Sistema Solar e seus corpos celestes

Você conhece os corpos celestes que fazem parte do Sistema Solar? Venha conhecer mais sobre o tema e revisar o conteúdo para mandar bem em Geografia no Enem e nos vestibulares.

Com a origem do Sistema Solar, temos o surgimento de novos corpos celestes com características diferentes um do outro. Deste modo, o Sistema Solar é composto pelo Sol e todos os corpos celestes atraídos por sua força gravitacional, que orbitam ao seu redor.

o sistema solar
Figura 1: Ilustração abstrata do Sistema Solar.

O Sistema Solar surgiu por volta de 4,6 bilhões de anos atrás, após o “Big Bang”, por conta do colapso de uma nebulosa chamada de Nebulosa Solar. O processo de contração e de aceleração de sua rotação foi responsável pelo seu achatamento em formato de disco, gerando o agrupamento de matéria determinante para a origem dos corpos celestes encontrados no Sistema Solar.

Além do planeta Terra e do Sol, que possui 99,8% da massa do sistema, o Sistema Solar é composto por mais sete planetas, além de asteroides, satélites naturais, meteoros, meteoritos, cometas e planetas anões.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre a origem do sistema, veja a videoaula do nosso canal:

Componentes do Sistema Solar

Asteroides: são rochas que orbitam pelo Sistema Solar, porém não possuem um tamanho relevante para serem considerados planetas. Possuem formatos variados e boa parte deles se encontram no Cinturão de asteroides, entre Marte e Júpiter.

Satélites naturais: são os corpos celestes que orbitam em torno de outros corpos celestes, como por exemplo, a Lua que se movimenta em torno do planeta Terra.

Cometas: são os famosos astros que possuem cauda. São formados por rocha e poeira congelada. Suas caudas se formam de acordo com a aproximação do Sol, que acaba por evaporar a poeira congelada.

Planetas anões: são aqueles que apesar de possuírem características de um planeta, não possuem tamanho suficiente para serem classificados como “astros dominantes”. Um exemplo de planeta anão é Plutão, que no ano de 2006 teve sua classificação modificada por este motivo, junto com outros possíveis planetas.

Meteoritos: são fragmentos de rocha ou metais que conseguem de alguma forma chegar ao planeta Terra, já os meteoros, conhecidos também como estrelas cadentes, acontecem pelo atrito destes fragmentos com gases da atmosfera.

Atualmente, todos os astros do Sistema Solar estão em órbita elíptica em torno do Sol, a única estrela do Sistema Solar. Tal fato se deve por conta de sua grande força gravitacional. Uma órbita elíptica consiste em uma órbita mais ovalada, não podendo ser caracterizada como circular.

Desde a antiguidade, os “mistérios” do Sistema Solar foram alvo da curiosidade dos seres humanos. Desta forma, foram desenvolvidas diversas ferramentas para a observação do espaço, como por exemplo, os telescópios.

Hoje em dia as tecnologias para observação e estudos dos astros componentes do Sistema Solar, são de nível avançado, apesar de não conseguir alcançar algumas regiões do sistema. Ainda hoje, não se sabe o número exato de astros que orbitam no Sistema Solar, dificultando, por exemplo, a previsão de possíveis meteoros que podem colidir com o planeta Terra.

Planetas do Sistema Solar

Na configuração atual do nosso sistema, temos os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

os planetas do sistema solar
Figura 2: Planetas do Sistema Solar.

Mercúrio: é o planeta mais próximo do Sol e o menor do Sistema, possui a superfície aparentemente semelhante a da Lua. Sua temperatura ultrapassa 420ºC.

Vênus: é o segundo planeta mais próximo ao Sol e o mais quente do sistema, com temperaturas ultrapassando 480ºC. Seu tamanho é semelhante ao da Terra, com diâmetro de aproximadamente 12.104 km.

Marte: é um planeta bastante frio e seco, com temperatura chegando à -110ºC. É o segundo menor planeta do Sistema Solar e possui coloração avermelha devido à alta quantidade de óxido de ferro presente no solo.

Júpiter: é o maior planeta do Sistema, com aproximadamente 139.822 km de diâmetro. Sua temperatura chega a -150ºC e é composto em sua maior parte por hidrogênio.

Saturno: é o sexto planeta em relação ao Sol e possui anéis ao seu redor formados por rocha, poeira e gelo. Sua temperatura pode chegar à -140ºC  e sua composição é basicamente hidrogênio e hélio.

Urano: é o terceiro maior planeta do Sistema e rotaciona em um eixo paralelo à sua órbita. Possui temperatura média de – 185ºC e seu movimento de rotação demora 165 anos para se completar.

Netuno: o último planeta (em relação ao Sol), possui a coloração azul por conta da grande concentração de metano em sua atmosfera. Sua temperatura média é de -215ºC e seu movimento de translação tem a duração de aproximadamente 164 anos.

Para revisar e aperfeiçoar seu conhecimento sobre o assunto, assista à videoaula:

Questões para continuar estudando:

(IFSP/2016) A figura apresenta a inclinação do eixo de rotação dos planetas do Sistema Solar relacionada à eclíptica que cada um descreve em torno do Sol, que é responsável pela ocorrência das estações do ano.

inclinação do eixo de rotação do sistema solar
Fonte: São Paulo. SEE. Caderno do Professor: Ciências, Ensino fundamental – 8o ano. Volume 2 2014/2017.

Observando os planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, nessa ordem), assinale a alternativa contendo três planetas que não apresentam estações definidas durante a duração do seu ano.

a) Terra, Vênus e Saturno.

b) Júpiter, Marte e Urano.

c) Mercúrio, Urano e Netuno.

d) Terra, Marte e Saturno.

e) Mercúrio, Vênus e Júpiter.

Gabarito: E.

(UEPG PR/2015) Sobre o Sistema Solar e às teorias a ele relacionadas, assinale o que for correto.

01. A teoria de um sistema solar geocêntrico foi proposta pelo astrônomo grego Ptolomeu e, mais tarde, contestada por Nicolau Copérnico.

02. A teoria heliocêntrica foi defendida por Galileu Galilei, que aceitou as ideias propostas por Nicolau Copérnico.

04. Os planetas internos são gasosos e os externos são os planetas terrestres.

08. Os maiores planetas do Sistema Solar estão mais próximos do Sol enquanto os menores, por sofrerem menor atração gravitacional, estão mais afastados.

Gabarito: 03

3) Sobre os astros que compõe o Sistema Solar assinale a alternativa incorreta.

a) Os cometas podem também ser chamados de estrelas cadentes.

b) Os asteroides são rochas que orbitam pelo Sistema Solar, porém não possuem tamanho suficiente para serem classificados como planetas.

c) Os meteoritos são fragmentos de rochas ou metais que de alguma forma chegam à Terra.

d) Planetas anões são astros que possuem as características de um planeta, porém não possuem tamanho suficiente para serem “astros dominantes”.

e) Os cometas são formados por rocha e poeira congelada.

Gabarito: A

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22