O pensamento de Sócrates na Filosofia: resumo e simulado

Veja a importância do pensamento de Sócrates na história da Filosofia. Entenda por que ele foi um novo capitulo de verdade após a era dos Filósofos Sofistas. Resumo com Simulado.

O pensamento de Sócrates (499 a 369 a.C.) é um clássico no campo da Filosofia Grega. Ele foi um grego genial, que inverteu a lógica inicial da arte do pensamento. Antes dele os pensadores investigavam o universo, o que era visível e mensurável. Estes eram os filósofos Sofistas.

Sócrates fez o contraponto aos Sofistas, e foi o primeiro a olhar para dentro do ser humano, e fazer perguntas desconcertantes. A estrutura básica do método desenvolvido no pensamento de Sócrates partia sempre da dúvida, do questionamento, da indagação.

E, as respostas não precisavam estar “certas de primeira”. Ele não exigia isto de seus alunos, discípulos ou interlocutores.  Sócrates partia das respostas dos alunos e as relacionava com a pergunta inicial para ajudar os aprendizagem a encontrar o conhecimento apropriado. Esta é a essência e a sabedoria do Método Socrático.

Resumo sobre o pensamento de Sócrates

Confira com o professor Alan uma aula simples e rápida para você compreender a diferença entre o pensamento de Sócrates e os filósofos Sofistas:

Muito bom este resumo do canal do Curso Enem Gratuito. É uma aula praticamente completa.  Veja agora a transcrição, para você localizar  o ponto que precisa rever desta aula genial.

Se você já ouviu a frase “só sei que nada sei”, então já tem algum contato, por menor que seja, com os ensinamentos de Sócrates! A contribuição dele foi tão importante para a filosofia, que os filósofos que vieram antes de Sócrates são chamados de filósofos pré-socráticos – eram os filósofos da natureza.

Sócrates teorizou sobre a ironia, a ignorância e a ética, tendo também cunhado o termo “maiêutica”. O pensamento de Sócrates é importante não só para a história da filosofia, mas também para quem está no ensino médio e estuda para o Enem e o Vestibular!

Esse tema é recorrente nas provas e também é a base para todo o desenvolvimento da filosofia de Platão e Aristóteles – então não tem como não saber!

Sócrates morreu envenenado

A maioria das representações que remetem à imagem de Sócrates mostram este grande filósofo com um cálice em suas mãos. É um erro pensar que este cena representa um ébrio, um alcoólatra.   Muito pelo contrário de uma bebida para o lazer ou a embriaguês, o que continha aquele cálice era o veneno cicuta.

A morte de Sócrates
A Morte de Sócrates, por Jacques-Louis David, em pintura de 1787

Sócrates foi condenado à morte e teve que tomar o veneno. O pensador foi acusado de corromper a juventude de Atenas. Ele teve a chance de fugir, mas reuniu seus discípulos e declarou-se um defensor do livre pensamento e da busca da verdade, e morreu sob o efeito do veneno.

Os filósofos Sofistas

Veja agora uma síntese sobre os Filósofos Pré-Socráticos, no resumo da professora Paula Pille:

Percebeu como é tão bonita a história da Filosofia? É a pura arte do pensamento, da busca do conhecimento, da busca da verdade.

Simulado sobre Sócrates

.

.

===

Compartilhe: