Classes de Palavras | Recomposição de Aprendizagem

Aproveite essa nova trilha de Português para Recomposição de Aprendizagem e inicie seus estudos sobre as classes de palavras. Você vai aprender sobre substantivos, artigos e adjetivos.

Nessa trilha de Português para a Recomposição de Aprendizagem, você vai iniciar os estudos sobre as classes de palavras e aprender desde os conceitos básicos.

Vamos revisar:

  • Substantivos, que são responsáveis por nomear as coisas;
  • Adjetivos: que qualificam ou caracterizam um substantivo;
  • Artigos: que acompanham os substantivos e indicam se eles são determinados ou indeterminados.

Entender esse conteúdo é fundamental para dominar a língua portuguesa. Vamos começar?

Videoaula sobre substantivos

Os substantivos são classificados de acordo com o seu tipo: comum, próprio, simples, composto, primitivo, derivado, concreto, abstrato e coletivo. 

Para compreender melhor cada um deles, assista à videoaula da professora Fernanda Souza:

Classificação dos substantivos

Agora que você revisou os substantivos com o vídeo acima, leia o resumo para fixar melhor os conceitos relativos aos substantivos.

Substantivos comuns e próprios

Os substantivos comuns são aqueles que nomeiam seres de uma mesma espécie, é importante destacar que esses termos sempre são escritos com letra minúscula. Por exemplo: sapato, cadeira, gato, geladeira etc.

Diferente dos substantivos próprios, que designam nomes específicos, podendo ser uma pessoa, um local, um país ou um estado etc. 

Atenção! Não esqueça que os substantivos próprios sempre são iniciados com letra maiúscula. Por exemplo: Ana, São Paulo, Brasil, Hospital Governador Celso Ramos, Ministério das Relações Exteriores, etc.

Substantivos simples e compostos

Também podemos classificar os substantivos em simples ou compostos.

Um substantivo simples é aquele formado por apenas um radical, como a palavra “flor”. Já os substantivos compostos são formados por dois radicais que se unem e juntos formam um novo vocábulo, por exemplo, “beija-flor”.     

Substantivos primitivos e derivados

Outra forma de classificar os substantivos é em primitivos e derivados.

Os substantivos primitivos são palavras que não se originam de outras palavras, enquanto substantivos derivados são formados a partir de outras palavras, geralmente através da adição de afixos (prefixos e/ou sufixos). 

Por exemplo: a palavra “pedra” é um substantivo primitivo. Se adicionarmos o sufixo -eiro no seu fim, temos o substantivo derivado “pedreiro”. Outros exemplos: casarão (de casa), folhagem (de folha). 

Substantivos concretos e abstratos

Podemos ainda classificar os substantivos em concretos e abstratos.

Os concretos são aqueles que representam seres ou coisas que existem de forma independente e tangível, ou seja, que podem ser percebidos pelos sentidos (visão, tato, olfato, paladar ou audição). Por exemplo: pessoas, objetos, animais, lugares e substâncias.

Já os abstratos são aqueles que nomeiam qualidades, estados, sentimentos, ideias ou ações que não possuem existência material, ou seja, não podem ser percebidos pelos sentidos de forma direta. Por exemplo: qualidades, estados emocionais, sentimentos, ideias, ações etc. 

Substantivos coletivos

Por fim, temos os substantivos coletivos, que são palavras que, mesmo no singular, indicam um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie.

Eles agrupam elementos em uma única palavra, tornando a linguagem mais concisa. Por exemplo: ao invés de dizer “um grupo de árvores”, podemos usar o substantivo coletivo “bosque”.

Videoaula sobre flexão dos substantivos

Depois de aprender sobre as classificações dos substantivos, é hora de entender como funcionam as flexões de gênero, número e grau. 

No que diz respeito ao gênero, têm-se os substantivos uniformes e biformes. Já em número, eles variam em singular (um) e plural (mais de um).  Agora, para saber mais sobre o assunto, assista à videoaula e  compreenda melhor todas essas definições.

Flexão dos substantivos: gênero e grau

Conheça as flexões de gênero dos substantivos por gênero e grau.

Substantivos uniformes

Recapitulando o conteúdo abordado na aula, os substantivos uniformes são aqueles que possuem apenas uma forma para designar o feminino e o masculino. Além disso, podemos classificar esses substantivos da seguinte forma:

Epicenos: refere-se a um substantivo que costuma fazer referência a animais, assim aparecem acompanhados das palavras macho ou fêmea.

COBRA macho ou fêmea

BORBOLETA macho ou fêmea

Sobrecomuns: são formados por apenas uma variação que designa o feminino e o masculino, sem fazer uma alteração no artigo que acompanha. 

A CRIANÇA

A VÍTIMA 

Comuns de dois gêneros: são os substantivos que possuem a mesma forma para os dois gêneros, mas diferente dos sobrecomuns, a distinção aqui é feita pelos determinantes, os artigos e os pronomes. 

O/A COLEGA

O/A DOENTE

Substantivos biformes

Já os substantivos biformes possuem termos distintos para o masculino e para o feminino, veja mais alguns exemplos. 

AMIGO/AMIGA

TIO/TIA

Grau normal, diminutivo e aumentativo

Por fim, classificam-se os substantivos em três graus diferentes: normal, diminutivo e aumentativo

O grau normal do substantivo é a forma básica da palavra, ou seja, sem nenhuma alteração de aumentativo ou diminutivo. Por exemplo, a palavra “gato” está num grau normal, já o termo “gatinho” está no grau diminutivo, enquanto “gatão” encontra-se no aumentativo. 

Videoaula sobre adjetivos

Depois de aprender sobre os substantivos, suas classificações e derivações, chegou o momento dos adjetivos. Para aprender mais sobre essa classe de palavras, veja a videoaula a seguir, com a professora Fernanda:

Adjetivos: gênero, número e grau

Os adjetivos são responsáveis por qualificar ou caracterizar um substantivo.Dessa forma, os adjetivos indicam qualidades, estados, ou demais propriedades dos substantivo. Observe o período a seguir:

A casa antiga é branca.

Na frase acima, os adjetivos “antiga” e “branca” estão qualificando o substantivo casa. 

Lembre-se ainda de que a classe de palavras dos adjetivos pode variar em três formas diferentes: gênero, número e grau.

No que diz respeito ao gênero, um adjetivo pode variar em masculino ou feminino, concordando com o substantivo a que se refere. Por exemplo, em “O carro caro” e “A bicicleta cara”, “caro” e “cara” ajustam-se ao gênero dos substantivos “carro” e “bicicleta”. 

Já quanto ao número, os adjetivos também concordam com o substantivo em singular e plural. “O livro interessante” e “Os livros interessantes”, assim o adjetivo “interessante” é alterado conforme o número do substantivo.

Além disso, os adjetivos podem variar em grau, indicando a intensidade da qualidade. Eles podem possuir grau comparativo ou grau superlativo.

O grau comparativo é utilizado para realizar uma comparação entre coisas, seres e diferentes conceitos. Existem três graus de comparação. Para compreendê-los, observe as definições a seguir. 

Comparativo de igualdade: Carla é tão generosa quanto a Maria.

Comparativo de inferioridade: Maria é menos generosa do que Carla. 

Comparativo de superioridade: Carla é mais generosa do que Maria. 

Videoaula sobre artigos

Apesar de parecerem algo simples e até de menor importância, os artigos e os numerais desempenham um papel significativo em uma frase!

Sendo assim, é preciso estar atento/a ao seu uso correto. Veja na videoaula a seguir seu uso e classificação:

Artigos

Os artigos são classificados em definidos e indefinidos, como no esquema abaixo:

Definidos: o/os, a/as

Indefinidos: um/uns, uma/umas

Em alguns casos os artigos podem até mesmo alterar a classe gramatical de uma palavra. Por exemplo, “A Joana anda devagar”, a palavra “andar” é um verbo que indica uma ação, agora na oração “A joana tem o andar bonito”, o vocábulo “andar” adquire valor de substantivo, pois o artigo definido “o” faz o que chamamos neste caso de substantivação. 

Agora, para finalizar a sua revisão, teste seus conhecimentos com os exercícios que selecionamos para você! Bons estudos!

Confira todas as trilhas para a Recomposição de Aprendizagem: acesse aqui!

EXERCÍCIOS

Questão 01 (UM-SP):

Em “Brinca de tempo­-será” [poema de Manuel Bandeira], podemos afirmar que, morfologica­mente, tempo-será é:

a) adjetivo composto

b) advérbio

c) locução adverbial

d) locução adjetiva

e) substantivo composto

Questão 02 (FSA-SP):

Dentre as frases abaixo, escolha aquela em que há, de fato, flexão de grau para o substantivo.

a) O advogado deu-me seu cartão.

b) Deparei-me com um portão, imen­so e suntuoso.

c) A professora distribuiu as carti­lhas a todos os alunos

d) Moravam num casebre, à beira do rio.

e) A professora distribuiu as carti­lhas a todos os alunos.

Questão 03 (UPENET – IAUPE):

Assinale a alternativa na qual o segmento destacado exerce a função de adjetivo.

a) “Senhor futuro ministro da Saúde, queremos tratar de um motivo de orgulho (…)”.
b) “Graças aos esforços de cidadãos e governos de diversos partidos (…).”
c) “(…) diante de uma epidemia que se aproxima de um milhão de casos (….)”.
d) “A forma negativa (…) com que muitos ainda reagem àqueles que têm HIV (…)”.
e) “Enquanto vacina e cura ainda estão fora do horizonte, o Brasil segue (…)”.

Questão 04 (Fuvest):

As duas manas Lousadas! Secas, escuras e gárrulas como cigarras, desde longos anos, em Oliveira, eram elas as esquadrinhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicências, as tecedeiras de todas as intrigas. E na desditosa cidade, não existia nódoa, pecha, bule rachado, coração dorido, algibeira arrasada, janela entreaberta, poeira a um canto, vulto a uma esquina, bolo encomendado nas Matildes, que seus olhinhos furantes de azeviche sujo não descortinassem e que sua solta língua, entre os dentes ralos, não comentasse com malícia estridente.

(Eça de Queirós, A ilustre Casa de Ramires)

No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente:

a) atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece.

b) acentuar a exclusividade do comportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários.

c) definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocá-las como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade.

d) particularizar a maneira de ser das manas Lousadas; situá-las numa cidade onde são famosas pela

maledicência.

e) associar as ações das duas irmãs; enfatizar seu livre acesso a qualquer ambiente na cidade.

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