Revise com a gente as principais características da Tabela Periódica de Mendeleyev. Entenda como ela está organizada para resolver mais rápido as questões de Química nas provas do Enem e dos vestibulares.
Cada elemento químico é singular, suas propriedades e características são únicas. No entanto, existem grupos de elementos que se comportam de maneira semelhante. Isso proporcionou o agrupamento dos elementos em famílias, dando origem à Tabela Periódica.
Nasceu assim, a classificação periódica dos elementos, a principal via de acesso à Química, que permitiu ao ser humano identificar, experimentar e utilizar cada elemento químico de acordo com as suas propriedades e aplicações práticas, visando o desenvolvimento científico, econômico e social.
Veja a origem da Tabela Períódica – Confira como tudo começou na introdução da professora Larissa Campos, do canal do Curso Enem Gratuito.
A Tabela Periódica de Mendeleyev
De todas as tentativas de classificação dos elementos químicos, a mais meticulosa foi a feita por Dimitri Ivanovitch Mendeleyev em 1869.
Esse cientista ordenou cerca de 60 elementos químicos conhecidos em sua época em 12 linhas horizontais, em ordem crescente de massas atômicas e tomando o cuidado de colocar na mesma vertical os elementos de propriedades químicas semelhantes, como você pode ver na figura 1.Figura 1. Tabela periódica de Mendeleyev
E hoje, como está a tabela periódica?
Além de mais completa, a Classificação Periódica de hoje apresenta os elementos químicos dispostos em ordem crescente de número atômico, conceito esse estabelecido em 1913 por Henry G.J.Moseley (1887 – 1915), ao verificar que esse valor caracterizava melhor um elemento químico do que a sua massa atômica.
Veja a tabela periódica moderna na figura 2.Figura 2. Tabela periódica atual
Colunas, Grupos ou Famílias
Uma linha vertical ou coluna corresponde a uma família ou grupo de elementos químicos que apresentam uma regularidade na variação de propriedades físicas e químicas e, no caso dos grupos 1,2,13,14,15,16,17 e 18, a última camada com o mesmo número de elétrons.
A numeração tradicional das dezoito colunas é 1A, 2A, 3B…. Mas, atualmente, a IUPAC recomenda a numeração 1,2,3,4….
Resumo sobre a Tabela Periódica atual
Veja agora como professor Felipe Sobis, um campeão de aulas de Química na Internet, uma explicação simples e rápida para você dominar os fundamentos da Tabela Periódica de Mendeleyev
Olha as dicas do professor Sobis:
A – Propriedades periódicas são propriedades que se repetem em alguns períodos e quem evidencia isso é a tabela periódica. Existem 5 propriedades principais: raio atômico, eletropositividade, eletronegatividade, eletroafinidade e energia de ionização.
B – Raio Atômico. Se pensarmos no átomo como uma circunferência, a distância entre seu núcleo e uma das extremidades é seu raio, que mostra o quão grande é o átomo. Na tabela periódica, essa propriedade vai crescer da direita para a esquerda, de cima para baixo.
C – A eletropositividade diz quanto o elemento é metálico. Numa ligação química, o elemento metálico tem a tendência de perder elétrons. Assim como o raio atômico, a eletropositividade, na tabela periódica, vai crescer da direita para a esquerda, de cima para baixo.
D – A eletronegatividade é a propriedade que um átomo de um elemento tem de atrair elétrons da ligação quando combinado com outro átomo. O átomo que atrai esses elétrons com mais força é mais eletronegativo. A ordem, na tabela periódica, é de baixo para cima, da esquerda para a direita.
E – A eletroafinidade (de baixo para cima, da esquerda para a direita) é a quantidade de energia que um átomo libera ao ganhar um elétron. A quantidade de energia liberada pelo átomo será maior quanto mais fortemente o elétron atraído se ligar no átomo.
F – A energia de ionização é a energia que o átomo absorve para poder perder um elétron. A ordem dela é a mesma da eletronegatividade. A primeira energia de ionização (EI1) é aquela requerida para remover o primeiro elétron de um átomo isolado no estado gasoso, a energia para remover o segundo elétron é chamada de segunda energia de ionização (EI2) e assim por diante.
G – A primeira energia de ionização é sempre menor que a segunda, que por sua vez é sempre menor que a terceira. Isso ocorre porque, com a perda de elétrons, o íon fica cada vez mais positivo e, portanto, passa a atrair os elétrons com mais força.
Algumas famílias têm nomes especiais:
1A – Metais Alcalinos
2A – Metais alcalinos terrosos
6A – Calcogênios
7A – Halogênios
8A – Gases Nobres
Fique ligado(a)!
1) O Hidrogênio embora apareça na coluna 1ª, não é um metal alcalino. Pelo contrário, o hidrogênio é tão diferente de todos os demais elementos químicos que algumas classificações preferem colocá-lo fora da tabela periódica.
2) Os elementos das colunas que antes eram indicados pela letra A (1A até zero) e hoje correspondem aos números 1, 2, e 13 a 18 são os mais importantes da tabela, os elementos representativos. Em cada coluna dessas, a semelhança de propriedades químicas entre os elementos é máxima.
3) Os elementos das colunas anteriormente representados pela letra B (família 1B até 8B), e que atualmente correspondem aos grupos de 3 a 12, constituem os elementos de transição. Os lantanídeos e os actinídeos são conhecidos como elementos de transição interna, e estão abaixo do corpo principal da tabela.
O Períodos da Tabela
Uma linha horizontal na tabela periódica indica um período de elementos químicos. O número do período corresponde ao número de camadas eletrônicas preenchidas para cada átomo, como você pode ver na figura 4.
Veja os Metais e não Metais na Tabela Periódica
Outra separação que podemos notar na Classificação Periódica é a que divide os elementos em Metais, não metais (ou ametais), semimetais e gases nobres (Figura 5).
Os metais são sólidos nas condições ambientes, com exceção do mercúrio (Hg), que é líquido. Eles conduzem bem eletricidade e calor. Os não metais, por sua vez, são maus condutores de corrente elétrica e calor, exceto o carbono na forma de grafita, que é bom condutor de eletricidade e calor.
Algumas classificações ainda apresentam os semimetais, que são elementos com propriedades intermediárias entre as dos metais e dos não metais. No entanto, desde 1986 a IUPAC não reconhece essa classificação, considerando-os não metais.
Os gases nobres estão localizados no grupo 18, e até a década de 1960 acreditava-se que eram inertes, ou seja, não eram capazes de se combinar com nenhum outro elemento. Porém hoje são conhecidos alguns compostos nos quais os gases nobres participam. Todos esses elementos são gasosos na temperatura ambiente.
Fique ligado(a)!
Dos mais de cem elementos químicos conhecidos, noventa têm ocorrência na natureza e os demais são artificiais, ou seja, produzidos pelo ser humano.
Saiba mais sobre a Tabela Periódica assistindo à videoaula do canal Curso Enem Gratuito:
Exercícios
Para finalizar sua revisão, veja o exercício sobre propriedades periódicas dos elementos químicos que selecionamos para você!
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
A tabela periódica classifica os elementos químicos em períodos (faixas horizontais) e grupos (faixas verticais). Essa classificação mostra que elementos químicos podem apresentar propriedades físicas e químicas similares ou completamente diferentes em função de sua localização na tabela periódica. Uma observação mais detalhada da charge, se inclinada a 90º à direita, permite remeter a uma tabela periódica, pois indivíduos que fazem uso de celular apresentam comportamentos diferentes em relação ao indivíduo que está lendo o livro.
De acordo com a imagem, foram atribuídas algumas letras escolhidas arbitrariamente, mas que não correspondem aos símbolos dos elementos químicos na tabela periódica.
Sobre os conhecimentos acerca da classificação e propriedade periódica dos elementos e em consonância com a imagem, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UERJ/2017)
Recentemente, quatro novos elementos químicos foram incorporados à tabela de classificação periódica, sendo representados pelos símbolos Uut, Uup, Uus e Uuo.
Dentre esses elementos, aquele que apresenta maior energia de ionização é:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UERJ/2016)
O suco gástrico contém um ácido, produzido pelas células da parede do estômago, que desempenha papel fundamental para a eficiência do processo digestório no ser humano.
O ânion do ácido produzido no estômago corresponde ao elemento químico pertencente ao grupo 17 e ao terceiro período da tabela de classificação periódica.
Esse ácido é denominado:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEA AM/2016)
Entre as ligas metálicas empregadas na indústria aeronáutica e em carrocerias de ônibus rodoviários, encontra-se o duralumínio, assim definido: “classe de ligas leves de alumínio contendo cobre, magnésio, manganês e algumas vezes silício.”
(www.cimm.com.br)
Considerando a posição, na classificação periódica, dos cinco elementos químicos citados nessa definição, é correto afirmar que o de menor eletronegatividade é o:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UERJ/2015)
A decomposição térmica do carbonato de cálcio tem como produtos o óxido de cálcio e o dióxido de carbono. Na tabela a seguir, estão relacionados os períodos de quatro elementos químicos do grupo 2 da tabela de classificação periódica e a entalpia-padrão de decomposição do carbonato correspondente a cada um desses elementos.
A energia, em quilojoules, necessária para a obtenção de 280 g de óxido de cálcio a partir de seu respectivo carbonato é igual a:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UFRR RO/2015)
Credita-se ao russo Dmitri Mendeleev o mérito de ter elaborado a primeira versão da tabela periódica. Desde então, muitas foram as contribuições até se chegar a atual tabela, um dos instrumentos de consulta mais utilizados pelos químicos e estudantes de Química de todo o mundo. Em relação à classificação periódica atual, conforme tabela a seguir, analise as seguintes proposições:
I. os elementos são listados em ordem crescente de número atômico;
II. os elementos de um mesmo período têm configurações eletrônicas da camada de valência semelhantes e, portanto, propriedades químicas semelhantes;
III. para uma série de elementos de transição pertencente ao mesmo período e dispostos em ordem crescente de número atômico, os elétrons vão sendo acrescentados sucessivamente à penúltima camada eletrônica;
IV. em um período ou grupo, a energia de ionização tende a ser tanto maior quanto menor for o raio atômico.
Estão corretas:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Acafe SC/2015)
Com base na classificação periódica dos elementos, analise as afirmações a seguir.
I. Na tabela periódica atual, os elementos estão dispostos em ordem crescente de massa atômica de tal modo que os elementos com propriedades químicas semelhantes estão em uma mesma coluna chamada família ou grupo.
II. O raio atômico do Selênio (Se) é maior que o raio atômico do Escândio (Sc).
III. A distribuição eletrônica do Rádio (Ra) no estado fundamental pode ser representada como: 88Ra = [Rn] 7s2.
IV. A energia de ionização do Ítrio (Y) é menor que a energia de ionização do Cádmio (Cd).
Assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(IFSC/2013)
A grande variedade de materiais que compõem o nosso Universo parece resultar da combinação de uns poucos elementos químicos. Atualmente, são conhecidas cerca de 20 milhões de substâncias naturais e sintéticas e todas elas resultam da combinação de cerca de uma centena de elementos químicos diferentes. Os tipos de átomos que formam os elementos químicos conhecidos pelo homem estão relacionados na tabela periódica dos elementos químicos. A respeito da organização da tabela periódica e das substâncias formadas por seus elementos, assinale a alternativa CORRETA.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UECE/2012)
Sobre a classificação periódica dos elementos, que é o instrumento de manuseio indispensável às atividades dos químicos, é correto afirmar-se que:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUC RS/1995)
A substância química que está poluindo as águas de rios brasileiros, em função do garimpo de ouro, no seu estado elementar, é um:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão!
Incorreto
Resposta incorreta! Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade