Resumo de Física Enem com simulado de Energia Elástica

A Energia Elástica está diretamente relacionada à deformação de molas ou de elásticos, gerando uma Energia Potencial, que fica armazenada (disponível) até que você solte a mola ou dispare um estilíngue, por exemplo. E aí você transforma a energia potencial elástica no movimento (trabalho) realizado. Veja agora para gabaritar Física no Enem.

Para você dominar o tema da Energia Elástica a melhor dica é ver um resumo inicial sobre as diferentes classificações e formas de Energia. Assim você chega com tudo nas provas do Enem, para gabaritar nas questões de Física, e já faz o teste no final deste resumo, no Simulado de Energia Elástica.

Veja Energia Cinética & Energia Potencial

Energia na Física é um conceito extremamente importante e representa a capacidade de produzir trabalho. O teorema trabalho-energia é uma alternativa na resolução de problemas em mecânica. Alguns sistemas elaborados de diagramas de corpo livre podem ser substituídos e facilmente resolvidos aplicando este teorema.

Confira agora com o professor Márcio Rossetto, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo completo sobre os Sistemas Conservativos de Energia.

Publicidade

As dicas do professor Rossetto:

O seu foco para gabaritar em Física precisa compreender bem o que é Energia, e o que é o Trabalho. Energia é a capacidade de realizar trabalho. E, trabalho nada mais é do que Transformação com uso da Energia.

O básico do básico é que você domine a Energia Cinética, que é a energia relacionada ao movimento. Cai nos exercícios clássicos de um objeto em movimento (ou não) em relação a um determinado referencial.  Se existe movimento, existe energia.

Outri tópico importante para você dominar é o da Energia Potencial, que são as formas de se armazenar uma determinada Energia que pode ser utilizada como Energia Cinética, para realizar trabalho. Este fenômeno cai nas questões do Simulado de Energia Elástica.

Energia Elástica

Para você compreender o que é a Energia Potencial Elástica é preciso pensar em formas de armazenamento de energia pela deformação de molas ou de elásticos. Por exemplo, quando você comprime uma mola, você armazenou uma energia potencial elástica. Quando você “soltar” a mola, ela vai realizar a transformação da Energia Potencial Elástica em Energia Cinética.

Quanto você pega um estilíngue, ou um arco de flexa, ao esticar as borrachas ou elásticos do estilíngue, ou ao tensionar a corda do arco, você armazenou nosistema uma determinada energia que será realizada quando você disparar o estilíngue ou a flexa.

Responda agora ao Simulado de Energia Elástica. Se não conseguir resolver todas as questões, veja aqui uma aula de reforço sobre Energia Potencial Elástica.

Simulado de Energia Elástica

.

Compartilhe: