Turbine seus conhecimentos sobre o antigo Império da Pérsia (atual Irã), e entenda como as relações culturais modificaram-se ao longo dos séculos. Resumo de História para o Enem!
Pérsia foi a denominação dada pelos gregos antigos à região que compreendeu a dominância dos reis aquemênidas, responsáveis pelo primeiro Império Persa. Os persas começaram a povoar a região do atual Irã, juntamente com diversos outros povos nômades, por volta de 2000 a.C.
Aproximadamente em 559 a.C. o povo persa unificou em torno da figura de Ciro, O Grande, por conta de suas vitórias militares e por sua habilidade de liderança e estratégia. Através de Ciro os persas puderam subjugar outros povos, expandir seu território e dar início à formação do território persa em uma configuração imperial.
O sucessor de Ciro foi Dario, tendo chegado ao poder aproximadamente em 522 a.C. Com o novo governante, o Império Persa aumentou seus domínios ainda mais, comandando cerca de 10 milhões de habitantes, que possuíam culturas, costumes, idiomas e religiões diferentes.
Com uma população tão plural, foram necessárias algumas medidas para controlar os povos da região. Dario então propôs um sistema único de impostas, uma legislação que abrangesse a todos.
Além disso, criou também um sistema de moedas unificado e diversas construções civis de estradas que proporcionavam um deslocamento facilitado entre as áreas do império. A rota mais conhecida foi denominada Estrada Real, ligando as cidades de Susa e Sardes.
As Guerras Médicas
A partir de 514 a.C. Dario intentou invadir os territórios gregos. Entretanto, enfrentou algumas derrotas. Este evento é conhecido como Guerras Médicas, ou também Guerras Greco-Pérsicas.
A derrota possibilitou a Grécia tornar-se temporariamente a maior potência da região oriental do Mediterrâneo. Em uma resposta lenta a estes conflitos, Xerxes I, filho de Dario, avançou sobre os domínios Gregos em aproximadamente 480 a.C. O confronto ocorreu no desfiladeiro das Termópilas, e envolveu mais de 300 mil soldados persas contra aproximadamente 7 mil soldados do lado grego.
A Batalha dos 300
Por dias, o exército grego foi capaz de bloquear a passagem pelos portões estreitos das Termópilas para impedir a invasão persa, até que um residente grego auxiliou o exército de Xerxes a encontrar um caminho alternativo que permitiu um avanço mais contingente.
Aos poucos o exército grego foi minado, até que o Rei Leônidas decidiu manter 300 soldados espartanos, juntamente com outros batalhões de téspios e tebanos para que a maior parte de seus soldados pudessem bater em retirada.
Esta batalha ficou bastante conhecida por conta das adaptações para histórias em quadrinhos e posteriormente para o cinema.
Resumo sobre os Persas
Veja com a professora Mariane Martins, do canal do Curso Enem Gratuito, uma aula-resumo sobre a Civilização da Pérsia.
Agora, veja como entraram para o mundo do entretenimento, no cinema, nos quadrinhos e na literatura a Batalha dos 300:
Os 300 no cinema e nos quadrinhos
Entretanto, é necessário analisar essas obras com cautela, já que, em nome do entretenimento, muitos acontecimentos, personagens e relatos são manipulados para que sejam mais épicos, tristes, emocionantes e outras intenções de seus produtores.
Religião dos persas
As principais contribuições da religião persa são ligadas às ideias de Juízo Final, o conceito de paraíso pós morte, da dicotomia entre bem e mal, da chegada de um messias e a ideia de ressurreição.
O profeta do Zoroastrismo é Zaratustra. Segundo relatos religiosos, teria ascendido à presença divina de Aúra-Masda, entidade que representa o Bem e opositora ao Mal, aglutinado na imagem do deus Arimã.
A partir desta experiência, o profeta teria se dedicado à vida sacerdotal intensamente, através de pregações e peregrinações. Zaratustra também escreveu o Zend-Avesta, o principal texto sagrado zoroastrista, contendo hinos, orações, rituais religiosos e práticas civis.
A princípio, somente o deus Aúra-Masda era cultuado entre a população, entretanto, na prática, diversos outros deuses que representavam a força do bem e a constante luta contra as trevas também eram alvos de adoração. Uma crença muito presente entre os persas era de que a luta insistente contra o mal proporcionaria a vida eterna.
Pluralidade cultural e herança
O Império Persa proporcionou uma das primeiras oportunidades de povos distintos, em diversos aspectos como cultura, origem, idiomas e costumes diferentes, de conviverem em um território unificado. Essa configuração singular possibilitou um sincretismo cultural bastante intenso, ou seja, as diferentes características destes povos, por vezes, acabavam entrelaçando-se, o que dava origem a um novo costume.
As constantes disputas pela área de influência da antiga Pérsia, foram temas da história em quadrinhos Persépolis da franco-iraniana Marjane Satrapi. Na história a autora fala bastante sobre como o Irã historicamente foi alvo de diversas invasões, por ficar em uma região estratégica.
Mas, para além da geopolítica, ela fala de como esses conflitos duraram muito mais do que as longínquas batalhas da antiguidade clássica.
Durante o século XX, o Irã entrou em guerra com o Iraque e com outros povos da região por conta da disputa pelo petróleo, conflito que envolveu não só interesses internos, mas intenções geopolíticas internacionais.
Marjane Strapi também apresenta sua experiência pessoal vivendo durante a revolução iraniana, a única revolução conservadora da história, transformando o irã em uma teocracia. Ou seja, um governo regido estritamente por regras religiosas, fato que acirrou ainda mais os conflitos políticos e econômicos entre Irã e as ideias ocidentais, muitas vezes representadas pela figura dos Estados Unidos.
É interessante percebermos que, se em outrora, a região da Pérsia foi imbuída de muita diversidade cultural em certa medida harmônica, a partir da segunda metade do século XX a cultura tornou-se um elemento crucial para o estopim de diversos conflitos.
Continue estudando sobre os Persas com a paródia do prof. Felipe!
Para finalizar sua revisão e fixar melhor o conteúdo, resolva os exercícios que selecionamos para você:
Simulado sobre os Persas
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UECE/2012)
Ciro, o Grande (558-529 a.C.), reinou sobre o grande império persa. Utilizou como método de organização política a tolerância em relação aos seus súditos, concedendo-lhes relativa autonomia administrativa. Dividiu o imenso território em vinte satrapias, cada uma dirigida por um sátrapa, que era um funcionário
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UFPB/2010)
O Império Persa foi um dos maiores da Antiguidade. Depois de conquistado por Alexandre, o Grande, a cultura grega foi introduzida nos antigos domínios persas e naqueles posteriormente conquistados pelo rei macedônio, ensejando a configuração da cultura helenística.
Sobre a cultura helenística, é correto afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UECE/2017)
Atente ao seguinte enunciado: “Dividido em várias Satrápias, controladas pelo Sátrapa — um representante do imperador—, esperava-se, assim, um maior controle das vastas áreas do império, a adoção de uma moeda comum, assim como um sistema próprio de pesos e medidas deveria uniformizar o comércio na região, apoiado por uma vasta malha de estradas que conectavam as principais cidades”.
Esse enunciado descreve características do Império
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UECE/2012)
Entre os séculos VII e VI a.C., Zaratustra, que os gregos chamavam de Zoroastro, promoveu uma profunda reforma religiosa; suas ideias foram adotadas pela casa real dos persas, os aquemênidas. O soberano que, por razões políticas, apoiou o zoroastrismo foi
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UECE/2012)
Ciro, o Grande (558-529 a.C.), reinou sobre o grande império persa. Utilizou como método de organização política a tolerância em relação aos seus súditos, concedendo-lhes relativa autonomia administrativa. Dividiu o imenso território em vinte satrapias, cada uma dirigida por um sátrapa, que era um funcionário
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM/2009)
Em seu discurso em honra dos primeiros mortos na Guerra do Peloponeso (séc. V a.C.), o ateniense Péricles fez um longo elogio fúnebre, exposto na obra do historiador Tucídides. Ao enfatizar o respeito dos atenienses à lei e seu amor ao belo, o estadista ateniense tinha em mente um outro tipo de organização de Estado e sociedade, contra o qual os gregos se haviam batido 50 anos antes e que se caracterizava por uma administração eficiente que concedia autonomia aos diferentes povos e era marcada pela construção de grandes obras e conquistas.
PRADO, A. L. A.,Tucídides, História da Guerra do Peloponeso,
Livro I, São Paulo, Martins Fontes (com adaptações).
O “outro tipo de organização de Estado e sociedade” ao qual Péricles se refere era
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UEG GO/2008)
O filme 300, que fez grande sucesso nos cinemas de todo o mundo em 2007, tematiza uma das batalhas mais importantes das Guerras Médicas. Tal evento pode ser caracterizado como um conflito que
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFAM/2008)
Os Persas foram, na Antiguidade, um dos povos mais importantes a ocupar a região da Mesopotâmia. Sobre sua história e cultura é possível afirmar que:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FURG RS/2000)
Aprimorando a administração, viabilizou os sistemas de impostos e estimulou o intercâmbio comercial com a criação da moeda de ouro, transformada na primeira unidade monetária internacional confiável e aceita no mundo antigo […]. Continuava a existir o uso local das tradicionais moedas de cobre e prata, cunhadas pelos sátrapas, porém sem a importância da moeda imperial.
Cláudio Vicentino, História Geral)
O texto acima refere-se aos:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UFPB/2000)
Com relação ao Império Persa, é INCORRETO afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Guilherme Silva é formado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de História em escolas da Grande Florianópolis desde 2016.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade