Você sabe como surgiu o conceito de átomo? Que tal estudar um pouco sobre sua história e mandar bem na prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil? Não deixe de conferir o super-resumo que preparamos para você!
A história dos modelos atômicos remonta à Grécia Antiga, onde Leucipo, Demócrito e Epicuro argumentavam que a matéria seria constituída por átomos (palavra que significa, em grego, indivisível) e espaços vazios. Essas ideias se chocaram com a de Aristóteles que afirmava que a matéria era contínua. Assim, Aristóteles não supunha a existência de átomos e espaços vazios entre eles.
Modelos atômicos
Veja como ocorreram as principais descobertas sobre o átomo com os modelos atômicos de Dalton, Thomson e Rutherford.
Modelo atômico de Dalton
Em 1803, o químico inglês John Dalton desenvolveu uma teoria sobre a estrutura da matéria retomando a antiga ideia de átomo (partícula indivisível) imaginada pelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo, por volta de 450 a.C. (matéria descontínua).
Utilizando seu modelo, Dalton estabeleceu os postulados a seguir:
I. Todas as substâncias são constituídas de minúsculas partículas, denominadas átomos. Os átomos não podem ser criados nem destruídos. Cada substância é constituída de um único tipo de átomo.
II. As substâncias simples, ou elementos, são formadas de “átomos simples”, que são átomos isolados, pois átomos de um mesmo elemento químico sofrem repulsão mútua. Os “átomos simples” são indivisíveis.
III. As substâncias compostas são formadas de “átomos compostos”, capazes de se decomporem, durante as reações químicas, em “átomos simples”.
IV. Todos os átomos de uma mesma substância são idênticos na forma, no tamanho, na massa e nas demais propriedades; átomos de substâncias diferentes possuem forma, tamanho, massa e propriedades diferentes. A massa de um “átomo composto” é igual à soma das massas de todos os “átomos simples” componentes.
Dalton representava os átomos com círculos que continham em seu interior, detalhes distintos para simbolizar os elementos.
Entenda mais sobre o modelo de Dalton
Modelo atômico de Thomson
Em 1897, o físico Joseph John Thomson, trabalhando com raios catódicos, concluiu que eles eram parte integrante de toda espécie de matéria e os denominou elétrons.
O átomo é uma esfera de carga elétrica positiva, não maciça, incrustada de elétrons (negativos), de modo que sua carga elétrica total é nula.
Segundo Thomson, o número de elétrons no átomo deveria ser suficiente para anular a carga positiva da esfera. Assim se um átomo perdesse um ou mais elétrons, ficaria carregado positivamente. Caso o átomo ganhasse um ou mais elétrons, ficaria negativamente carregado.
Thomson denominou esses átomos de eletropositivos e eletronegativos, o que hoje é chamado de íons. O modelo de Thomson explicou muitas propriedades da matéria que o modelo de Dalton não era capaz de explicar, como os fenômenos radioativos e os de natureza elétrica.
Saiba mais sobre o modelo de Thomson
Modelo atômico de Rutherford
Rutherford e seus colaboradores bombardearam com partículas alfa (conhecidamente positivas), provenientes de material radioativo, uma fina folha de ouro. As partículas que atravessavam a lâmina metálica eram detectadas em um anteparo fluorescente apropriado para essa finalidade.
Através desse experimento, Rutherford concluiu que a maioria das partículas que conseguiam atravessar a lâmina passava, em grande parte, por espaços vazios. Segundo ele, o átomo seria constituído por duas regiões: uma central chamada núcleo e uma periférica, denominada eletrosfera.
O núcleo seria maciço, formado por partículas de carga positiva, denominadas prótons, e concentraria quase toda massa do átomo. Na eletrosfera, região de volume muito maior que o do núcleo, estariam os elétrons, movimentando-se ao redor do núcleo.
Para explicar os valores das massas dos átomos, Rutherford propôs a existência de partículas neutras no núcleo, com massa muito próxima àquelas dos prótons, no entanto, para ele não foi possível provar a existência dessas partículas.
Modelo atômico de Bohr
O modelo proposto por Rutherford não era capaz de elucidar uma importante questão sobre os modelos atômicos. Essa questão era: como os elétrons carregados negativamente, podiam movimentar-se em torno de um núcleo positivo sem perder energia e colidir com ele? (nessa época já se sabia que cargas de sinais opostos se atraem).
As ideias de Niels Bohr, que tiveram o apoio de Rutherford, resultaram em um aprimoramento do modelo para estrutura do átomo.
Vamos ver quais eram os princípios fundamentais desse modelo?
Os elétrons ocupam determinados níveis de energia ou camadas eletrônicas;
O elétron não pode ter energia zero, ou seja, estar parado no átomo;
Em cada camada, o elétron possui energia constante: quanto mais próximo do núcleo, menor a energia do elétron com relação ao núcleo, e, quanto mais distante dele, maior a sua energia;
Para passar de um nível de menor energia para um de maior, o elétron absorve uma quantidade apropriada de energia. Ao fazer o caminho inverso, ele libera energia. A quantidade que é absorvida ou liberada por um elétron corresponde exatamente à diferença entre um nível de energia e outro.
Entenda melhor o modelo de Bohr
Exercícios sobre modelos atômicos
1- (UFMG) Os diversos modelos para o átomo diferem quanto às suas potencialidades para explicar fenômenos e resultados experimentais. Em todas as alternativas a seguir, o modelo atômico está corretamente associado a um resultado experimental que ele pode explicar, exceto em:
a) O modelo de Rutherford explica por que algumas partículas alfa não conseguem atravessar uma lâmina metálica fina e sofrem fortes desvios.
b) O modelo de Thomson explica por que a dissolução de
cloreto de sódio em água produz uma solução que conduz eletricidade.
c) O modelo de Dalton explica por que um gás, submetido
a uma grande diferença de potencial elétrico, se torna
condutor de eletricidade.
d) O modelo de Dalton explica por que a proporção em
massa dos elementos de um composto é definida.
2- (Enem) Quando definem moléculas, os livros geralmente apresentam conceitos como: “a menor parte da substância capaz de guardar suas propriedades”.
A partir de definições desse tipo, a ideia transmitida ao estudante é a de que o constituinte isolado (moléculas) contém os atributos do todo. É como dizer que uma molécula de água possui densidade, pressão de vapor, tensão
superficial, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc. Tais propriedades pertencem ao conjunto, isto é, manifestam-se nas relações que as moléculas mantêm entre si.
Adaptado de: OLIVEIRA, R. J. O mito da substância.
Química nova na escola, n. 1, 1995.
O texto evidencia a chamada visão substancialista que ainda se encontra presente no ensino da Química. A seguir estão relacionadas algumas afirmativas pertinentes ao assunto.
I. O ouro é dourado, pois seus átomos são dourados.
II. Uma substância “macia” não pode ser feita de moléculas “rígidas”.
III. Uma substância pura possui pontos de ebulição e fusão
constantes, em virtude das interações entre suas moléculas.
IV. A expansão dos objetos com a temperatura ocorre porque os átomos se expandem.
Dessas afirmativas, estão apoiadas na visão substancialista criticada pelo autor apenas.
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV
Resposta: 1c, 2D
Simulado de Modelos Atômicos
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UCB DF/2017)
A química e a física sofreram transformações estruturais com o advento de descobertas ocorridas principalmente no final do século 19 e início do século 20. Essas descobertas, tais como a pesquisa a respeito da radioatividade e do espectro luminoso, promoveram um novo entendimento do mundo microscópico, especialmente aquele relacionado à estrutura atômica. Para a química, isso foi essencial, uma vez que o fenômeno de maior interesse para essa ciência é a reação química, que ocorre pelo rearranjo de átomos, por meio de um intrincada inter-relação eletrônica. Em relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(PUC RS/2017)
Ao se deixar cair sal de cozinha na chama do fogão, observa-se que a chama fica amarelada. Se os sais são outros, as cores variam. Sais de cobre, por exemplo, deixam a chama esverdeada; e sais de potássio deixam a chama violeta. Isso também ocorre nos fogos de artifício. Esse fenômeno pode ser explicado pelas ideias de
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UEA AM/2016)
A proporção entre os volumes do núcleo e da eletrosfera do átomo foi estimada por
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEFS BA/2016)
Os modelos atômicos foram sendo modificados ao longo do tempo, a partir de evidências experimentais, a exemplo dos modelos de Thomson, proposto com base em experimentos com tubo de raios catódicos e o de Rutherford, que, ao fazer incidir partículas alfa, , sobre lâminas de ouro, observou que a maioria das partículas atravessavam a lâmina, algumas desviavam e poucas eram refletidas.
A partir das considerações do texto, é correto destacar:
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UDESC SC/2016)
Considerando os modelos atômicos mais relevantes, dentro de uma perspectiva histórica e científica, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UEL PR/2015)
De onde vem o mundo? De onde vem o universo? Tudo o que existe tem que ter um começo. Portanto, em algum momento, o universo também tinha de ter surgido a partir de uma outra coisa. Mas, se o universo de repente tivesse surgido de alguma outra coisa, então essa outra coisa também devia ter surgido de alguma outra coisa algum dia. Sofia entendeu que só tinha transferido o problema de lugar. Afinal de contas, algum dia, alguma coisa tinha de ter surgido do nada. Existe uma substância básica a partir da qual tudo é feito? A grande questão para os primeiros filósofos não era saber como tudo surgiu do nada. O que os instigava era saber como a água podia se transformar em peixes vivos, ou como a terra sem vida podia se transformar em árvores frondosas ou flores multicoloridas.
(Adaptado de: GAARDER, J. O Mundo de Sofia.
Trad. de João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.43-44.)
Gaarder discute a questão da existência de uma “substância básica”, a partir da qual tudo é feito.
Considerando o átomo como “substância básica”, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) De acordo com o modelo atômico de Rutherford, o átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera.
( ) Thomson propôs um modelo que descrevia o átomo como uma esfera carregada positivamente, na qual estariam incrustados os elétrons, com carga negativa.
( ) No experimento orientado por Rutherford, o desvio das partículas alfa era resultado da sua aproximação com cargas negativas presentes no núcleo do átomo.
( ) Ao considerar a carga das partículas básicas (prótons, elétrons e nêutrons), em um átomo neutro, o número de prótons deve ser superior ao de elétrons.
( ) Os átomos de um mesmo elemento químico devem apresentar o mesmo número atômico.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UECE/2015)
A alquimia ‒ mistura de arte, ciência e magia precursora da química – elencou como objetivos a busca do elixir da longa vida e da pedra filosofal que permitiria a transformação de metais comuns em ouro. Inobstante o insucesso de suas pesquisas naquele campo restrito, a alquimia deixou um grande legado para a ciência química. Assinale a opção que corresponde a contribuições efetivas da alquimia.
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(PUC MG/2015)
Sobre o modelo atômico de Borh, leia com atenção os itens a seguir.
I. Os elétrons estão em constante movimento ao redor do núcleo, com velocidade e posição bem definidas.
II. O núcleo é composto por uma massa positiva em que os elétrons encontram-se incrustrados.
III. Os elétrons, ao sofrerem excitação, pulam de uma camada mais externa para a mais interna.
IV. Átomos de um mesmo elemento químico apresentam mesma massa e propriedades iguais.
São afirmativas INCORRETAS:
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(PUC MG/2015)
Os estudos realizados por Rutherford mostraram que o átomo deveria ser constituído por um núcleo positivo com elétrons girando ao seu redor. Os elétrons foram inicialmente levados em consideração no modelo atômico proposto pelo seguinte pesquisador:
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UDESC SC/2015)
Os fundamentos da estrutura da matéria e da atomística baseados em resultados experimentais tiveram sua origem com John Dalton, no início do século XIX. Desde então, no transcorrer de aproximadamente 100 anos, outros cientistas, tais como J. J. Thomson, E. Rutherford e N. Bohr, deram contribuições marcantes de como possivelmente o átomo estaria estruturado. Com base nas ideias propostas por esses cientistas, marque (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Rutherford foi o primeiro cientista a propor a ideia de que os átomos eram, na verdade, grandes espaços vazios constituídos por um centro pequeno, positivo e denso com elétrons girando ao seu redor.
( ) Thomson utilizou uma analogia inusitada ao comparar um átomo com um “pudim de passas”, em que estas seriam prótons incrustados em uma massa uniforme de elétrons dando origem à atual eletrosfera.
( ) Dalton comparou os átomos a esferas maciças, perfeitas e indivisíveis, tais como “bolas de bilhar”. A partir deste estudo surgiu o termo “átomo” que significa “sem partes” ou “indivisível”.
( ) O modelo atômico de Bohr foi o primeiro a envolver conceitos de mecânica quântica, em que a eletrosfera possuía apenas algumas regiões acessíveis denominadas níveis de energia, sendo ao elétron proibido a movimentação entre estas regiões.
( ) Rutherford utilizou em seu famoso experimento uma fonte radioativa que emitia descargas elétricas em uma fina folha de ouro, além de um anteparo para detectar a direção tomada pelos elétrons.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Correto
Parabéns, a resposta está correta!
Incorreto
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Sobre o(a) autor(a):
Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e doutorado em Engenharia Química, também pela UFSC.
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