:

experimento de torricelli física

Na situação de equilíbrio (segunda parte da imagem), os pontos A e B, que se encontram no mesmo nível, estão submetidos à mesma pressão. Em A é a pressão atmosférica ao nível do mar; em B é a pressão exercida pela coluna de líquido.

Desse experimento que Torricelli fez, surgiu a medida de pressão em milímetros de mercúrio (mmHg)

Ela se relacionou da seguinte maneira:

1 atm = 760 mmHg = 1,03.105 Pa

Efeitos da pressão atmosférica no corpo humano

Os efeitos da pressão no corpo humano não são fáceis de serem percebidos. Isso porque existe uma compensação entre essa pressão externa (da atmosfera ou de um líquido) e uma interna, exercida pelos fluidos presentes dentro de nosso corpo.

Para percebermos alguns efeitos, é preciso haver uma variação significativa das duas pressões, externa e interna.

Isso acontece, por exemplo, quando viajamos de avião. Sentimos uma mudança de pressão no interior das orelhas. Às vezes é apenas um incômodo. Em outros momentos pode até fazer com que a gente sinta muita dor nos ouvidos.

Se variação é grande, podemos sentir dor de cabeça, náusea e dificuldade de respirar. É o que acostuma ocorrer com os atletas brasileiros quando vão jogar futebol em cidades situadas em altitudes elevadas, como na cidade do México (2000m de altitude) e em La Paz (3600 m de altitude).

Videoaula sobre pressão atmosférica

Exercícios

.

Sobre o(a) autor(a):

Rodinei Pachani é mestre em Geofísica pela USP-SP, com licenciatura plena em matemática, possui pós-graduação em Gerência Financeira e especialização em Estatística Aplicada. Possui experiência de mais de 28 anos em sala de aula, tendo trabalhado com ensino médio, cursinhos e Faculdades. É autor do livro “Ciência ao alcance de todos” e possui um canal no YouTube onde realiza experimentos, explica conteúdos e resolve exercícios de física.

Compartilhe: