O que é campo gravitacional? O que é a aceleração gravitacional? Que tipo de força é a força gravitacional? O que é a lei de gravitação universal? O que tem a ver a força peso com tudo isso? Revise Física para o Enem!
Nesta aula de Física para o Enem você compreenderá tudo sobre campo gravitacional e força gravitacional. Saberá ainda o que vem a ser e como determinar a aceleração gravitacional e o que ela tem a ver com a lei de gravitação universal. Por fim, você vai qual a relação da força peso com tudo isso.
O que é campo gravitacional?
Campo gravitacional é uma região que existe ao redor de todo corpo que possui massa. Todo corpo mesmo! Nesse campo gravitacional existe uma força denominada força gravitacional. Mas o que seria essa força?
Bom, olhe para o movimento que a Lua faz ao redor de nosso planeta. Algo a mantém nessa trajetória, meio que circular, de forma que não venha a colidir conosco (o que, caso viesse a acontecer, traria consequências nada boas).
Lei da Gravitação Universal
Hoje sabemos que existe de fato uma força de atração entre a Terra e a Lua. Essa força é proporcional a massa dos corpos e inversamente proporcional a distância que os separa, partindo no núcleo de cada um.
A lei de gravitação universal trata dessa força existente em quaisquer corpos celestes. Ela diz:
“Dois pontos materiais atraem-se com forças cujas intensidades são diretamente proporcionais às suas massas e inversamente proporcionais ao quadrado da distância que os separam.”
Introdução à Lei da Gravitação Universal
Confira agora com o professor Antônio Martins, o “Tonho”, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo rápido sobre a Gravitação Universal. Tudo começa com Isaac Newton e a famosa história da maçã que teria caído sobre a cabeça dele.
Matematicamente a lei da gravitação universal é escrita assim:
Sendo M e m as massas dos dois pontos materiais, r a distância entre eles e G, a constante gravitacional, de valor 6,67 x 10-11, cuja sua unidade de medida é .
Força gravitacional
A força gravitacional surge sempre a partir da interação mútua entre dois corpos. Ela é sempre de atração e nunca de repulsão.
Mas não é somente entre a Terra e a Lua e entre a Terra e o sol que ela acontece. A força gravitacional existe entre quaisquer corpos celestes observados, inclusive entre o sol e outros planetas, permitindo que todos girem e obedeçam suas órbitas ao redor dele.
Aceleração gravitacional ou aceleração da gravidade
É a mesma força que evita que “caiamos para o céu”. Essa força nos atrai para o centro da Terra, e ficamos como que “grudados” na sua superfície. Na Terra, essa força recebe o nome de gravidade.
Quando essa força passa a atuar no objeto puxando ele para baixo, irá causar nele uma variação de sua velocidade, daí então é definida como aceleração gravitacional ou simplesmente aceleração da gravidade e identificada pela letra g minúscula.
Veja no resumo com a professora Lia, do canal do Curso Enem Gratuito:
Fórmula da aceleração gravitacional
Para calcular a aceleração gravitacional, utilizamos a seguinte fórmula:
Sendo G a constante gravitacional, m a massa e r o raio do planeta analisado.
Aceleração gravitacional na Terra e na Lua
Vamos usar essa fórmula para calcularmos a aceleração gravitacional de nosso planeta?
Agora você sabe de onde vem os 9,8 m/s2 !
A aceleração da gravidade nas regiões bem próximas da superfície tem valor 9,80665 m/s2. Em exercícios de vestibulares, geralmente esse valor é arredondado para 9,8 m/s2 e em alguns casos, 10 m/s2, para facilitar o cálculo.
Como nosso planeta não é uma esfera perfeita, esse valor não é fixo. Ele pode variar em alguns pontos extremos. Tal variação está entre 9,78 m/s2 e 9,83 m/s2.
Na Lua por exemplo, a aceleração da gravidade é 1,67 m/s2 pois como você viu, a massa tem muito a ver com seu cálculo.
Aceleração gravitacional e a força peso
Você já deve ter resolvido problemas com a força peso quando estudou as leis de Newton, porém irei lembrar sua fórmula e definir segundo o que aprendemos nesse tópico, porque provavelmente fará parte dos exercícios e simulados do tópico ok?
Quando um corpo está próximo à superfície da Terra, a força gravitacional aplicada pela Terra sobre o corpo é chamada peso. Matematicamente essa força peso é definida por:
P = m x g
Sendo P, o peso do corpo, m a massa e g a aceleração da gravidade.
Para terminar de estudar sobre a aceleração e a força gravitacional, assista à videoaula abaixo do professor Márcio Rossetto, sobre a força Peso.
Dica: Se você quiser ver um bom filme a respeito da colisão da Lua com a Terra, assista ou baixe o filme “Impacto”, você não irá se arrepender.
Exercícios sobre aceleração gravitacional
Para terminar, resolva os exercícios sobre aceleração gravitacional selecionados pelo professor e teste seus conhecimentos!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM/2017)
Em dias de chuva ocorrem muitos acidentes no trânsito, e uma das causas é a aquaplanagem, ou seja, a perda de contato do veículo com o solo pela existência de uma camada de água entre o pneu e o solo, deixando o veículo incontrolável.
Nesta situação, a perda do controle do carro está relacionada com a redução de qual força?
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(PUCCAMP SP/2017)
É a força gravitacional que governa as estruturas do universo, desde o peso dos corpos próximos à superfície da Terra até a interação entre as galáxias, assim como a circulação da Estação Espacial Internacional em órbita ao redor da Terra.
Suponha que um objeto de massa MT e peso PT quando próximo à superfície da Terra seja levado para a Estação Espacial Internacional. Lá, o objeto terá
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UDESC/2017)
Um elevador está descendo com velocidade constante, analise as proposições.
I. A força exercida pelo cabo sobre o elevador é constante.
II. A energia cinética do elevador é constante.
III. A aceleração do elevador é constante e diferente de zero.
IV. A energia mecânica do sistema Terra – elevador é constante.
V. E energia potencial gravitacional Terra – elevador é constante.Assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFJF MG/2017)
Um satélite geoestacionário é um satélite que se move em uma órbita circular acima do Equador da Terra seguindo o movimento de rotação do planeta em uma altitude de 35.786 km. Nesta órbita, o satélite parece parado em relação a um observador na Terra. Satélites de comunicação, como os de TV por assinatura, são geralmente colocados nestas órbitas geoestacionárias. Assim, as antenas colocadas nas casas dos consumidores podem ser apontadas diretamente para o satélite para receber o sinal. Sobre um satélite geoestacionário é correto afirmar que:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFRGS/2017)
A figura abaixo representa dois planetas, de massas m1 e m2, cujos centros estão separados por uma distância D, muito maior que os raios dos planetas.
Sabendo que é nula a força gravitacional sobre uma terceira massa colocada no ponto P, a uma distância D/3 de m1, a razão m1/m2 entre as massas dos planetas é
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIOESTE PR/2017)
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE apenas grandezas cuja natureza física é vetorial.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNICAMP SP/2017)
No conto “O mistério de Maria Rogêt”, de Edgar Alan Poe, ao procurar esclarecer a verdadeira identidade de um cadáver jogado na água, o detetive Dupin, mediante a análise dos fatos e das informações da imprensa, faz uso do seguinte raciocínio científico:
“ (…) a gravidade específica do corpo humano, em sua condição natural, é quase igual à massa de água doce que ele desloca. (…) É evidente, contudo, que as gravidades do corpo e da massa de água deslocada são muito delicadamente equilibradas, e que uma ninharia pode fazer com que uma delas predomine. Um braço, por exemplo, erguido fora d’água e assim privado de seu equivalente é um peso adicional suficiente para imergir toda a cabeça, ao passo que a ajuda casual do menor pedaço de madeira habilitar-nos-á a elevar a cabeça, para olhar em derredor”.
(Edgar Alan Poe, apud João Zanetic, Física e Literatura: construindo uma ponte
entre as duas culturas. 2006, p. 61. Disponível em
http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v13s0/03.pdf. Acessado em 05/07/2016.)A partir do raciocínio científico presente no excerto acima, é correto afirmar que:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Mackenzie SP/2017)
Quando o astronauta Neil Armstrong desceu do módulo lunar e pisou na Lua, em 20 de julho de 1969, a sua massa total, incluindo seu corpo, trajes especiais e equipamento de sobrevivência era de aproximadamente 300 kg. O campo gravitacional lunar é, aproximadamente, 1/6 do campo gravitacional terrestre. Se a aceleração da gravidade na Terra é aproximadamente 10,0 m/s², podemos afirmar que
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNIUBE MG/2017)
Para a gravação de um filme, um dublê de massa 80Kg se encontra no alto de uma sacada segurando uma corda que está presa ao teto. Esse dublê irá se pendurar na corda e desenvolver um movimento de pêndulo até atingir outro homem, de massa 90Kg, que está de pé em repouso sobre o solo. Após o impacto, que ocorre no ponto mais baixo da trajetória do dublê, os dois se manterão unidos e deslizarão pelo chão. Considerando-se que o deslocamento vertical do dublê durante seu movimento pendurado à corda seja igual a 5m e ainda, adotando-se 10m/s² para aceleração gravitacional, o valor da velocidade do movimento dos homens após o impacto é, APROXIMADAMENTE, igual a:
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UEFS BA/2017)
A figura mostra como a força gravitacional entre dois corpos de massas M1 e M2 varia com a distância entre seus centros de massas.
Baseado nas informações contidas no diagrama, é correto afirmar que a razão F1/F2 é dada porCorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!