Estude Física com o simulado de queda livre e lançamento vertical. São 10 questões de diferentes vestibulares para você treinar. Se errar, tem dicas e videoaula para você entender o assunto.
Entenda melhor os cálculos envolvendo queda livre e lançamento vertical assistindo à aula em vídeo da professora Lia, que você confere abaixo:
Depois de refrescar sua memória sobre os conceitos do tema, aproveite para ver também outro conteúdo em vídeo, dessa vez com foco mais específico nos exercícios:
Muito bem! Agora é só fazer o simulado para testar seus conhecimentos e fixá-los melhor na memória.
Queda Livre e Lançamento Vertical – Simulado de Física
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FUVEST SP/2018)
Em uma tribo indígena de uma ilha tropical, o teste derradeiro de coragem de um jovem é deixar¬-se cair em um rio, do alto de um penhasco. Um desses jovens se soltou verticalmente, a partir do repouso, de uma altura de 45 m em relação à superfície da água. O tempo decorrido, em segundos, entre o instante em que o jovem iniciou sua queda e aquele em que um espectador, parado no alto do penhasco, ouviu o barulho do impacto do jovem na água é, aproximadamente,
Considere o ar em repouso e ignore sua resistência.
Ignore as dimensões das pessoas envolvidas.
Velocidade do som no ar: 360 m/s.
Aceleração da gravidade: 10 m/s².CorretoParabéns, a resposta está correta!
IncorretoA resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
Um objeto, cujas dimensões são desprezíveis, é lançado verticalmente para cima, de uma altura h1, medida em relação ao solo, com uma velocidade inicial de módulo 30 m/s. Após o objeto ter atingido uma altura máxima de h2, medida em relação ao ponto de lançamento, caiu até atingir o solo. O tempo total do movimento (tempo de voo) do objeto foi de 8s. Considerando desprezível o atrito do objeto com o ar e, ainda, tomando g = 10 m/s², as alturas h1 e h2 são, respectivamente, iguais a
CorretoParabéns, a resposta está correta!
IncorretoA resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFPR/2018)
Um canhão efetua um disparo de um projétil verticalmente para cima, a partir do chão, e o projétil atinge uma altura máxima H medida a partir do chão, quando então retorna a ele, caindo no mesmo local de onde partiu. Supondo que, para esse movimento, a superfície da Terra possa ser considerada como sendo um referencial inercial e que qualquer tipo de resistência do ar seja desprezada, considere as seguintes afirmativas:
1. A aceleração no ponto mais alto da trajetória, que fica a uma altura H do chão, é nula.
2. O deslocamento total do projétil vale 2 H.
3. O tempo de subida até a altura H é igual ao tempo de queda da altura H até o chão.Assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns, a resposta está correta!
IncorretoA resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(PUCCAMP SP/2017)
Na formação escolar é comum tratarmos de problemas ideais, como lançamentos verticais de objetos nos quais se despreza a resistência do ar. Mas podemos também abordar um problema destes sem esta simplificação.
Um objeto é lançado verticalmente pra cima, a partir do solo, com velocidade 20 m/s. Na subida este objeto sofre uma perda de 15% em sua energia mecânica devido às forças dissipativas.
Adotando-se g = 10 m/s², a altura máxima que será atingida por este objeto em relação ao solo será, em metros, de:CorretoParabéns, a resposta está correta!
IncorretoA resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UEA AM/2017)
Um objeto é lançado a partir do solo e tem sua trajetória descrita pela função h(x) = – x² + kx, sendo k um número real, x o tempo em segundos e h(x) a altura em metros, conforme mostra o gráfico.
A altura máxima, em metros, atingida por esse objeto e o tempo, em segundos, no instante em que isso ocorre são, respectivamente,
CorretoParabéns, a resposta está correta!
IncorretoA resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UEA AM/2017)
Dois corpos, A e B, de dimensões desprezíveis, possuem massas iguais a 2m e m, respectivamente. Os dois corpos são abandonados simultaneamente do repouso. Em relação ao solo, a altura da posição de A é igual ao dobro da altura da posição de B, como mostra a figura.
Desprezando a resistência do ar, é correto afirmar que
CorretoParabéns, a resposta está correta!
IncorretoA resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNITAU SP/2017)
Um objeto, cujas dimensões são desprezíveis, foi lançado verticalmente para cima, a uma velocidade de 30 m/s. Após o lançamento, o objeto subiu, sob a ação da força gravitacional terrestre, até alcançar a altura máxima de sua trajetória, quando o módulo de sua velocidade chegou a 0 m/s e depois caiu até colidir com o solo. O efeito das forças de atrito sobre o movimento do objeto pode ser considerado desprezível e a aceleração gravitacional pode ser tomada como g = 10 m/s². No mesmo instante em que a partícula foi lançada para o alto, um corredor partiu do repouso e passou a se movimentar, com aceleração constante de 2 m/s², ao longo de uma trajetória retilínea, no solo.
Calcule a distância percorrida pelo corredor desde o momento do lançamento do projétil até o retorno do projétil ao solo.
CorretoParabéns, a resposta está correta!
IncorretoA resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNITAU SP/2017)
Visando estimar a medida da altura de um edifício, uma pessoa abandonou, a partir do repouso, um objeto cujas dimensões são desprezíveis e cuja massa é de 200 g. O objeto é abandonado do topo do prédio, a partir do repouso, e atinge o solo em 3,0 s. Considere o módulo da aceleração gravitacional terrestre como 10 m/s² e despreze qualquer tipo de atrito. A altura do prédio, medida em relação ao solo, é de
CorretoParabéns, a resposta está correta!
IncorretoA resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FMABC SP/2017)
Em queda livre no ar, uma pequena esfera de ferro maciço gasta aproximadamente 1,87s para percorrer 17,5m. Qual o tempo aproximado, em segundos, que ela levará para percorrer essa mesma distância ao ser abandonada na superfície livre de uma lagoa de águas tranquilas e cristalinas? Despreze a força de arrasto com o ar e com a água.
Dados:
Raio da esfera: 0,5cm
Densidade do ferro: 8g/cm³
Densidade da água: 1g/cm³
Módulo da aceleração da gravidade: 10m/s²
π = 3CorretoParabéns, a resposta está correta!
IncorretoA resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UNESP/2017)
No período de estiagem, uma pequena pedra foi abandonada, a partir do repouso, do alto de uma ponte sobre uma represa e verificou-se que demorou 2,0 s para atingir a superfície da água. Após um período de chuvas, outra pedra idêntica foi abandonada do mesmo local, também a partir do repouso e, desta vez, a pedra demorou 1,6 s para atingir a superfície da água.
(www.folharibeiraopires.com.br. Adaptado.)Considerando a aceleração gravitacional igual a 10 m/s² e desprezando a existência de correntes de ar e a sua resistência, é correto afirmar que, entre as duas medidas, o nível da água da represa elevou-se
CorretoParabéns, a resposta está correta!
IncorretoA resposta está incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e continue estudando para o Enem e vestibulares!