O tronco de cone é uma área reservada da forma geométrica do cone. Veja como utilizar “o tronco” para fazer os cálculos de área e volume de um cone.
Na geometria espacial estudamos diversos sólidos geométricos de bases paralelas, por exemplo, é uma forma obtida após a secção transversal do cone.
Portanto, se um cone for dividido paralelamente ao meio por uma reta então teremos uma nova medida que é chamada de tronco de cone. Vamos então aprender mais sobre como identificar e calcular este sólido geométrico na aula de hoje.
O que é o tronco de cone
Imagine um cone qualquer. Vamos seccioná-lo a partir de um plano que seja paralelo e distinto do plano da base – ou seja, vamos seccionar um cone a partir de um plano que seja paralelo à sua base, conforme imagem abaixo.
Um plano seccionando um cone de forma paralela a base do cone.
Esse plano vai cortar o cone original em duas partes: um cone menor e um outro sólido, o qual chamamos de tronco de cone.
Um plano seccionando um cone de forma paralela a base do cone e os dois sólidos gerados a partir da secção: um cone menor e um tronco.
Abaixo, vemos uma imagem que o destaca.
Na figura mais à esquerda, representação de um cone seccionado por um plano paralelo a sua base gerando um cone menor do que o cone original. Representação dos elementos do cone original e do cone menor. Na figura mais à direita, representação do tronco isoladamente.
Como calcular o Tronco de Cone
Veja agora com o professor Lucas Borguezan, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução básica aos conceitos, fórmulas, e como fazer os cálculos do Tronco de Cone.
Assim como acontece no tronco de pirâmide, o cone original e o cone menor são sólidos semelhantes. Considerando então a secção de um cone reto (como na imagem acima), as relações abaixo são válidas:
Em que:
- r,g,h, e se referem ao cone pequeno gerado pela secção;
- R,G,H, e se referem ao cone original.
Elementos do tronco de cone
Agora que já analisamos as relações entre os cones semelhantes, podemos focar nosso estudo . Vamos analisar melhor o tronco de um cone reto. Tomemos como ponto de partida o tronco representado abaixo.
Representação isoladamente do tronco de cone com seus elementos.
Perceba, com o auxílio da imagem acima que o tronco de cone possui os seguintes elementos:
- Duas bases paralelas e circulares, porém, não congruentes;
- Raios das bases;
- Altura;
- Geratriz
Temos então que:
- A letra r (erre minúsculo) representa o raio do cone menor gerado pela secção do cone original;
- Já a letra R (erre maiúsculo) é raio do cone original;
- A letra h, por sua vez, é a altura do tronco de cone – encontrada através da relação: H=h+h’ em que h’ representa a altura do cone menor e H representa a altura do cone original.
- A letra g, por fim, representa a geratriz do tronco de cone – encontrada através da relação: G=g+g’ em que g’ representa a geratriz do cone menor e G representa a geratriz do cone original.
Superfície lateral e total do tronco de cone
Agora que você já conhece os elementos que encontramos um tronco, é importante que você saiba calcular as suas superfícies lateral e total. Veja os conceitos e cálculos:
- Superfície lateral: Consiste na união de todas as geratrizes (retas que ligam as laterais da base menor com a base maior). Quando calculamos a sua área, encontramos a chamada área lateral do tronco – denotada por Al ou Sl.
- Superfície total: Corresponde a união da superfície lateral com as bases do tronco. Quando calculamos a sua área, encontramos a chamada área total do tronco de cone – denotada por At ou St.
- Volume: espaço ocupado – denotado por V.
Fórmula do cálculo da superfície lateral do tronco de cone
Agora que já estudamos os elementos do tronco do cone reto e identificamos suas superfícies e volume, vamos às formulas para as contas.
Usaremos a imagem abaixo como guia.
Representação do tronco do cone com seus elementos e planificação da sua superfície lateral.
Perceba então que a área lateral do tronco de um cone é uma porção de uma coroa circular delimitada por um círculo de raio r e outro círculo de raio R. Com isso, a área lateral do tronco de cone reto é dada por:
Sl = π . (r + R) . g
A área de cada base do tronco de cone é dada pela área do círculo correspondente. Sendo e á área da base menor e maior, respectivamente, temos:
Sb = πr²
SB = πr²
E, com isso, a área total do tronco do cone reto é dada por:
St = Sl + Sb +SB
St = π(r + R)g + πr² + πR²
E, em relação ao volume do tronco, temos que este é dado por:
V = (πr/3)(R² + rR + r²)
A expressão acima é deduzida a partir do seguinte: calcula-se o volume do cone original e do cone menor gerado pela secção e, depois, subtrai-se estes dois valores:
V tronco = V cone original – V cone menor
Resumo sobre os sólidos geométricos
Sólidos de revolução são formados a partir do movimento de rotação de outras figuras.
O cilindro, por exemplo, é um sólido obtido através da rotação de um retângulo sobre um eixo. Além da esfera, veremos na aula de hoje como são formados a esfera e o cone. Veja na aula acima que o prof Sarkis te explica \o/
O movimento de rotação ocorre quando o objeto gira em torno de um eixo. Sólidos formados a partir desse movimento são chamados sólidos de revolução.
Quais são esses sólidos? Temos 3 exemplos clássicos: o cilindro, o cone e a esfera.
- O cilindro se forma a partir da rotação de um retângulo. Confira a demonstração no vídeo com o professor Sarkis.
- O cone se forma a partir da rotação de um triângulo. Confira a demonstração também.
- A esfera se forma a partir da rotação de um círculo ou semi-círculo. Confira demonstração!
Outra situação que você vai encontrar no vídeo: e quando a figura plana for um trapézio? Veja como funciona!
Exercícios
1 – (UEG GO/2020)
Na figura a seguir, AD mede 12 cm, BD mede 4 cm, BC mede 12 cm, o ângulo B mede 90º e DE é paralelo a BC.
Ao rotacionarmos o trapézio BCED em torno do lado BD, produzimos um tronco de cone cujo volume é
2 – (UEM PR/2019)
Um copo de plástico sem tampa possui o formato de um tronco de cone circular reto; o círculo que constitui sua base possui raio 2cm, e o círculo que constitui a sua boca possui raio 5cm. Considere que o copo possui 7,2cm de altura e despreze a espessura dele. Assinale o que for correto.
01 – Enchendo-se o copo até a metade da sua altura, ocupa-se a metade da sua capacidade.
02 – A área total da parte de plástico do copo é menor do que 150cm2.
04 – O volume de água colocado dentro desse copo é diretamente proporcional à altura do tronco formado pela água dentro dele.
08 – A capacidade total desse copo é maior do que a de um copo cilíndrico, com 8cm de altura, cujo raio da base mede 3cm.
16 – A capacidade total do copo é superior a 270mL.
3 – (UFMS/2019)
Em uma padaria são produzidos bombons em formato de tronco do cone, conforme a figura a seguir:
Considerando R1 = 2 cm, R2 = 3 cm e H = 4 cm, qual o volume de cada bombom?
4 – (UFGD MS/2018)
Um reservatório da UFGD foi construído em forma de cone circular regular com as dimensões indicadas na seguinte figura. Uma empresa de manutenção realizará a pintura das paredes externas com uma tinta de alta impermeabilidade, com uma composição específica para pinturas de cisternas e caixas d’água. A tinta escolhida pela empresa responsável por essa pintura tem um rendimento de 36 m2 por lata.
Considere e a pintura da área total da superfície da figura.
Assinale, nas alternativas a seguir, o número mínimo de latas de tinta que devem ser adquiridas para tal serviço.
a) 3.
b) 4.
c) 5.
d) 6.
e) 7.
5 – (UniRV GO/2017)
Um cone foi cortado por um plano paralelo a sua base e um dos sólidos obtidos depois dessa secção está representado pela figura abaixo.
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.
a) A distância entre as bases paralelas é de 24 cm.
b) O volume do sólido representado pela figura é 1832ml .
c) A área total do sólido representado pela figura é 5,94dm2.
d) A altura do cone antes de ser seccionado era de 10 cm.
GABARITO
1 – D
2 – 24
3 – C
4 – D
5 – VVFF