Resumo com Simulado de Ligações Metálicas: química Enem

Veja o comportamento dos elétrons nestas ligações para mandar bem na Química do Enem. Confira um resumo básico e resolva as 10 questões do Simulado de Ligações Metálicas

Os metais fazem parte da família 1A dos metais alcalinos (Lítio, Sódio, Potássio, Césio e Frâncio), da família 2A dos metais alcalinos-terrosos (Berílio, Magnésio, Cálcio, Estrôncio, Bário e Rádio).

Também são encontrados no bloco B da tabela, na categoria dos metais de transição representados pelo ouro, prata, ferro, cromo, manganês, níquel, cobre, zinco, platina, etc.

As Ligações Metálicas:

Aprenda agora os fundamentos no resumo para dominar a matéria e mandar bem no Enem. O primeiro passo é ver esta aula de revisão e depois testar o seu nível no Simulado de Ligações Metálicas.

Publicidade

Introdução às Ligações Metálicas – Confira com a professora Larissa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas básicas para você resolver as questões das provas e do simulado.

Como acontecem as ligações?

Os átomos de metais possuem de 1 a 3 elétrons na camada de valência, e essa camada se encontra afastada do núcleo atômico, atraindo poucos elétrons.

Com isso, os elétrons têm a facilidade de escapar do átomo e transitar pelo retículo cristalino, que é uma estrutura geométrica formada pelo agrupamento de átomos metálicos.

A movimentação dos elétrons

Nessa movimentação de elétrons, os átomos se transformam em cátions (ao perderem elétrons) ou voltam à forma de átomos neutros (ao ganharem elétrons).

Isto descreve a nuvem eletrônica ou o mar de elétrons, que representa um aglomerado de átomos neutros, cátions e elétrons livres.

Simulado de Ligações Metálicas

.

Se você ainda não aprendeu o suficiente para gabaritar no simulado, veja mais uma aula de revisão sobre as Ligações de tipo metal ou ametal

Compartilhe: