Você conhece os corpos celestes que fazem parte do Sistema Solar? Venha conhecer mais sobre o tema e revisar o conteúdo para mandar bem em Geografia no Enem e nos vestibulares.
Com a origem do Sistema Solar, temos o surgimento de novos corpos celestes com características diferentes um do outro. Deste modo, o Sistema Solar é composto pelo Sol e todos os corpos celestes atraídos por sua força gravitacional, que orbitam ao seu redor.
O Sistema Solar surgiu por volta de 4,6 bilhões de anos atrás, após o “Big Bang”, por conta do colapso de uma nebulosa chamada de Nebulosa Solar.
O Sistema Solar
O processo de contração e de aceleração de sua rotação foi responsável pelo seu achatamento em formato de disco, gerando o agrupamento de matéria determinante para a origem dos corpos celestes encontrados no Sistema Solar.Figura 1: Ilustração abstrata do Sistema Solar.
Além do planeta Terra e do Sol, que possui 99,8% da massa do sistema, o Sistema Solar é composto por mais sete planetas, além de asteroides, satélites naturais, meteoros, meteoritos, cometas e planetas anões.
Introdução ao Sistema Solar
Para aprofundar seus conhecimentos sobre a origem do sistema, veja a videoaula do nosso canal do Curso Enem Gratuito.
Mandou bem o professor Raphael Carrieri.
Componentes do Sistema
Asteroides: são rochas que orbitam pelo Sistema, porém não possuem um tamanho relevante para serem considerados planetas. Possuem formatos variados e boa parte deles se encontram no Cinturão de asteroides, entre Marte e Júpiter.
Satélites naturais: são os corpos celestes que orbitam em torno de outros corpos celestes, como por exemplo, a Lua que se movimenta em torno do planeta Terra.
Cometas: são os famosos astros que possuem cauda. São formados por rocha e poeira congelada. Suas caudas se formam de acordo com a aproximação do Sol, que acaba por evaporar a poeira congelada.
Planetas anões: são aqueles que apesar de possuírem características de um planeta, não possuem tamanho suficiente para serem classificados como “astros dominantes”. Um exemplo de planeta anão é Plutão, que no ano de 2006 teve sua classificação modificada por este motivo, junto com outros possíveis planetas.
Meteoritos: são fragmentos de rocha ou metais que conseguem de alguma forma chegar ao planeta Terra, já os meteoros, conhecidos também como estrelas cadentes, acontecem pelo atrito destes fragmentos com gases da atmosfera.
Atualmente, todos os astros do Sistema Solar estão em órbita elíptica em torno do Sol, a única estrela do Sistema Solar. Tal fato se deve por conta de sua grande força gravitacional. Uma órbita elíptica consiste em uma órbita mais ovalada, não podendo ser caracterizada como circular.
Desde a antiguidade, os “mistérios” do Sistema Solar foram alvo da curiosidade dos seres humanos. Desta forma, foram desenvolvidas diversas ferramentas para a observação do espaço, como por exemplo, os telescópios.
Hoje em dia as tecnologias para observação e estudos dos astros componentes do Sistema Solar, são de nível avançado, apesar de não conseguir alcançar algumas regiões do sistema. Ainda hoje, não se sabe o número exato de astros que orbitam no Sistema Solar, dificultando, por exemplo, a previsão de possíveis meteoros que podem colidir com o planeta Terra.
Planetas do Sistema Solar
Na configuração atual do nosso sistema, temos os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.Figura 2: Planetas do Sistema Solar.
Mercúrio: é o planeta mais próximo do Sol e o menor do Sistema, possui a superfície aparentemente semelhante a da Lua. Sua temperatura ultrapassa 420ºC.
Vênus: é o segundo planeta mais próximo ao Sol e o mais quente do sistema, com temperaturas ultrapassando 480ºC. Seu tamanho é semelhante ao da Terra, com diâmetro de aproximadamente 12.104 km.
Marte: é um planeta bastante frio e seco, com temperatura chegando à -110ºC. É o segundo menor planeta do Sistema Solar e possui coloração avermelha devido à alta quantidade de óxido de ferro presente no solo.
Júpiter: é o maior planeta do Sistema, com aproximadamente 139.822 km de diâmetro. Sua temperatura chega a -150ºC e é composto em sua maior parte por hidrogênio.
Saturno: é o sexto planeta em relação ao Sol e possui anéis ao seu redor formados por rocha, poeira e gelo. Sua temperatura pode chegar à -140ºC e sua composição é basicamente hidrogênio e hélio.
Urano: é o terceiro maior planeta do Sistema e rotaciona em um eixo paralelo à sua órbita. Possui temperatura média de – 185ºC e seu movimento de rotação demora 165 anos para se completar.
Netuno: o último planeta (em relação ao Sol), possui a coloração azul por conta da grande concentração de metano em sua atmosfera. Sua temperatura média é de -215ºC e seu movimento de translação tem a duração de aproximadamente 164 anos.
Para revisar e aperfeiçoar seu conhecimento sobre o assunto, assista à videoaula:
Mandou bem o Carrieri. Ele é mesmo um show. Vale a pena ver de novo.
Questões para continuar estudando o Sol e seus Planetas:
(IFSP/2016) A figura apresenta a inclinação do eixo de rotação dos planetas do Sistema Solar relacionada à eclíptica que cada um descreve em torno do Sol, que é responsável pela ocorrência das estações do ano.
Fonte: São Paulo. SEE. Caderno do Professor: Ciências, Ensino fundamental – 8o ano. Volume 2 2014/2017.
Observando os planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, nessa ordem), assinale a alternativa contendo três planetas que não apresentam estações definidas durante a duração do seu ano.
a) Terra, Vênus e Saturno.
b) Júpiter, Marte e Urano.
c) Mercúrio, Urano e Netuno.
d) Terra, Marte e Saturno.
e) Mercúrio, Vênus e Júpiter.
Gabarito: E.
(UEPG PR/2015) Sobre o Sistema Solar e às teorias a ele relacionadas, assinale o que for correto.
01. A teoria de um sistema solar geocêntrico foi proposta pelo astrônomo grego Ptolomeu e, mais tarde, contestada por Nicolau Copérnico.
02. A teoria heliocêntrica foi defendida por Galileu Galilei, que aceitou as ideias propostas por Nicolau Copérnico.
04. Os planetas internos são gasosos e os externos são os planetas terrestres.
08. Os maiores planetas do Sistema Solar estão mais próximos do Sol enquanto os menores, por sofrerem menor atração gravitacional, estão mais afastados.
Gabarito: 03
3) Sobre os astros que compõe o Sistema Solar assinale a alternativa incorreta.
a) Os cometas podem também ser chamados de estrelas cadentes.
b) Os asteroides são rochas que orbitam pelo Sistema Solar, porém não possuem tamanho suficiente para serem classificados como planetas.
c) Os meteoritos são fragmentos de rochas ou metais que de alguma forma chegam à Terra.
d) Planetas anões são astros que possuem as características de um planeta, porém não possuem tamanho suficiente para serem “astros dominantes”.
e) Os cometas são formados por rocha e poeira congelada.
Gabarito: A
Simulado do Sistema Solar
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 4 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 4 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 4
1. Pergunta
(UEPG PR adaptada/2015)
Sobre o Sistema Solar e às teorias a ele relacionadas, assinale a soma das preposições corretas.
01. A teoria de um sistema solar geocêntrico foi proposta pelo astrônomo grego Ptolomeu e, mais tarde, contestada por Nicolau Copérnico.
02. A teoria heliocêntrica foi defendida por Galileu Galilei, que aceitou as ideias propostas por Nicolau Copérnico.
04. Os planetas internos são gasosos e os externos são os planetas terrestres.
08. Os maiores planetas do Sistema Solar estão mais próximos do Sol enquanto os menores, por sofrerem menor atração gravitacional, estão mais afastados.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 4
2. Pergunta
(PUC GO/2017)
lá fora e no alto
o céu fazia
todas as estrelas que podia
na cozinha
debaixo da lâmpada
minha mãe escolhia
feijão e arroz
andrômeda para cá
altair para lá
sirius para cá
estrela dalva para lá
(LEMINSKI, Paulo. Toda poesia.
12. reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 255.)
O texto faz alusão a céu estrelado e destaca alguns nomes conhecidos da Astronomia. Acerca dessa temática, assinale a alternativa correta:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 4
3. Pergunta
(PUC GO/2017)
Minha desgraça
Minha desgraça, não, não é ser poeta,
Nem na terra de amor não ter um eco,
E meu anjo de Deus, o meu planeta,
Tratar-me como trata-se um boneco…
Não é andar de cotovelos rotos,
Ter duro como pedra o travesseiro…
Eu sei… O mundo é um lodaçal perdido
Cujo sol (quem m’o dera!) é o dinheiro…
Minha desgraça, ó cândida donzela,
O que faz que o meu peito assim blasfema,
É ter para escrever todo um poema
E não ter um vintém para uma vela.
(AZEVEDO, Álvares de. Melhores poemas.
6. ed. 1. reimpr. São Paulo: Global, 2008. p. 83.)
No texto, o autor faz uso da palavra “planeta” em alusão ao mundo onde vive. Acerca dos objetos que vagam pelo espaço sideral, algumas características são fundamentais para a distinção entre planetas, satélites, estrelas e demais corpos. Considerando o exposto e tomando por base seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 4
4. Pergunta
(FATEC SP/2016)
Viagem sem volta a Marte
Duzentas mil pessoas se candidataram para participar do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.
A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.
Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e à microgravidade, prejudiciais ao sistema músculo esquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.
O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.
Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as Olimpíadas.” http://tinyurl.com/zp6l8lq> Acesso em: 27.02.2016. Adaptado.
O Sistema de Coordenadas Geográficas é definido por linhas imaginárias, que têm como objetivo localizar qualquer ponto sobre a superfície terrestre.
No Planeta Marte, um sistema semelhante ao descrito
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Marcelo de Araújo - Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22
Gostou? Compartilhe!
Continue lendo:
Aqui vão 2 publicações relacionadas que talvez você goste:
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.