Os movimentos sociais influenciaram não somente as relações sociais, mas também as artes. Os quadrinhos, em especial, refletiram a efervescência dos movimentos sociais do século XX. Veja como os quadrinhos podem te ajudar a revisar História para o Enem!
O século XX foi certamente o mais agitado da história da humanidade. Tivemos duas grandes guerras mundiais, um período tenso de Guerra Fria e o medo de um apocalipse nuclear. Somado a isso, os movimentos sociais efervesceram pelo mundo todo.
Surgiram conflitos internacionais no oriente médio, nasceram diferentes movimentos artísticos, tivemos um grande o salto tecnológico, consolidamos os direitos naturais e do ser humano entre diversas outras coisas. Sendo assim, o século XX desperta a atenção de diversos estudiosos, e com razão.
Os conflitos sociais e políticos do período acabam sendo refletidos nas expressões artísticas, como os quadrinhos. Embora estudiosos tracem históricos do surgimento das histórias em quadrinhos para antes de 1900, o século XX mostrou ao mundo o potencial desta mídia. Mas o que movimentos sociais e as HQs têm a ver?
Super-heróis e movimentos sociais
Primeiro, vamos ao epicentro da história. Nos Estados Unidos, durante as décadas de 60 e 70, os conflitos sociais tomaram grandes proporções. Movimentos como o feminista, o negro e de contracultura hippie se manifestaram tão intensamente que ganharam destaque internacional.
Muitos jovens se uniam a estes ideais revolucionários na intenção de contradizer a geração de seus pais e mudar sua sociedade.
Estas manifestações eram representadas nas HQs por meio de personagens que incorporavam alguma dessas ideias, como o personagem Luke Cage, Pantera Negra, Falcão, no que se refere ao movimento negro, Miss Marvel e Mulher Hulk, na questão da representatividade feminina e, por fim, o grupo de heróis X-Men que aglutinava toda a questão da luta das minorias.
O Movimento Negro
A discriminação com base étnico-racial nos EUA tem uma base sólida construída através de vários séculos de dominação. A partir do século XX os movimentos sociais que combatiam isto passaram a crescer e se acentuaram na década de 1950. Surgiu então o Movimento pelos Direitos Civis, em paralelo aos movimentos de emancipação na África e Ásia que lutavam pela descolonização europeia.
O personagem Luke Cage é um grande ícone desta geração de mobilização social. Um personagem negro, preso injustamente e a prova de balas. Grandes representações significativas, já que o povo negro sofria no contexto estadunidense com a perda de direitos civis básicos, marginalização dos guetos e violência policial.
As lideranças religiosas tiveram grande importância neste processo. O pastor batista Martin Luther King tornou-se um grande ícone pacifista do período, organizou diversas manifestações, marchas e protestos, articulando as lutas sociais para além dos tribunais.
Em paralelo aos movimentos pacifistas do período, o movimento “Black Power” ou, traduzindo literalmente, Poder Negro, apresentava outra abordagem. Esta vertente pregava um combate mais violento ao racismo institucionalizado nos EUA.
Os Panteras Negras, por exemplo, faziam vigílias em bairros negros ostentando armamento pesado no intuito de proteger estas regiões marginalizadas. Esta abordagem teve o muçulmano Malcolm X como grande ícone de liderança. Mesmo com abordagens diferentes, os dois líderes acabaram sendo assassinatos. Nos quadrinhos, suas ideias são transpostas nas figuras de Magneto e Professor Charles Xavier, do grupo de heróis X-Men.
Assista essa live do canal MundoEdu para turbinar seu conhecimento sobre movimentos sociais:
Movimento Feminista
O movimento feminista do século XX passou por diversos momentos importantes. Chamamos estes momentos de “ondas”, pois, assim como o movimento marítimo, essas mudanças surgem rapidamente, causam grande impacto e retrocedem deixando alguns resultados. Imagine uma grande onda surgindo, estourando e recuando para o mar deixando algumas espumas na areia.
As ideias pré-feministas surgiram no século XIX, entretanto não eram organizadas o suficiente para serem aglutinadas em movimentos sociais. Apenas no início do século XX, com a primeira onda feminista, que o movimento tomou mais forma.
Neste momento as mulheres lutavam para participar de espaços completamente utilizados por homens, principalmente o político. Lutavam pelo direito ao voto e participação nas decisões políticas e questionavam alguns papeis impostos às mulheres, como submissão e passividade.
Já no feminismo de segunda onda alguns debates começaram a se desenvolver. Nas décadas de 60 e 70, algumas questões como controle sobre o próprio corpo em termos sexuais e reprodutivos passam a ser pauta.
Além disto, considerando a grande efervescência étnico-racial citada anteriormente, o debate sobre raça, sexualidade e classe social também incorporam o movimento. Neste período surge o feminismo identitário que considera o recorte de classe para analisar as origens da discriminação de gênero.
Já na década de 90 vemos o que se pode considerar o feminismo de terceira onda. Um movimento que denota uma negação acentuada da economia neoliberal capitalista, especialmente no que se refere ao consumismo, como o movimento punk e o “faça você mesmo”, o qual incentiva que as pessoas façam os itens de sua necessidade, evitando estimular a indústria. Neste período o debate sobre gênero se acentua, principalmente nas questões das diversas identidades de gênero.
Nos quadrinhos é possível identificar algumas personagens oriundas da época do feminismo de segunda onda. Geralmente mulheres independentes, solteiras e em profissões estáveis, como a Mulher Aranha, uma secretária, a Mulher Hulk, uma advogada e a Miss Marvel, membro das forças aéreas.
Em meio a tantas personagens utilizadas apenas como ferramenta de roteiro para os personagens masculinos, personagens feministas fortes como a Jim Grey e Tempestade, dos X-Men, e as citadas anteriormente, acendiam uma fagulha para uma utilização mais positiva de personagens femininas.
Estes movimentos e tantos outros que surgiram no século XX, como movimento hippie de contracultura, marcado pelas reivindicações anti-guerra, marcam um grande aspecto humano que é a construção da cidadania.
A luta coletiva e progressiva por uma sociedade melhor, mais justa e igualitária é o que define a nossa inquietação perante o que consideramos errado no mundo que vivemos, portanto todos podemos exercer a cidadania, assim como as pessoas que compunham os movimentos sociais do século XX fizeram. Esta inquietação garante nosso papel como agentes de nossa história, participando do processo histórico de nosso tempo.
Para finalizar sua revisão, veja esta videoaula do Professor Leandro Vieira, do canal ProEnem:
Quer saber um pouco mais sobre como podemos exercer a cidadania? Ouça este podcast do UcroniaCast:
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UDESC SC/2018)
Assim como muitos movimentos sociais, o movimento feminista caracteriza-se, historicamente, pela diversidade de pautas e de sujeitos. Por outro lado, é possível afirmar a existência de objetivos que foram bastante significativos para a consolidação deste movimento, em âmbito abrangente.
Sobre o movimento feminista, é correto afirmar:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos sociais do século XX para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(Mackenzie SP/2018)
“Em 30 de janeiro de 1933, Hitler se tornou chanceler da Alemanha (…) [e] agiu rápido para extinguir a democracia [no país]. Um Decreto de Emergência, aprovado pelo Reichstag em 5 de fevereiro, desapropriava todos os prédios e todas as prensas tipográficas do Partido Comunista e fechava as organizações pacifistas. Os Camisas Marrons atacaram os prédios da federação dos sindicatos e surraram opositores políticos nas ruas. (…)
A partir de 9 de março, o terror encontrou uma base segura atrás de arames farpados. O processo se iniciou no dia em que a SS enviou milhares de críticos do regime, entre eles comunistas, social-democratas, sindicalistas e judeus de toda sorte para um assim chamado ‘campo de concentração’ criado em Dachau, perto de Munique, coordenado por um dos pelotões mais brutais da SS na Baviera”.
Martin Gilbert. A História do Século XX.
São Paulo: Planeta, 2016, pp.243-244
O texto aponta a ideologia e as ações levadas adiante pelo regime nazista na Alemanha. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos sociais do século XX para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UNCISAL AL/2018)
“Verás que um filho seu não foge à luta” (Hino Nacional Brasileiro).
Sobre os movimentos sociais no Brasil e a participação popular, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos sociais do século XX para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNIRG TO/2018)
“A revolução de 1959 foi o processo que formou a nação cubana. No caso dos países latino-americanos, marcados por heranças da colonização europeia e da escravidão, “formar a nação” significa dois movimentos: por um lado, conquistar a independência em relação ao poder econômico estrangeiro e, por outro, atingir um nível de igualdade social capaz de embasar uma nova identidade nacional, com densidade popular. Desde 1959, Cuba manda em si mesma e construiu um sistema social igualitário”
Conforme defende o texto, a nação cubana não surgiu com a proclamação de sua independência da metrópole espanhola nos finais do século XIX, mas com o movimento revolucionário, liderado por Fidel Castro, em meados do século XX. Assinale a alternativa que justifica corretamente essa concepção:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos sociais do século XX para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(PUC SP/2017)
“Pobreza, discriminação, segregação, linchamento e violência policial — tudo isso caracterizava a vida dos negros dos Estados Unidos nos anos 50. Aproveitando as mensagens de liberdade e prosperidade do discurso oficial e apoiados por seus aliados brancos, negros de todo o país, tanto dos estados outrora escravistas do sul quanto dos do norte, construíram o mais importante movimento da história dos Estados Unidos, o ‘Movimento por Direitos Civis’. Conferindo à palavra ‘liberdade’ um novo sentido de igualdade e reconhecimento de direitos e oportunidades, conseguiram mudar as relações raciais, políticas e sociais nos Estados Unidos, inspirando outros americanos a lutar pelos seus direitos.”
Sean Purdy. “O outro sonho americano”. In: História Viva, nº 54, abril de 2008.
Entre as vertentes que compuseram o movimento citado no texto, é correto citar
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos sociais do século XX para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(IFBA/2017)
A imagem acima representa uma das Revoltas da história do Brasil, início do século XX: a Revolta da Vacina. Ocorrida no Rio de Janeiro, esse movimento demonstra os problemas mais recorrentes do Brasil nesse período, dentre os quais podemos destacar:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos sociais do século XX para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UEFS BA/2015)
Movimentos sociais ocorridos nas primeiras décadas do século XX, as greves operárias e o fenômeno do Padre Cícero, no Ceará, têm como ponto comum
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos sociais do século XX para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFGD MS/2014)
As cenas representam dois momentos da organização de movimentos sociais, na transição do século XX para o século XXI.
Nelas, identificam-se instrumentos e posturas na organização de manifestações coletivas.
Com base nas imagens, compreende-se que:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre os movimentos sociais do século XX para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UERJ/2011)
Eu sou um homem, e é todo o passado do mundo que preciso retomar. Cada vez que um homem fez triunfar a dignidade do espírito, cada vez que um homem disse não a uma tentativa de escravização de seu semelhante, eu me senti solidário com sua atitude. Eu, homem de cor, quero apenas uma coisa: que nunca mais haja escravização do homem pelo homem.
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade