Entenda as principais características que definem os seres vivos, como reprodução, hereditariedade, metabolismo e evolução. Ao final, teste seus conhecimentos com a lista de exercícios!
A definição do que é vida ou do que é um ser vivo é um desafio e pode variar bastante. Não é consenso nem mesmo entre os biólogos. Porém, existem algumas características básicas dos seres vivos que são citadas pela maior parte dos cientistas como essenciais.
Videoaula sobre definição dos seres vivos
Nesta aula, a professora Cláudia de Souza Aguiar explica quais são as características básicas que definem um ser vivo.
Características dos seres vivos
1. Composição complexa
Talvez você já tenha estudado em química os compostos orgânicos. Então, você provavelmente deve lembrar que estas substâncias são compostas, principalmente, pelos elementos que chamamos de “CHONPS” – Carbono (C) – Hidrogênio (H) – Oxigênio (O) – Nitrogênio (N) – Fósforo (P) – Enxofre (S).
Esses elementos, nessa ordem, são os mais abundantes nas moléculas que formam os seres vivos. São exemplo de moléculas orgânicas as proteínas, os carboidratos e os lipídios. Em geral, as moléculas orgânicas têm como base cadeias carbônicas.
Além disso, essas substâncias são muitas vezes maiores e têm estruturas mais complexas que as moléculas inorgânicas. As moléculas inorgânicas, como a água e o gás oxigênio, são frequentemente menores e formadas por vários tipos de elementos químicos.
É importante que você lembre que estes compostos também são importantes para os seres vivos e que precisamos deles para os mais variados processos metabólicos. Alguns compostos inorgânicos estão presentes em grande quantidade no organismo dos seres vivos, como a água, outros estão em pequenas quantidades, como os sais minerais.
2. A Presença de células
Todo organismo vivo é composto de, pelo menos, uma célula. As únicas exceções a esta característica seriam os vírus, formados apenas de uma cápsula de proteínas e material genético, sem formação celular. Essa característica, inclusive, é o principal motivo para não haver consenso sobre os vírus serem seres vivos ou não.
3. Organização complexa
Os seres vivos se organizam de uma maneira extremamente complexa que facilita a manutenção de suas vidas e as interrelações que estabelecem. No menor nível de organização do corpo de um ser vivo encontramos os átomos. Estes se organizam formando uma infinidade de moléculas de diferentes substâncias.
Por sua vez, as moléculas se organizam, formando estruturas presentes nas unidades básicas dos seres vivos: as células.
Seres unicelulares e pluricelulares
Muitos organismos possuem uma única célula, porém, seus níveis de organização não param por aí: eles ainda se organizam em níveis ecológicos, como as populações (grupos de seres vivos da mesma espécie) e as comunidades (grupos de populações que habitam determinada região).
Quantas células tem o corpo humano?
Nos pluricelulares temos ainda outros tipos de organização em seus corpos: os tecidos, formados por conjuntos de células; os órgãos, formados por conjuntos de tecidos; e os sistemas, formados por vários órgãos que juntos desempenham determinada função no organismo.
4. Ciclo vital
Todos os seres vivos possuem um ciclo de vida. Isso quer dizer que todos irão passar por mudanças ao longo da vida produzidas pelo seu crescimento e seus processos metabólicos interagindo com o ambiente. Cada ser vivo irá ter um ciclo vital específico que dependerá do ambiente onde vive, da sua estrutura e do seu ciclo reprodutivo.
5. Reprodução e hereditariedade
Todos os seres vivos são capazes de se reproduzirem e transmitirem suas características aos seus descendentes. Essa capacidade é o que permite aos seres vivos realizarem a manutenção e a perpetuação da espécie. Essa capacidade, como você deve saber, está totalmente ligada ao DNA, presente nas células de todos os seres vivos.
Porém, é importante também que você lembre que as características de um ser vivo não estão apenas ligadas à hereditariedade. As características apresentadas são resultado da interação de seu conjunto gênico e da interação deles como o ambiente.
6. Nutrição, metabolismo e crescimento
Todos os seres vivos possuem a capacidade de se nutrirem (absorvendo/comendo outros seres vivos, ou ainda fazendo processos autotróficos). Essa capacidade é o que permite aos seres vivos capturarem moléculas do ambiente que serão utilizadas na produção de energia e na construção de células.
Essa construção de novas células pode ser utilizada na multiplicação de indivíduos, como o que ocorre nos seres unicelulares, ou ainda na regeneração tecidual ou crescimento. Esse processo de construção de estruturas é chamado de anabolismo. Já o processo de inverso, que quebra substâncias, é chamado de catabolismo.
A soma de todos esses processos é chamada de metabolismo. Os processos metabólicos são essenciais para manter o organismo vivo e em equilíbrio. A este equilíbrio damos o nome de homeostase.
7. Irritabilidade
Irritabilidade é o nome que damos à capacidade de os seres vivos reagirem à mudanças e estímulos vindos do ambiente. A irritabilidade pode ser percebida por movimentos produzidos por um ser vivo, como um piscar de olhos quando algo se aproxima rapidamente do nosso rosto; ou ainda respostas fisiológicas, como quando suamos ao tentarmos regular nossa temperatura em um ambiente quente.
É importante que você lembre que nem sempre é possível percebermos a resposta produzida por um ser vivo. Por exemplo, quando mudamos uma planta de lugar e a incidência de luz sobre ela, a planta pode apenas produzir uma resposta celular, alterando a posição de seus cloroplastos, ou ainda uma resposta sistêmica, em que a planta cresce lentamente em direção à luz.
8. Evolução
Todos os seres vivos estão em constante evolução. Isso quer dizer, que a todo momento nós, seres vivos, estamos submetidos às pressões presentes no ambiente e lentamente as populações as quais pertencemos apresentam transformações provenientes da seleção que o ambiente realiza sobre nossas características. Esse processo é chamado evolução.
Videoaula sobre as características dos seres vivos
Para finalizar sua revisão e estudar ainda mais sobre as características básicas dos seres vivos, veja a videoaula da professora Juliana!
Exercícios sobre as características dos seres vivos
Agora, resolva os exercícios a seguir e verifique se você de fato aprendeu tudo sobre as características dos seres vivos.
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(IFSC/2013)
Parece incrível que uma borboleta surja de uma lagarta. E também que um médico, com auxílio de um aparelho especial, consiga observar o bebê ainda em formação dentro do ventre materno e acompanhar as transformações que o novo ser atravessa até nascer. Os seres vivos têm origem em outro ser vivo. A partir daí, se desenvolvem, crescem, se reproduzem e morrem. É CORRETO afirmar que essa série de mudanças constitui uma das características dos seres vivos denominada:
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UECE/2000)
Existem inúmeras características que nos permitem diferenciar a matéria viva da inanimada. A característica “O ser vivo é capaz de manter a constância do meio interno” é identificada como:
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ACAFE SC/2003)
Os _________ não têm organização celular, mas se ____________ e apresentam ____________, que são propriedades dos seres vivos. São totalmente dependentes de células hospedeiras e, portanto, _________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima.
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!v
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(PUC RJ/1994)
Há pessoas que acreditam que “conversando” com as plantas, estas crescem com mais exuberância por se sentirem acariciadas. No entanto, é cientificamente provado que esse procedimento não tem fundamento, uma vez que os vegetais são desprovidos de:
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(FGV/2015)
Carl Woese propôs, em 1990, uma nova classificação na qual os seres vivos são divididos em três domínios, sendo eles Bacteria, Archaea e Eukaria.
A partir da análise da árvore filogenética proposta, é correto afirmar que se trata de um sistema de classificação
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(PUC MG/2015)
Com surgimento do microscópio eletrônico, foi possível visualizar os vírus e identificá-los como agentes causadores de inúmeras doenças. Sobre os vírus foram feitas as seguintes afirmações:
I. São seres acelulares, que dependem totalmente de uma célula, procarionte ou eucarionte, para síntese de suas moléculas estruturais e reprodução.
II. Embora sejam considerados as formas de vida mais primitivas conhecidas atualmente, certamente os vírus não foram os primeiros seres vivos que surgiram na Terra.
III. Considerando-se que existem vírus específicos para todos os reinos celulares, é indicativo que não tiveram uma origem única.
IV. No meio extracelular, os vírus não são metabolicamente inertes devido a sua capacidade de atacar células específicas.
São afirmativas CORRETAS:
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFRGS/2017)
Observe a tira abaixo.
BECK, A. Armandinho. Zero Hora. 10 ago. 2015.
A biologia como ciência começou a ser estruturada no século XIX.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a essa área de conhecimento.
( ) As células são unidades estruturais básicas que provêm de células preexistentes.
( ) Os seres vivos são geneticamente relacionados e capazes de evoluir.
( ) A maioria das reações químicas que mantém os organismos vivos ocorre no ambiente extracelular.
( ) Conclusões obtidas a partir de um determinado organismo não podem servir de base para investigações em outros seres vivos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UEA AM/2017)
Alguns pesquisadores discutem se os vírus devem ser considerados organismos vivos, uma vez que, dentre as várias características de um ser vivo, os vírus
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM/2017)
A classificação biológica proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas utilizando, como critérios de classificação, a organização celular e o modo de nutrição. Woese e seus colaboradores, com base na comparação das sequências que codificam o RNA ribossômico dos seres vivos, estabeleceram relações de ancestralidade entre os grupos e concluíram que os procariontes do reino Monera não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo.
A diferença básica nas classificações citadas é que a mais recente se baseia fundamentalmente em
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UEFS BA/2016)
Os organismos vivos e seu ambiente não vivo ou abiótico estão inseparavelmente interrelacionados e interagem entre si. Denomina-se de sistemas ecológicos ou ecossistemas qualquer unidade, biossistema, que abranja todos os organismos que funcionam em conjunto, a comunidade biótica, em uma dada área, interagindo como ambiente físico de tal forma que um fluxo de energia produza estruturas bióticas claramente definidas e uma ciclagem de materiais entre as partes vivas e não vivas. (ODUM, 2008, p. 9).
ODUM, Eugene P. Ecologia. São Paulo: Guanabara, 2008.
Analisando-se as informações do texto e com base nos conhecimentos a respeito dos ecossistemas, em geral, é correto afirmar:
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
A resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Doutorado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade