Força Peso: o que é, tipos, fórmula e exemplos

O que é a Força Peso? Você sabia que seu peso aqui na Terra é diferente em outros planetas? Ela tem a ver com a gravidade. Confira agora. É Física Enem que sempre cai.

Quais são os efeitos de uma força? Qual a diferença entre forças de contato e forças de campo? Por que o nosso peso varia de acordo com o planeta em que estamos? Nessa aula você conhecerá as respostas para estas perguntas e irá revisar tudo sobre força.

Você vai aprender a identificar as forças de contato e as de campo, calcular seu peso corretamente, saber qual a unidade de medida deve ser utilizada e qual a importância da segunda Lei de Newton para a Força Peso. Revise física com esta aula para arrebentar no Enem e vestibulares.

O que é Força?

No dia a dia usamos o termo força com diversos significados: “ter força de vontade’, “é apenas força de expressão”; “uso da força policial”, “a união faz a força” etc. Ou seja, existem muitas formas de usar a palavra força.

Introdução à Força Peso

Confira agora com o professor Rossetto, do canal do Curso Enem Gratuito, o que é Força Peso.

As dicas do professor Rossetto:

  1. Na mecânica, a gente trabalha com basicamente 5 forças: força peso, força normal, força de tração, força de atrito e força elástica. Hoje, veremos a força peso.
  2. O peso é uma força de campo. Sendo assim, ela não precisa de um contato para existir.
  3. Para calcular o peso, basta multiplicar a massa do objeto pela gravidade do local onde ele está.
  4. A direção é vertical. O sentido é para baixo.
  5.  Atenção! A força normal NÃO é reação da força peso.
  6. A massa deve ser em kg.

Na física, no entanto, o termo força tem um significado especifico: é tudo o que é capaz de produzir ou alterar um movimento.  É sempre uma interação entre dois ou mais corpos. Pode ser desde uma menina fazendo força ao pedalar uma bicicleta até um imã fazendo força de atração em clipes de metal.

Essa força entre corpos pode ocorrer de duas maneiras, por contato ou a distância.

Tipos de força

Quando os corpos estão em contato, encostados um ao outro, as forças que surgem dessa interação são denominadas forças de contato. É o caso do exemplo onde a menina faz força ao pedalar sua bicicleta.força de atração de um imã e clipsQuando os corpos estão distantes, não estão encostados um no outro, a força que surge é denominada forças de campo. É o caso do exemplo do imã que executa força de atração ao atrair os clipes de metal. Entendeu?

Módulo, Direção e Sentido

Como força é uma grandeza vetorial, ela possui módulo, direção e sentido. Toda força pode ser identificada por seus efeitos. Ela pode causar:

  • Alteração da velocidade: As forças podem diminuir ou aumentar a velocidade de um corpo, no caso, um veículo por exemplo;
  • Deformação: As forças podem provocar alterações na forma de um corpo, de maneira temporária ou permanente, sem necessariamente alterar sua velocidade; numa elástica por exemplo;
  • Manutenção do equilíbrio: Esse efeito surge quando a união de todas as forças se equilibram, ou ainda, quando a resultante dessas forças for igual a zero. Desse modo, a força não provocará variação da velocidade no corpo observado. É o caso, por exemplo, da queda de um paraquedista no qual sua velocidade aumenta até certo ponto e depois para, permanecendo constante. É quando a força peso, puxando ele para baixo, se iguala com a força de resistência do ar, está puxando ele para cima.

Abordando sua característica vetorial, temos:

Queda livre com velocidade crescenteexemplo de queda livre e força peso

Como a força peso é maior que a força de resistência do ar, a velocidade vai aumentando a medida que se aproxima do solo.

Queda livre com velocidade constanteexemplo da força pesoComo a força peso é igual a força de resistência do ar, a velocidade é constante pois a resultante das forças é zero.

Mas o que é, de fato, a força Peso?

o que é força pesoA Força Peso nada mais é que o resultado da ação exercida pela Terra sobre os corpos quando estão próximo à ela. Estamos falando de uma força de campo. E como qualquer outra força, sua unidade de medida será Newton (N). Newton equivale a kg.m/s2

Utilizando a segunda lei de Newton (F = m.a), formulamos a força Peso: P = m.g

Onde m é a massa do corpo observado e g é a aceleração da gravidade na superfície da Terra. Em regiões próximas à superfície da Terra, o valor da aceleração da gravidade é praticamente constante: g = 9,8m/s2

A direção da força peso sempre será vertical, representando uma linha perpendicular à superfície da Terra. O sentido da força peso será sempre para baixo, pois sempre apontará para o centro do planeta.

Por que o nosso peso seria diferente em outros planetas?

Não é só a Terra que exerce força de atração sobre os outros corpos. Essa força existe entre quaisquer dois ou mais corpos quando estão próximos um do outro. Porém, a intensidade dessa força depende da massa de cada um. Se a massa for pequena, a força de atração também será pequena.

Em qualquer lugar do universo que possa ir, sua massa sempre terá o mesmo valor, mas seu peso sempre mudará.

Na Lua, por exemplo, um astro muito menor que a Terra, tem aceleração gravitacional seis vezes menor do que nosso planeta. Lá a aceleração da gravidade é de 1,6m/s2 aproximadamente. Sendo assim, vamos pensar em quanto pesaria uma pessoa de 60 kg de massa aqui na Terra e lá na Lua.

Na Terra:

m= 60 kg e g= 9,8 m/s2

Calculando:

P = m . g

P = 60 . 9,8

P = 588 N

Na Terra essa pessoa teria um peso de 588 N.

Na Lua:

m= 60 kg

g= 1,6 m/s2

Calculando:

P = m . g

P = 60 . 1,6

P = 96 N

Na Lua essa pessoa teria um peso de 96 N. Veja que a massa não se altera, mas o peso diminui na Lua. Isso porque na Lua a aceleração da gravidade é consideravelmente menor.

Videoaula sobre força de tração e força normal

Veja com o professor Marcelo Alvex um resumo bem dinâmico sobre as caracteristicas e os cálculo com a Força de Tração e a Força Normal.

As dicas do professor Marcelo:

  1. A força normal surge do contato entre dois corpos e é sempre perpendicular à superfície de contato.
  2. Já a força de tração ou força tensora está associada à presença de cabos, cordas ou fios que estejam puxando algo.
  3. Geralmente em exercícios, os fios e cabos são considerados ideais, isto é, têm massas desprezíveis e não se esticam.
  4. A força com que se puxa algo é igual em toda extensão do fio.

Exercícios sobre força peso

.

Sobre o(a) autor(a):

Rodinei Pachani é mestre em Geofísica pela USP-SP, com licenciatura plena em matemática, possui pós-graduação em Gerência Financeira e especialização em Estatística Aplicada. Possui experiência de mais de 28 anos em sala de aula, tendo trabalhado com ensino médio, cursinhos e Faculdades. É autor do livro “Ciência ao alcance de todos” e possui um canal no YouTube onde realiza experimentos, explica conteúdos e resolve exercícios de física.

Compartilhe: