O que é o FMI: Fundo Monetário Internacional

Confira o papel do Fundo Monetário Internacional em relação à qualidade da economia de cada país. O Brasil já recebeu ajuda e empréstimos do FMI.

Muita gente não sabe o que é o FMI, o Fundo Monetário Internacional. Durante muitos anos o Brasil ficou devendo dinheiro ao FMI, que havia realizado empréstimos ao nosso país para cobrir déficits na economia. Junto com os empréstimos o FMI coloca regras financeiras que devem ser cumpridas pelos países para recuperar a economia.

O resutado deste jogo de “eu te empresto, mas defino as novas regras” gera conflitos político no mundo todo. Muitos países praticamente vão à falência. Recorrem ao FMI, recebem os empréstimos, e têm dificuldade em cumprir as regras. A reação política interna em cada país geramente cria campanhas ao estilo “Fora FMI”.

O que é o Fundo Monetário Internacional

O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional criada na conferência de Bretton Woods, nos Estados Unidos, em 1944. O objetivo inicial era ajudar a reconstruir o sistema monetário internacional depois da Segunda Guerra Mundial.

Dentre suas principais funções estão: promover a cooperação monetária global, facilitar o comércio internacional, promover crescimento econômico sustentável e reduzir a pobreza.

Confira agora uma aula-show com o professor Raphael Carrieri para você entender o que é o FMI.

Gostou do resumo com o professor Carrieri? Muito bom. Têm mais aulas dele no canal do Curso Enem Gratuito. Confere lá!

A Origem do FMI

Veja na transcrição os principais aspectos da aula do professor Raphael sobre o FMI:

Dentre as funções do FMI estão: cooperação monetária, facilitar o comércio internacional, reduzir a pobreza e gerar crescimento sustentável.  

O FMI é composto por 188 países membros, que financiá-lo com parte de suas reservar internacionais. Cada membro tem direito a um voto nas decisões, mas quem tem maior peso são os países com maior cota de patrocínio.

O FMI estabelece uma série de requisitos aos países financiados, desde o acompanhamento das finanças dos países membros até o estabelecimento de medidas públicas que sigam a cartilha do FMI. Vale ressaltar que o FMI auxilia os países financiadores na criação de mão-de-obra barata nos países financiados.

Muitas ideias que estão na cartilha fazem parte de política de austeridade, que consiste em cortar gastos supérfluos. Todo esse controle do FMI sob os países financiados ocorre porque ele só vai emprestar dinheiro a estes se eles forem capazes de pagar depois..

 Os votos são feitos a partir de 24 conselheiros escolhidos pela assembleia de governadores. Eles votam de acordo com a maioria do bloco o qual eles representam.

Simulado Enem: O Fundo Monetário Internacional, o FMI

.

.

Mandou bem nas respostas do simulado Enem sobre o Fundo Monetário Internacional, o famoso FMI? Se você não acertou pelo menos sete questões, é hora de rever o tema com mais profundidade.

Complete a sua revisão com esta aula sobre o Fundo Monetário Internacional

O Fundo Monetário Internacional

Compartilhe: