Como utilizar os sinais de pontuação na Redação do Enem

Os sinais de pontuação são um aspecto gramatical que gera dúvida em muitos estudantes. Vamos juntos tentar entender um pouco melhor como funciona a pontuação em um texto?

Em um texto, a pontuação é extremamente importante pois é um dos elementos que ajuda a compreender melhor o que está sendo escrito e ajuda a evitar problemas de coesão/coerência que podem ser gerados por um trecho mal pontuado. Dessa forma, conhecer e saber usar os sinais de pontuação é primordial para um bom desempenho.

O que são sinais de pontuação

De acordo com a definição fornecida pela maioria das gramáticas, “os sinais de pontuação são recursos prosódicos que conferem às orações ritmo, entoação e pausa, bem como indicam limites sintáticos e unidades de sentido.

Na escrita, substituem, em parte, o papel desempenhado pelos gestos na fala, garantindo coesão, coerência e boa compreensão da informação transmitida.”

Os sinais de pontuação que usamos na Língua Portuguesa são os seguintes:

  • Ponto (.)
  • Vírgula (,)
  • Ponto e vírgula (;)
  • Dois-pontos (:)
  • Ponto de exclamação (!)
  • Ponto de interrogação (?)
  • Reticências (…)
  • Aspas (“”)
  • Parênteses ( ( ) )
  • Travessão (—).

Do ponto de vista da função da pontuação em um texto, podemos dividir estes sinais de pontuação nos seguintes grupos:

  • Sinais de pontuação que, fundamentalmente, se destinam a marcar as pausas (vírgula, ponto, ponto e vírgula)
  • Sinais cuja função essencial é marcar a melodia, a entonação (dois-pontos, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, aspas, parênteses, colchetes e travessão).

Vírgula (,)

A vírgula marca uma pausa de pequena duração. Emprega-se não só para separar elementos de uma oração, mas também orações de um só período.

Atenção! Na frase:

Ontem, as meninas chegaram cedo.

Não há marcação de pausa, mas indicação de inversão sintática.

Aproveite para ver dicas de como utilizar vírgula na redação com a videoaula da professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito.

Ponto (.)

O ponto assinala a pausa máxima da voz depois de um grupo fônico de final descendente. Emprega-se, pois, fundamentalmente, para indicar o término de uma oração declarativa, seja ela absoluta, seja a derradeira de um período composto:

Ex.: Nada pode contra o poeta. Nada pode contra esse incorrigível que tão bem vive e se arranja em meio aos destroços do palácio imaginário que lhe caiu em cima. (A. M. MACHADO)

OBS.: Quando os períodos (simples ou compostos) se encadeiam pelos pensamentos que expressam, sucedem-se uns aos outros na mesma linha. Diz-se, neste caso, que estão separados por um ponto simples.

Atenção! O ponto indica, além do mais, a organização do pensamento, no sentido de organizar as ideias no texto.

Ponto e vírgula (;)

Possui um funcionamento semelhante ao da vírgula, sendo usado, na grande parte das suas ocorrências em textos, para marcar pausas um pouco maiores do que as expressas pela vírgula.

Como o nome indica, esse sinal serve de intermediário entre o ponto e a vírgula, podendo aproximar-se ora mais daquele, ora mais desta, segundo os valores pausais e melódicos que representa no texto. No primeiro caso, equivale a uma espécie de ponto reduzido; no segundo, assemelha-se a uma vírgula alongada.

Dois-pontos (:)

Os dois-pontos servem para marcar, na escrita, uma sensível suspensão da voz na melodia de uma frase não concluída.

Ponto de interrogação (?)

É o sinal que se usa no fim de qualquer interrogação direta, ainda que a pergunta não exija resposta

Ponto de exclamação (!)

É o sinal que se pospõe a qualquer enunciado de entoação exclamativa. Emprega-se, pois, normalmente:

  1. Depois de interjeições ou de termos equivalentes, como os vocativos intensivos, as apóstrofes;
  2. Depois de um imperativo.

Reticências (…)

As reticências marcam uma interrupção da frase e, consequentemente, a suspensão da sua melodia. Empregam-se em casos muito variados. Veja quais são os principais casos nos quais se usa as reticências:

  1. Para indicar que o narrador ou o personagem interrompe uma ideia que começou a exprimir, e passa a considerações acessórias;
  2. A fim de marcar suspensões provocadas por hesitação, surpresa, dúvida, timidez, ou para assinalar certas inflexões de natureza emocional de quem fala;
  3. Para indicar que a ideia que se pretende exprimir não se completa com o término gramatical da frase, e que deve ser suprida com a imaginação do leitor.

Aspas (” “)

Empregam-se principalmente:

  1. No início e no fim de uma citação para distingui-la do resto do contexto;
  2. Para fazer sobressair termos ou expressões, geralmente não peculiares à linguagem normal de quem escreve (estrangeirismos, arcaísmos, neologismos, vulgarismos etc.);
  3. Para acentuar o valor significativo de uma palavra ou expressão.

Parênteses ( ( ) )

Empregam-se os parênteses para intercalar num texto qualquer indicação acessória. Suas principais ocorrências são nos seguintes casos:

  1. Uma explicação dada, uma reflexão, um comentário à margem do que se afirma;
  2. Uma nota emocional, expressa geralmente em forma exclamativa, ou interrogativa.

Colchetes ( [ ] )

Os colchetes são uma variedade de parênteses, mas de uso restrito. Empregam-se:

  1. Quando numa transcrição de texto alheio, o autor intercala observações próprias;
  2. Quando se deseja incluir, numa referência bibliográfica, indicação que não conste da obra citada.

Travessão ( – )

Emprega-se, principalmente, em dois casos:

  1. Para indicar, nos diálogos, a mudança de interlocutor;
  2. Para isolar, num contexto, palavras ou frases. Neste caso, usa-se geralmente o Travessão Duplo.

Videoaula complementar – Regras de Acentuação

Para fixar o conteúdo de sinais, assista à videoaula abaixo, com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito.

Agora que já estudamos sobre os sinais de pontuação e sua importância para construção dos efeitos de sentido de um texto, chegou a hora de colocar os conhecimentos adquiridos em prática.

Exercícios sobre sinais de pontuação

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Sobre o(a) autor(a):

Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Eduardo Bugs Gonçalves para o Blog do Enem. Eduardo é formada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Pelotas. Cursou Especialização em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal de Pelotas. È Mestre em Linguística Aplicada. Dá aulas de Português, Literatura e Redação em escolas da Grande Florianópolis desde 2011. Facebook: https://www.facebook.com/eduardogonçalves

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