Entenda como Karl Marx contribuiu para a compreensão do sistema capitalista e como seu pensamento influenciou os movimentos sociais do século XX.
Karl Marx buscou compreender a gênese do capitalismo industrial e a condição social dos trabalhadores nos países europeus no final do século XIX. Junto com Friedrich Engels, formulou a principal crítica científica ao sistema capitalista, de grande importância para os campos da sociologia, história, filosofia, economia e ciência política.
O pensamento de Karl Marx influenciou grande parte dos movimentos políticos do século XX. Assim, o marxismo se tornou ao mesmo tempo uma importante teoria da sociedade moderna e uma influente doutrina para movimentos sociais de contestação ao capitalismo e de promoção do comunismo ou do socialismo.
As principais obras de Marx são O Capital e o Manifesto Comunista, este escrito em parceria com Engels. Além dos livros mais conhecidos, Marx também escreveu outras obras de destaque para a sociologia e a ciência política, tais como O 18 Brumário de Luís Bonaparte e Contribuição à crítica da economia política.
Introdução ao pensamento de Marx
Veja agora com a professora Anna Amorim, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução completa ao pensamento de Karl Marx.
Gostou do resumo? Muito show. Confira agora em detalhes o Materialismo Histórico.
O materialismo histórico
O ponto de partida do pensamento de Marx é o desenvolvimento histórico dos meios materiais de produção e reprodução das sociedades. Por isso, o seu método é conhecido como materialismo histórico, em oposição ao idealismo da filosofia alemã (que concebia a realidade como resultado do pensamento dos indivíduos).
Do ponto de vista do materialismo histórico marxista, o motor da história é a dialética, ou seja, o conflito entre as forças produtivas e as relações de produção. Por isso, podemos afirmar que para Marx a história das sociedades é a história da luta de classes.
Modos de produção, infraestrutura e superestrutura
Karl Marx divide a história em ciclos de modos de produção:
O modo de produção primitivo, na pré-história, onde os bens materiais providos pela coleta e caça eram de todos da comunidade;
O modo de produção asiático, presente nas civilizações antigas com base no escravismo;
O modo de produção feudal, na idade média, com relações hierárquicas entre senhores e servos;
O mode de produção capitalista, onde temos duas classes: os donos dos meios de produção (denominados por Marx de burgueses) e os proletários (trabalhadores).
As sociedades se organizam em relações de produção que correspondem a uma determinada etapa de desenvolvimento das suas forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção forma a estrutura econômica de determinada sociedade.
A estrutura econômica é a base real sobre a qual se ergue a superestrutura correspondente a expressões da consciência social. Para Marx, o modo de produção da vida material é que condiciona o processo da vida social, política, intelectual e espiritual.
Ou seja, a estrutura econômica determina a superestrutura, e não o contrário. Veja na imagem acima. A infraestrutura ou estrutura econômica (os modos de produção) determina a superestrutura social (religião, direito, cultura, artes, ciência, etc.).
O Manifesto Comunista
Marx defende que as revoluções ocorrem por causa das contradições da estrutura material, isto é, do conflito existente entre as classes.
No “Manifesto do Partido Comunista”, Marx e Engels chegam à conclusão de que os conflitos entre burgueses e proletários levarão à destruição do capitalismo e, consequentemente, conduzirão ao comunismo (sociedade sem classes).Marx e Engels, no “Manifesto Comunista”, incitam os trabalhadores à tomada de consciência de classe: “Proletários de todo o mundo, uni-vos!”.
O Trabalho para Marx, Weber e Durkheim
A Sociologia do Enem cobra três autores em detaque: Karl Marx; Émile Durkheim; e Max Weber. Veja no resumo qual e o enfoque de cada um deles para explicar O Trabalho humano:
Gostou aí das comparações? Muito boa esta aula da professora Anna. Veja agora “O Capital”, que é a síntese do pensamento econômico de Karl Marx.
O Capital: a mercadoria e a mais-valia
Em “O Capital”, Marx e Engels se propõem a fazer um estudo detalhado e científico do capitalismo. Para isso, eles começam sua análise pela “célula básica” da sociedade capitalista: a mercadoria. Vamos seguir o raciocínio de Marx e Engels?
Cada mercadoria tem um valor, que é medido pela quantidade de trabalho humano. Ou seja, podemos determinar o valor de uma mercadoria pelo trabalho que deu para fazê-la: foi necessário 1 hora ou 12 horas de trabalho para produzir uma mercadoria, por exemplo.
Os autores diferenciam dois tipos de valores: valor de uso e valor de troca.
Valor de uso é quando a mercadoria satisfaz uma necessidade humana.
Valor de troca é quando ela é trocada por outra mercadoria.
Quando uma mercadoria é trocada por dinheiro, falamos que ela foi vendida. Quando uma mercadoria é vendida, ela tem um preço. Preço é a expressão monetária do valor de troca.
Burgueses x Trabalhadores
Na lógica de Marx, os burgueses são aqueles que detêm os meios de produção. Já os proletários são aqueles que nada mais têm além da sua força de trabalho. A força de trabalho também é uma mercadoria, a qual os proletários vendem para o burguês em troca de dinheiro (salário).
Porém, o valor de sua força de trabalho durante o tempo que está produzindo é muito maior do que o salário recebido. Por exemplo, todos os dias o trabalhador produz uma quantidade X de valor, mas recebe apenas um terço de X. Logo, os dois terços não-pagos ao trabalhador se transformam em riqueza para o burguês.
Esse trabalho excedente é o que Marx chama de mais-valia e constitui na expressão primordial da exploração da força de trabalho pelo capital.
A Mais-valia
Marx se pergunta: por que homens e mulheres não percebem a condição de exploração em que vivem? O autor chama de alienação quando o operário desconhece o funcionamento do modo de produção e não percebe que está sendo “roubada” parte do seu trabalho.
Nesse contexto, a ideologia seria o meio usado pelos dominantes para exercer tal dominação, fazendo com que esta não seja percebida como tal pelos dominados. Assim, Marx considera que a ideologia dominante é a da classe dominante.
Simulado de Karl Marx
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UNEB BA/2016)
THAVES. Frank e Ernest. Disponível em:<http://www.educadores.diaadia. pr.gov.br/modules/galeria/uploads/4/1367007331charge_alienacao.png>.
Acesso em: 27 fev. 2016.
A análise da charge e os conhecimentos sobre o desenvolvimento do capitalismo permitem corretamente afirmar que a situação descrita se refere
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNIT SE/2016)
Sobre a transformação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), liderada pela Rússia, e a formação da Comunidade de Estados Independentes (CEI), marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) O século XIX foi marcado pela retomada das ideias socialistas por alguns pensadores, dentre os quais se destacaram os alemães Karl Marx e Friedrich Engels.
( ) O socialismo implantado na Rússia, em 1917, não refletiu exatamente os princípios derivados das teorias marxistas.
( ) Os vultosos gastos feitos na área militar durante décadas de corridas armamentistas não comprometeram os investimentos no setor produtivo.
( ) A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) é um forum de coordenação política e econômica entre todas as ex-repúblicas soviéticas.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UEG GO/2015)
Quem saberá dizer quantos comunardos foram mortos durante a luta? Milhares foram massacrados posteriormente […]. Esta era a vingança do “povo respeitável”. Daquele momento em diante, um rio de sangue correu entre os trabalhadores de Paris e as “classes melhores”. E daí em diante também os revolucionários sociais aprenderam o que os esperava se não conseguissem manter o poder.
HOBSBAWN, Eric J. A era do capital. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. p. 234.
No trecho citado, o historiador inglês Eric Hosbsbawn descreve as consequências sofridas pelos participantes da Comuna de Paris, ocorrida em 1871. Esse levante popular que cercou e estabeleceu um governo de inspiração jacobina na capital francesa foi resultado imediato
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEL PR/2015)
O dinheiro alterou enormemente as relações sociais e, no desenvolvimento da história econômica da sociedade, atingiu o seu ápice com o modo de produção capitalista.
Com base nos conhecimentos sobre os estudos de Karl Marx, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as explicações sobre a produção da riqueza na sociedade capitalista.
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNCISAL AL/2015)
Antes de tudo, o trabalho é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a Natureza.
Marx, Karl. O capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. v. I. p. 149.
Partindo das concepções marxianas sobre o trabalho, assinale a alternativa correta.
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UEPG PR/2015)
A revolução industrial, que teve início na Inglaterra a partir do final do século XVIII, trouxe consigo um novo sujeito histórico: a classe operária. A respeito desse segmento social originado no mundo contemporâneo, assinale o que for correto.
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(IFGO/2015)
“Proletários de todos os países, uni-vos!”
Publicado pela primeira vez em 1848 o “Manifesto Comunista” foi escrito por Karl Marx e Friedrich Engels. Outra obra famosa de Marx, “O Capital”, ainda é estudada até os nossos dias.
Assinale a alternativa que contempla as principais ideias contidas nesses dois documentos.
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UEG GO/2013)
A respeito do materialismo histórico de Karl Marx, verifica-se que é uma
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ESPM/2017)
A corrente do capitalismo cuja doutrina se caracteriza por um forte intervencionismo do Estado na economia é:
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
TEXTO I
Cidadão
Tá vendo aquele edifício, moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
“Tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?”
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer.
BARBOSA, L. In: ZÉ RAMALHO. 20 Super Sucessos. Rio de Janeiro: Sony Music, 1999 (fragmento).
TEXTO II
O trabalhador fica mais pobre à medida que produz mais riqueza e sua produção cresce em força e extensão. O trabalhador torna-se uma mercadoria ainda mais barata à medida que cria mais bens. Esse fato simplesmente subentende que o objeto produzido pelo trabalho, o seu produto, agora se lhe opõe como um ser estranho, como uma força independente do produtor.
MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos (Primeiro manuscrito). São Paulo: Boitempo Editorial, 2004 (adaptado).
Com base nos textos, a relação entre trabalho e modo de produção capitalista é
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Sobre o(a) autor(a):
Luiz Antonio é formado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Sociologia também pela UnB. Atualmente é doutorando em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP).
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