Machado de Assis – Resumo com simulado de Literatura Enem

Confira agora a vida e a obra do maior autor do Realismo Brasileiro no resumo com simulado sobre Machado de Assis. Um clássico do Enem. Vem!

A vida e a obra de Machado de Assis são uma constante nas provas do Enem e dos principais vestibulares.  Se dentre os autores do longo ciclo do Modernismo os destaque são para Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispectos, e Lygia Fagundes Teles, dentro do Realismo Brasileiro o centro das questões está nele. Confira agora no resumo com simulado sobre Machado de Assis.

Veja agora um resumo sobre a literatura machadiana e depois responda às questões do simulado para testar o seu nível.

O Realismo e Machado de Assis

A data simbólica da maior virada na literatura brasileira é o ano de 1881, ainda nos tempos do Brasil Imperial. Dom Pedro II era o imperador. O Rio de Janeiro vivia em torno da Corte, mas uma demanda difusa na sociedade pelo republicanismo e pelo fim da escravidão estavam presentes. Machado de Assis inova com uma literatura aguda, mostrando a crueza dos personagens da cena carioca.

1881 é a data de nascimento do clássico livro Memórias Póstumas de Brás Cubas.  A obra foi considerada um romance original e diferente de tudo aquilo que já havia sido publicado por aqui. É unânime que Machado de Assis é o principal autor do Realismo brasileiro, consagrado pelo sucesso dos romances pertencentes ao referido movimento literário.

Além de Memórias Póstumas e Dom Casmurro, ele também escreveu Casa Velha (1885), Quincas Borba (1891), Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908), todos romances da escola literária do Realismo.

Entenda o Realismo com o resumo da professora Camila Zuchetto, do canal do Curso Enem Gratuito:

Compreendeu a importância estrutural de Machado de Assis para o realismo? Então,  veja agora em detalhes a vida e a obra do autor antes de responder ao simulado sobre Machado de Assis.

A vida e as obras de Machado

Confira agora os detalhes da vida que levaram Machado ao estrelato nacional. Ele, inclusive, é o fundador da Academia Brasileira de Letras.

Machado, pela agudeza e excelência da sua literatura era também conhecido como Bruxo do Cosme Velho,em função do bairro onde morava no Rio de Janeiro. Machado de Assis foi o precursor do Realismo literário no Brasil e principal autor desse movimento.

Escreveu contos, crônicas, poemas, peças de teatro e romances, tanto românticos como realistas, gênero que o consagrou na literatura brasileira e o alçou como um dos escritores brasileiros mais importantes de todos os tempos

Machado de Assis nasceu em 1839. Ele vem das periferias do Rio de Janeiro, mas conseguiu estudar e trabalhar em jornais. Ele era um grande apaixonado por livros, livrarias, cafés; e era um homem super informado que começou a escrever bastante cedo.

Perdeu a mãe quando era bastante jovem e foi adotado pela madrinha. Seu pai se casou novamente e então teve uma madrasta, quem também lhe deu apoio. Veja agora no resumo com a professora Camila Zuchetto:

 

A poesia romântica

Machado começou inicialmente a escrever poesia! Ele também fez teatros e aí, logo no início dos seus romances, Machado passou a produzir o que chamamos de fase romântica.

Sobre a questão dos romances, é importante aqui lembrar de uma coisa. Quando eu falo pra vocês que Machado fez um romance, eu tenho que lembrar que romance é uma estrutura textual, um gênero literário. Romance não tem necessariamente a ver com alguma coisa de história de amor/desejos amorosos.

Quando a Tia Camila fala aqui de romance, a gente tá falando de um livro, normalmente um livro grande, que tem início, meio e fim, certo? E que tem vários núcleos (personagens em diferentes núcleos que se cruzam entre si), personagens mais complexos e principalmente, as histórias, temáticas e demandas também são mais complexas que em novelas e crônicas. Romance aqui vai ser trabalhado sempre com essa perspectiva!

Machado e o final do Romantismo

Então essa primeira fase de Machado de Assis é uma fase dita romântica. Por que? Porque ele é muito influenciado por um grande escritor do romantismo, o José de Alencar! Ele gosta muito do José de Alancar, custumava dizer que tem o José de Alencar como referência.

Então a gente vai ter aqui alguns livros dessa fase romântica; o primeiro deles chama ‘Ressureição’ e o último ‘Helena’. Já em Helena, a gente percebe uma coisa que vai ser uma característica bastante importante da obra do Machado: que é romper com alguns padrões da sociedade, da classe social que tava em ascensão no país, a burguesia!

Helena é o começo da mudança

 E aí em Helena, a gente vê que a personagem principal é muito sagaz, que consegue manipular coisas; e que tem um momento da história que ela “se finge de tola”. Então, o Machado já na fase romântica traz uma pequena crítica, uma ironia muito potente. Machado de Assis vai fazer um processo muito importante que é olhar para a sociedade brasileira e questioná-la.

O realismo vem para romper drasticamente com a produção romântica. Se lá no romantismo as coisas eram extremamente idealizadas, hiperbólicas, vistas de forma muito fantasiosa; o realismo do Machado vem pra cá pra dizer: “peraí, é preciso olhar para a sociedade extremamente problemática daquele momento, uma sociedade que tá ainda dentro dos processos de escravidão.” E ele vai olhar para essa sociedade e esses costumes, e vai cutucar! Vai usar de ironia, vai debochar

O Realismo estreia no Brasil

Pra além da ironia, pra além da crítica social, é muito forte na obra de Machado de Assis o humor! Ele vai trabalhar para romper com a lógica das grandes instituições que são os pilares do país. A ideia da família tradicional, a igreja, o casamento; inclusive vai falar sobre as instituições de ensino também!

Para finalizar essa aula, vamos reforçar para você não esquecer: o 1º grande livro que vai fincar o realismo no Brasil é Memórias Póstumas de Brás Cubas!

Uma das sacadas desse livro é trazer um personagem morto que tá isento de julgamentos sociais/morais e que pode falar tudo sobre a realidade ao seu redor!  Agora é hora de responder ao simulado sobre Machado de Assis.

Simulado sobre Machado de Assis

 

.

.

Mandou bem em todas as questões? Se faltou acertar alguma, confira este resumo complementar sobre a vida e a obra de Machado de Assis.

Compartilhe: