Veja no resumo o pensamento de Karl Marx com as ideias centrais sobre o Materialismo Dialético e a leitura da história que ele fez a partir de indicadores socioeconômicos.
Veja no resumo o pensamento de Karl Marx (1818-1883). Ele foi um dos pensadores mais polêmicos de todos os tempos, com impacto na Filosofia, na Sociologia, e Economia do Século XIX.
Marx construiu teorias e formulações de análise da história da humanidade elaboradas a partir de indicadores socioeconômicos, e que ele identificava como determinantes para as mudanças ao longo do tempo. E, a partir das ideias do filósofo Georg Wilhelm Hegel, estabeleceu um método de análise denominado Materialismo Dialético.
O pensamento de Karl Marx
Para você ver uma síntese do pensamento de Karl Marx e depois responder às perguntas do Simulado do Curso Enem Gratuito, veja uma aula-resumo para lhe ajudar na compreensão das ideias principais de Marx:
Muito bom este resumo. Mostra bem de onde partiu e até onde chegaram as ideias de Karl Marx.
O pensamento de Karl Marx influenciou grande parte dos movimentos políticos do século XX. Assim, o marxismo se tornou ao mesmo tempo uma importante teoria da sociedade moderna e uma influente doutrina para movimentos sociais de contestação ao capitalismo e de promoção do comunismo ou do socialismo.
A Descrição da aula sobre Karl Marx
Para facilitar a sua revisão, veja agora a descrição desta aula, com os tempos indicados para você fazer uma revisão pontual, se for necessário:
00:00 a 00:23 – Apresentação do professor e vinheta de abertura.
00:24 a 0:54 – Por que estudar Karl Marx?
0:55 a 1:49 – Karl Marx, sociólogo e filósofo alemão, trabalha com o conceito de materialismo histórico dialético. Ao contrário do idealismo hegeliano (que acreditava que tudo era realização do espírito – Geist), o marxismo defende que o responsável pela realização da história é o ser humano com necessidades materiais de produção, que se realiza no seu trabalho.
1:50 a 2:07 – Na linguagem dialética (tese, antítese e síntese), há a luta de classes. Exemplo: burguesia (tese), o proletariado (antítese) e revolução socialista (síntese).
2:08 a 3:13 – Comunismo não é uma identidade para o socialismo. O socialismo é um trajeto que sai do capitalismo, vai para um Estado socialista (proveniente de uma revolução proletária) e, com a ditadura do proletariado, o mundo é conduzido para o comunismo (sociedade sem classes).
3:14 a 3:30 – Na ótica marxista, nós já vivemos uma ditadura: a ditadura burguesa. Para desmontá-la, Marx dizia que era necessário haver uma ditadura proletária, que conduziria o mundo ao comunismo.
3:31 a 4:09 – Durante a Comuna de Paris (1871), que ocorreu no final da unificação alemã, muitos parisienses ocuparam as ruas da capital francesa e montaram governos comunais.
4:10 a 5:24 – Na perspectiva marxista, o trabalho é o realizador da vida humana. Antes da indústria, o ser humano produzia coisas que ele precisava.Com a indústria, esse ser humano torna-se proletário e opera máquinas, produzindo coisas que ele não vai usar ou, muitas vezes, nem tem dinheiro para comprar. Esse ser humano está, portanto, alienado do seu trabalho.
5:25 a 5:58 – Finalização da aula.
Resumo sobre Marx
As ideias de Karl Marx abriram polêmicas que atravessam os séculos desde então. Confira agora outra abordagem sobre a vida e a obra de Karl Marx para completar a sua revisão antes do simulado.
Valeu pra você? Então, agora, o desafio é o Simulado!
Veja também os Simulados do Curso Enem Gratuito sobre o pensamento e as obras do sociólogo alemão Max Weber e do pensador francês Émile Durkheim
Simulado sobre Karl Marx
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNEB BA/2016)
THAVES. Frank e Ernest. Disponível em:<http://www.educadores.diaadia. pr.gov.br/modules/galeria/uploads/4/1367007331charge_alienacao.png>.
Acesso em: 27 fev. 2016.A análise da charge e os conhecimentos sobre o desenvolvimento do capitalismo permitem corretamente afirmar que a situação descrita se refere
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNIT SE/2016)
Sobre a transformação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), liderada pela Rússia, e a formação da Comunidade de Estados Independentes (CEI), marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) O século XIX foi marcado pela retomada das ideias socialistas por alguns pensadores, dentre os quais se destacaram os alemães Karl Marx e Friedrich Engels.
( ) O socialismo implantado na Rússia, em 1917, não refletiu exatamente os princípios derivados das teorias marxistas.
( ) Os vultosos gastos feitos na área militar durante décadas de corridas armamentistas não comprometeram os investimentos no setor produtivo.
( ) A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) é um forum de coordenação política e econômica entre todas as ex-repúblicas soviéticas.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UEG GO/2015)
Quem saberá dizer quantos comunardos foram mortos durante a luta? Milhares foram massacrados posteriormente […]. Esta era a vingança do “povo respeitável”. Daquele momento em diante, um rio de sangue correu entre os trabalhadores de Paris e as “classes melhores”. E daí em diante também os revolucionários sociais aprenderam o que os esperava se não conseguissem manter o poder.
HOBSBAWN, Eric J. A era do capital. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. p. 234.
No trecho citado, o historiador inglês Eric Hosbsbawn descreve as consequências sofridas pelos participantes da Comuna de Paris, ocorrida em 1871. Esse levante popular que cercou e estabeleceu um governo de inspiração jacobina na capital francesa foi resultado imediato
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEL PR/2015)
O dinheiro alterou enormemente as relações sociais e, no desenvolvimento da história econômica da sociedade, atingiu o seu ápice com o modo de produção capitalista.
Com base nos conhecimentos sobre os estudos de Karl Marx, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as explicações sobre a produção da riqueza na sociedade capitalista.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNCISAL AL/2015)
Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a Natureza.
Marx, Karl. O capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. v. I. p. 149.
Partindo das concepções marxianas sobre o trabalho, assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UEPG PR/2015)
A revolução industrial, que teve início na Inglaterra a partir do final do século XVIII, trouxe consigo um novo sujeito histórico: a classe operária. A respeito desse segmento social originado no mundo contemporâneo, assinale o que for correto.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFGO/2015)
“Proletários de todos os países, uni-vos!”
Publicado pela primeira vez em 1848 o “Manifesto Comunista” foi escrito por Karl Marx e Friedrich Engels. Outra obra famosa de Marx, “O Capital”, ainda é estudada até os nossos dias.
Assinale a alternativa que contempla as principais ideias contidas nesses dois documentos.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UEG GO/2013)
A respeito do materialismo histórico de Karl Marx, verifica-se que é uma
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ESPM/2017)
A corrente do capitalismo cuja doutrina se caracteriza por um forte intervencionismo do Estado na economia é:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
TEXTO I
Cidadão
Tá vendo aquele edifício, moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
“Tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?”
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer.
BARBOSA, L. In: ZÉ RAMALHO. 20 Super Sucessos. Rio de Janeiro: Sony Music, 1999 (fragmento).
TEXTO II
O trabalhador fica mais pobre à medida que produz mais riqueza e sua produção cresce em força e extensão. O trabalhador torna-se uma mercadoria ainda mais barata à medida que cria mais bens. Esse fato simplesmente subentende que o objeto produzido pelo trabalho, o seu produto, agora se lhe opõe como um ser estranho, como uma força independente do produtor.
MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos (Primeiro manuscrito). São Paulo: Boitempo Editorial, 2004 (adaptado).
Com base nos textos, a relação entre trabalho e modo de produção capitalista é
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
.
===