A Organização Mundial do Comercio: resumo geral

Veja a origem da Organização Mundial do Comércio, a OMC. Ela nasceu em 1986 para cuidar dos acordos internacionais e das regras do comércio global

Tente imaginar a Torre de Babel da economia se os diversos países do mundo não se conversassem acerca de regras comuns, padrões monetários, e até coisas bem prosaicas, como estabelecer que unidades de medida são aceitas para definir o peso, a quantidade e o volume das mercadorias transportadas. Tudo isso acontece dentro da Organização Mundial do Comércio, a OMC.

A Organização Mundial do Comércio é uma entidade formada por 162 países, responsável pela regulação do comércio mundial. Ela atua como um fórum de negociações e acordos com o objetivo de reduzir os obstáculos relacionados ao comércio internacional.

A Organização Mundial do Comércio – OMC

Veja com o professor Raphael Carrieri um resumo simples e rápido para você dominar o básico que precisa saber para mandar bem nas questões de Geografia ou de Atualidades sobre a Organização Mundial do Comércio, a OMC.

Publicidade

Gostou do resumo? Muito bom. Têm mais aulas de Geografia com o professor Carrieri no canal do Curso Enem Gratuito. Confere lá.

A Origem da OMC

Como você viu na aula do professor Carrieri, a Organização Mundial do Comércio surge em 198. Ela chegou para substituir o GATT, “General Agreement on Tariffs and Trade”. Este era o órgão mundial que, como diz o próprio nome, regulava um acordo geral de tarifas e comércio.

A OMC passa a ocupar este lugar, fazendo o papel de regulador, mediador de conflitos, e de tribunal comercial, se necessário. O problema é que muitas vezes ele cede para o lado dos países mais desenvolvidos.

Mesmo assim, trata-se de uma entidade importante para países como o Brasil,o órgão  os quais dependem de um sistema de normas para defender seus interesses.

Veja os tópicos da aula do Raphael

Hoje, fazem parte da OMC 162 países, que discutem acordos comerciais em rodadas, nas quais eles tiram definições que visam desenvolvimento global e comércio justo.  Em 1986, na rodada do GATT no Uruguai, este organismo internacional foi substituído pela OMC.

Hoje, o fluxo de mercadorias está cada vez mais globalizado, então é necessário que haja algo que ajude a expandir e a regular esse processo.  Além do Conselho Geral e do Secretariado, a OMC tem o Conselho Ministerial, responsável pelas decisões superiores a respeito do comércio global.

Simulado: A Organização Mundial do Comércio

.

.

Mandou bem no Simulado? Acertou pelo menos sete questões sobre os temas da Organização Mundial do Comércio?
Olha, se você ficou abaixo deste mínimo, a dica do Curso Enem Gratuito é você continuar a sua revisão com esta aula bem completa sobre a OMC.

Organização Mundial do Comércio

Compartilhe: