O início da 2ª Guerra Mundial foi em 1939, quando Hitler invadiu a Polônia. E só terminou em 1945, com as bombas atômicas dos EUA contra o Japão. Veja no resumo de História:
A história da 2ª Guerra Mundial cai direto nas provas do Enem e dos principais vestibulares do país. Foi o maior conflito armado de todos os tempos. Teve a marca das atrocidades cometidas pelos nazistas nos campos de concentração, e a marca de atos de bravura e resistência como dos rebeldes da Resistência Francesa, por exemplo.
A Segunda Guerra Mundial durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados de um lado, liderados pela Inglaterra, Rússia e os Estados Unidos. E, do outro, as Potências do Eixo, lideradas pela Alemanha e com a Itália e o Japão junto.
A origem da A 2ª Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial é consequência do que não foi bem resolvido ao final da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918). Quando acaba a Primeira Guerra, é feito o Tratado de Versalhes e, nesse contexto, o presidente dos EUA Woodrow Wilson publica os Quatorze Pontos de Wilson, no qual defende uma paz sem vencedores e punições mais leves à Alemanha.
Mas, nesse tratamento mais suave à Alemanha em relação às penalidades por ter provocado a Primeira Guerra Mundial, os EUA são voto vencido, porque a França queria se vingar dos alemães por conta da humilhação que havia sofrido em 1871.
Por isso, os EUA não colaboram tanto com o cumprimento do Tratado de Versalhes, e nem participam ativamente da Liga das Nações, assumindo uma política denominada isolacionismo. Inglaterra e França não tiveram forças para fazer cumprir o Tratado de Versalhes, e com isso internamente na Alemanha, submetida às penalidades severas estabelecidas por Inglaterra e França, abriu-se o caminho para o discurso hitlerista em meio à crise econômica e moral da sociedade.
Quando Hitler chega ao poder em 1933 na Alemanha e inicia um projeto de retomada da produção bélica, Inglaterra e França adotam uma política de apaziguamento (permitiram a expansão nazista, porém dentro de um esquema de negociação). O objetivo era evitar um novo conflito mundial e impedir que houvesse influência soviética no leste europeu. Mas, os resultados foram bem diferentes….
O início da A 2ª Guerra Mundial
Aproveita que o Prof. Felipe explica tudo direitinho e canta até uma paródia sobre o conteúdo! \o/
Hitler começa a sua escalada impondo-se pela força do Exército Nazista em 1938, promovendo a anexação da Áustria. M em março de 1939 toma a Tchecoslováquia. Naquele momento, ainda sem declarações de guerra, Neville Chamberlain (ex-Primeiro-ministro da Inglaterra) convoca a Conferência de Munique, que estabeleceu que os alemães poderiam ficar somente com a região dos Sudetos.
O objetivo era impedir que os nazistas invadissem a Polônia, país que interessava comercialmente países como Inglaterra. Hitler, entretanto queria dominar a Polônia.
O problema era uma possível guerra contra Inglaterra e França, além de comprar uma briga com a URSS. Para isso, Hitler se alia a um dos dois grupos – no caso, à URSS.
Sendo assim, Alemanha e URSS dividiriam a Polônia em duas partes entre eles, no chamado Pacto de não agressão germano-soviético. Oito dias depois desse acordo, a Alemanha invade o corredor polonês, parte da Polônia que havia negociado com a URSS que seria sua. É aí que começa a Segunda Guerra Mundial.
Em 1940, a Alemanha toma quase inteiramente a França, dividindo-a em duas partes. No ano seguinte, Hitler resolve invadir a Rússia, em operação chamada Barba Ruiva, rompendo com o pacto realizado e provocando a entrada da URSS na guerra. Nesse mesmo ano, os japoneses atacam a base naval dos EUA Pearl Harbor, provocando a entrada dos EUA na guerra.
O início da derrota dos nazistas
De um lado, estava o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e do outro, os Aliados (Inglaterra, França, EUA e URSS). Até 1942, o Eixo tem domínio da guerra, mas a partir de então sofre uma série de derrotas, dentre as quais a Batalha de Stalingrado, na Rússia, na qual a Alemanha é derrotada e inicia seu recuo na frente oriental.
Nesse mesmo ano, ocorre é Cerco de Roma, no qual Mussolini é preso e a Itália deixa a guerra. Em 1944, ocorre o Dia D, a maior operação militar da história, na qual os Aliados recuperam a França das tropas alemãs.
Em 1945, acontece o Cerco à Berlim, no qual as tropas soviéticas cercam a capital alemã e Hitler se suicida. Os japoneses continuavam atacando pontos estratégicos dos EUA na região do Oceano Pacífico, e continuavam com a guerra, mesmo já sem condições de promover avanços nas frentes de combate.
Então, os Estados Unidos promovem os bombardeios atômicos à Hiroshima e Nagasaki. Os japoneses não têm como se opor ao poder das bombas atômicas e o imperador assina o tratado de rendição. encerrando a guerra.
O fim da A 2ª Guerra Mundia
Com o fim da guerra, são feitos três importantes acordos:
a Conferência de Yalta (define que o leste europeu seria área de influência soviética e a Europa Ocidental e Central de influência capitalista),
a Conferência de Potsdam (divide a Alemanha em Oriental e Ocidental, sendo a primeira de influência socialista e a outra capitalista), e,
a Conferência de São Francisco (que cria a ONU, a qual julga o holocausto).
Veja também a Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial foi o primeiro grande conflito que envolveu países de várias regiões, tornando-se global! Você sabe o que motivou a guerra? Quais os países envolvidos? Quem saiu vencedor do conflito? Quais foram as consequências?
Quando se fala em primeira guerra mundial, é importante traçar um roteiro para organizá-lo. Nessa aula, dividiremos o conteúdo entre Antecedentes, Causas, O Conflito em Si e Consequências.
Vem que o professor Felipe explica tudo! 😀
Quando a gente fala do contexto antecedente à Guerra, estamos falando da Belle Époque. Havia uma crença do processo contínuo, no contexto da revolução industrial com avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Contrastando a esse ambiente de otimismo, temos também a Paz Armada: alianças vão sendo costuradas tramando um ambiente de guerra cada vez mais prevista.
Então quais são as principais causas da guerra? O imperialismo e o nacionalismo. Quando falamos de disputas imperialistas, vale lembrar que a partilha da África teve capítulos importantes que deram privilégios para alguns países, como Inglaterra e França, enquanto países como Itália e Alemanha, não.
Mas o que interessava na África para esses países? Em meio a segunda revolução industrial, nós temos as principais potências europeias precisando de matéria prima, fontes de energia, mão de obra barata, mercado consumidor, etc. A África, a Ásia e a Oceania eram os grandes alvos dessas potências.
A 2ª Guerra Mundial: responda agora ao Simulado
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(Uni-FaceF SP/2017)
A charge russa de Mikhail Kupriyanov, Porfiry Krylov e Nikolai Sokolov retrata
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(IFPE/2017)
A Segunda Guerra Mundial eclodiu quando, no final da década de 1930, Hitler iniciou seu programa de expansão do nazismo pela Europa. Esse conflito durou até o ano de 1945, quando os chamados Aliados (Estados Unidos, União Soviética, França e Inglaterra) derrotaram a Alemanha. Assinale a alternativa CORRETA sobre esse conflito.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(PUCCamp SP/2020)
Então, a era moderna é uma era obtusa de carnificina, guerra e opressão, tipificada pelas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, pela nuvem de fumaça nuclear sobre Hiroshima e pelas manias sangrentas de Hitler ou de Stalin? Ou é uma era de paz, simbolizada pelas trincheiras nunca cavadas na América do Sul, as nuvens de cogumelo que nunca apareceram sobre Moscou e Nova York e as visões serenas de Mahatma Gandhi e Martin Luther King? Para satisfazer otimistas e pessimistas, podemos concluir dizendo que estamos no limiar do céu e do inferno, movendo-nos nervosamente dos portões de um para a antessala do outro.
(HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. 38. ed. Porto Alegre: L&PM, 2018, p. 385)
Entre as diversas causas da ascensão de Hitler ao poder e da própria Segunda Guerra Mundial, a historiografia costuma apontar
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNIFOR CE/2016)
A Segunda Guerra Mundial destruiu parte da Europa e da Ásia. Para pagar a destruição foram usadas poupanças públicas, foram feitos empréstimos e as necessidades da população civil foram satisfeitas ao nível mínimo.
Sobre esse período, podemos afirmar que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNCISAL AL/2016)
O esforço (economia) de guerra
Em 1940 havia 8 milhões de norte-americanos desempregados. Em 1943, praticamente não se falava em desemprego e até faltava mão de obra em alguns setores. A semana de trabalho média na indústria de bens duráveis passou de 38 horas, em 1939, para 47 horas em 1943. […] O produto nacional bruto cresceu em ritmo sem precedentes, de 91 bilhões de dólares em 1939 para 214 bilhões em 1945, isto é, 235%. Do outro lado do Oceano Pacífico, a economia de guerra japonesa era essencialmente uma “economia de escassez”. No início de 1942, cada cidadão recebia uma cota de arroz de apenas 330 gramas por dia. A escassez de alimentos trouxe consequências desastrosas, sobretudo para as crianças e os idosos. Houve surtos de tuberculose e outras doenças que vitimaram a população.
WILLMOTT, H. P. et al. Segunda Guerra Mundial.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008 (adaptado).
O contraste entre os países retratados no texto pode ser explicado
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNESP SP/2016)
Enquanto os franceses e os britânicos tinham emergido da Primeira Guerra Mundial com um profundo trauma dos horrores da guerra e a convicção de que um novo conflito deveria, se possível, ser evitado, na Alemanha só ocorreria algo parecido depois da Segunda Guerra Mundial. Os acontecimentos de 1945 levaram a uma profunda mudança na cultura popular e política da parte ocidental da Alemanha. Aos olhos desses alemães, a extrema violência de 1945 fez da Segunda Guerra Mundial “a guerra para acabar com todas as guerras”.
(Richard Bessel. Alemanha, 1945, 2010. Adaptado.)
A mudança de mentalidade na Alemanha ocidental, ocorrida, segundo o texto, ao final da Segunda Guerra Mundial, envolveu, entre outros fatores,
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ACAFE SC/2016)
Em 1945 terminava a Segunda Guerra Mundial. Em 2015, completaram-se setenta anos do fim desse conflito, que trouxe consequências econômicas, políticas e sociais para o continente europeu.
Nesse contexto (o fim da guerra), todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Fac. Santo Agostinho BA/2016)
Terça-feira, 6 de junho de 1944
Querida Kitty
Começou a invasão. Os ingleses deram a notícia às oito da manhã: Calais, Boulogne, Havre, Cherbourg e também Pas-de-Calais (como de costume) foram severamente bombardeados. Além disso, como medida de segurança para os territórios ocupados, as pessoas que vivem num raio de trinta e cinco quilômetros da costa foram avisadas para estarem preparadas para bombardeios. Se possível, os ingleses deixarão cair panfletos com uma hora de antecedência.
Notícias inglesas em inglês, à uma hora (traduzidas): onze aviões de prontidão, voando ininterruptamente, desembarcando tropas e atacando por trás das fileiras; quatro mil lanchas de desembarque e outros barcos menores desembarcaram tropas e material entre Cherbourg e o Havre, sem cessar. Tropas inglesas e americanas já estão empenhadas em árduas lutas.
FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. Disponível em: http://baixardownload.jegueajato.com/Anne%20Frank/O%20Diario%20de% 20Anne%20Frank%20(653)/O%20Diario%20de%20Anne%20Frank%20%20
Anne%20Frank.pdf>. Acesso em: 22 set. 2015.
O texto compõe “O diário de Anne Frank”, uma das mais conhecidas vítimas do Holocausto, e se refere
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IFMT/2016)
A Segunda Guerra Mundial, iniciada em setembro de 1939, foi a maior catástrofe provocada pelo homem em toda a sua longa história. Envolveu setenta e duas nações e foi travada em todos os continentes, de forma direta ou indiretamente. Sobre esse acontecimento, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(IFRS/2016)
Durante a Segunda Guerra Mundial, as superpotências confrontaram-se novamente.
Analise os itens abaixo relacionados aos motivos que contribuíram para a deflagração deste evento .
I. A expansão geopolítica dos regimes totalitários e a conseqüente formação do eixo Roma-Berlim-Tóquio.
II. O lançamento das bombas atômicas que devastaram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
III. A conferência de Yalta que reuniu os líderes políticos das 3 principais nações dos aliados.
IV. O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro- Húngaro.
Assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade