Veja agora um resumo de conjunções Adverbiais e depois teste o seu nível no simulado de Português para o Enem. São 10 questões pra você treinar pro Enem e pros vestibulares!
Você costuma a suar frio só de ouvir falar em análise sintática? Relaxa, você não é a única pessoa! Dominar as conjunções adverbiais pode ser um empurrãozinho na hora de reconhecer uma oração subordinada adverbial. Confira agora no resumo de Conjunções Adverbiais.
As Conjunções Adverbiais
Aprenda agora no resumo de Conjunções Adverbiais que “Conjunção” é uma palavra invariável – pois não tem flexão de número ou gênero – que conecta orações ou termos de uma oração, estabelecendo muitas vezes uma relação de significado:
– Maria saiu, mas volta depois;
-Disseram-me que Maria saiu;
-Cedeu-lhe a casa quando precisava.
A gramática classifica as conjunções como coordenativas ou subordinativas. São coordenativas as conjunções que conectam termos numa oração ou duas orações sintaticamente independentes (orações coordenadas).
Já a conjunções subordinativas indicam dependência sintática, introduzindo orações que complementam a oração principal (oração subordinada substantiva) ou que transmitem a ideia de circunstância (oração subordinada adverbial). Não se lembra muito bem de análise sintática e orações subordinadas? Não tem problema, a gente revisa.
Resumo de Conjunções Adverbiais
Existem dois tipos de conjunção adverbial: as subordinativas e as coordenativas. As conjunções adverbiais subordinativas obrigatoriamente estabelecem uma relação de dependência sintática.
Você pode ver na aula a seguir com a professora Jéssica Forini, do canal do Curso Enem Gratuito, uma rápida retomada de alguns conceitos básicos para facilitar a sua compreensão. Tudo faz parte do Resumo de Conjunções Adverbiais:
Muito bom este resumo. Vale a pena ver de novo, e ir anotando as ideias centrais que a professora Jéssica passou pra você.
Dica de Análise Sintática:
Para fazer análise sintática, basta começar procurando o verbo. Se houver dois verbos, significa que há duas orações. Como identificar a relação que existe entre as orações? Visualizar a conjunção adverbial (o conectivo) facilita sua análise.
Se a conjunção for subordinativa, há relação de subordinação entre as orações. Sabendo o tipo de conjunção adverbial encontrada, você descobre o tipo de oração subordinada.
Conjunções coordenativas
Veja agora no resumo de Conjunções Adverbiais que As orações coordenadas são aquelas que possuem apenas uma relação semântica (de significado) e não sintática. Por exemplo:
“Maria saiu, mas volta depois”.
Existem dois verbos (ações): “saiu” e “volta”, logo existem duas orações.
Os termos integrantes de uma oração – ou seja, obrigatórios – são, de modo geral: sujeito + verbo + objeto caso o verbo seja transitivo.
Isso significa que a primeira oração está sintaticamente completa, pois possui sujeito (Maria) e verbo intransitivo que não precisa de complemento (saiu).
O verbo “sair” não precisa de complemento, pois transmite o significado da ação por si só.
A segunda oração também está completa, pois possui sujeito oculto (ela) e verbo intransitivo “volta”. Sendo que “depois” é um advérbio de tempo – um termo não obrigatório.
É importante ressaltar que a palavra “Maria” não pode ser sujeito das duas orações ao mesmo tempo, por isso a segunda oração possui sujeito oculto. Isso indica apenas a relação entre as palavras, já que semanticamente sabemos que é a Maria quem realiza ambas as ações.
Logo, se as duas orações estão completas sintaticamente, isso indica que o conectivo “mas” não faz parte de nenhuma elas, indicando apenas uma relação de oposição. Por isso, “mas” é um conectivo ou conjunção coordenativa, indicando orações independentes sintaticamente.
Simulado sobre as Conjunções Adverbiais
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FM Petrópolis RJ/2019)
Cultura e cidadania
1 A construção das identidades culturais já foi tratada 2 como uma questão institucional, depois passou 3 a sofrer influências das mídias, dos mercados, das 4 imagens publicitárias. Hoje, são identidades em trânsito, 5 interconectadas às redes sociais.
6 Foi a partir da Constituição de 1988 que, no Brasil, 7 se passou a falar em “direitos culturais”. Antes não 8 havia referência a essa expressão. Hoje a cidadania 9 cultural é um direito consagrado, embora, na prática, 10 o seja com muitos percalços.
11 Os conceitos de cultura e cidadania, entre nós, 12 devem expressar as múltiplas formas de produzir cultura 13 e exercer a cidadania.
14 A cultura possui aspectos materiais — como os 15 objetos ou símbolos — e imateriais, como as ideias, 16 as expressões artísticas, a religiosidade. As culturas 17 têm valores que geram certos tipos de comportamentos, 18 já a convivência social tem normas que envolvem 19 direitos e deveres. A cultura oferta a liberdade, a cidadania 20 pede organização.
21 Quando a dura realidade bate à porta, o que 22 salva o brasileiro da catástrofe é o que há de simbólico, 23 o que compõe o sentido lúdico da vida. Dizer 24 que o Brasil é o país do carnaval e do futebol é um 25 lugar-comum, mas faz todo o sentido.
26 A cultura alimenta a sua alma, dá forma à sua 27 identidade. Hoje muito mais uma identidade em movimento 28 do que, como já se pensou, uma identidade 29 imutável. São as múltiplas formas de ser que se organizam, 30 como condição de sobrevivência, em um mundo 31 globalizado. Devemos estar atentos às nossas 32 manifestações culturais. Elas não apenas traduzem 33 o que somos, antes produzem a nossa identidade.SALGADO, M. Jornal do Brasil.
Caderno B. 10 jun. 2018. Adaptado.No trecho do texto “Devemos estar atentos às nossas manifestações culturais. Elas não apenas traduzem o que somos, antes produzem a nossa identidade.” (Refs. 31-33), a relação lógica entre os dois períodos pode ser expressa por
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre conjunções adverbiais para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FM Petrópolis RJ/2019)
Cultura e cidadania
1 A construção das identidades culturais já foi tratada 2 como uma questão institucional, depois passou 3 a sofrer influências das mídias, dos mercados, das 4 imagens publicitárias. Hoje, são identidades em trânsito, 5 interconectadas às redes sociais.
6 Foi a partir da Constituição de 1988 que, no Brasil, 7 se passou a falar em “direitos culturais”. Antes não 8 havia referência a essa expressão. Hoje a cidadania 9 cultural é um direito consagrado, embora, na prática, 10 o seja com muitos percalços.
11 Os conceitos de cultura e cidadania, entre nós, 12 devem expressar as múltiplas formas de produzir cultura 13 e exercer a cidadania.
14 A cultura possui aspectos materiais — como os 15 objetos ou símbolos — e imateriais, como as ideias, 16 as expressões artísticas, a religiosidade. As culturas 17 têm valores que geram certos tipos de comportamentos, 18 já a convivência social tem normas que envolvem 19 direitos e deveres. A cultura oferta a liberdade, a cidadania 20 pede organização.
21 Quando a dura realidade bate à porta, o que 22 salva o brasileiro da catástrofe é o que há de simbólico, 23 o que compõe o sentido lúdico da vida. Dizer 24 que o Brasil é o país do carnaval e do futebol é um 25 lugar-comum, mas faz todo o sentido.
26 A cultura alimenta a sua alma, dá forma à sua 27 identidade. Hoje muito mais uma identidade em movimento 28 do que, como já se pensou, uma identidade 29 imutável. São as múltiplas formas de ser que se organizam, 30 como condição de sobrevivência, em um mundo 31 globalizado. Devemos estar atentos às nossas 32 manifestações culturais. Elas não apenas traduzem 33 o que somos, antes produzem a nossa identidade.SALGADO, M. Jornal do Brasil.
Caderno B. 10 jun. 2018. Adaptado.No trecho do texto, “Hoje a cidadania cultural é um direito consagrado, embora, na prática, o seja com muitos percalços.” (Refs. 8-10), a palavra destacada expressa a ideia de
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre conjunções adverbiais para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFPR/2019)
Leia o excerto abaixo:
As bombas que os aliados lançaram sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial conseguiram atingir a borda inferior do espaço: a ionosfera se enfraqueceu sob a influência da onda expansiva de tantos explosivos. __________ o efeito tenha sido temporário, chegou a ser sentido nos céus da Inglaterra. __________, os bombardeios alemães, primeiro os da Luftwaffe (a aviação nazista) e, depois, com os foguetes V1 e V2, mal deixaram vestígios na atmosfera.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre conjunções adverbiais para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UCB DF/2019)
Saúde mental – O fim da psicoterapia?
1 Nota publicada recentemente na revista PopScience 2 revela que o relato semanal ou quinzenal feito pelos 3 pacientes quando se sentam no sofá de um terapeuta pode se 4 extinguir como prática de saúde mental. O texto aponta para 5 o fato de que a psicoterapia tradicional tem sido 6 desestimulada ao longo dos anos, enquanto mais e mais 7 psiquiatras e até mesmo clínicos gerais prescrevem 8 medicamentos psicotrópicos, em vez de encaminharem seus 9 clientes à terapia. O uso de psicoterapia para pessoas em 10 tratamento mental nos Estados Unidos diminuiu em quase 11 16% para 10,5%. O uso de terapia em conjunto com a 12 medicação, por sua vez, caiu de 40% para 32%. Por outro 13 lado, as taxas de uso de medicação como único processo de 14 tratamento para questões mentais subiu de 41% para pouco 15 mais de 57%. Tal fato não ocorre diante da ineficácia da 16 psicoterapia tradicional para questões como depressão ou 17 ansiedade. Pelo contrário, as evidências encontradas em 18 outros estudos apontam resultados mais eficazes e 19 duradouros para psicoterapia, em relação às drogas 20 psicotrópicas. Muitas ações na área de saúde, entretanto, são 21 movidas por interesses mercadológicos.
MARQUES, Suzana. Saúde mental – O
fim da psicoterapia? In: Revista Psique,
ano VII, edição 93, setembro de 2013,
p.13, com adaptações.Nos dois primeiros períodos do texto, a palavra “que” apresenta
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre conjunções adverbiais para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UEL PR/2018)
1 O velho adormeceu, a mulher sentou-se 1 à porta. Na sombra do seu descanso viu o sol vazar, lento rei n2 das luzes. Pensou no dia e riu-se dos contrários: ela, cujo nascimento faltara nas datas, tinha já o seu fim 3 marcado. Quando a lua começou a acender as árvores do mato ela inclinou-se e adormeceu. Sonhou dali 4 para muito longe: vieram os filhos, os mortos e os vivos, a machamba encheu-se de produtos, os olhos a 5 escorregarem no verde. O velho estava no centro, gravatado, contando as histórias, mentira quase todas. 6 Estavam ali os todos, os filhos e os netos. Estava ali a vida a continuar-se, grávida de promessas. Naquela 7 roda feliz, todos acreditavam na verdade dos velhos, todos tinham sempre razão, nenhuma mãe abria a sua 8 carne para a morte. Os ruídos da manhã foram-na chamando para fora de si, ela negando abandonar aquele 9 sonho, pediu com tanta devoção como pedira à vida que não lhe roubasse os filhos. 10 Procurou na penumbra o braço do marido para acrescentar força naquela tremura que sentia. Quando a 11 sua mão encontrou o corpo do companheiro viu que estava frio, tão frio que parecia que, desta vez, ele 12 adormecera longe dessa fogueira que ninguém nunca acendera.
(Adaptado de: COUTO, Mia. A fogueira. In:
Vozes anoitecidas. São Paulo, Com-
panhia das Letras, 2013. p. 25).Acerca do trecho “O velho adormeceu, a mulher sentou-se à porta”, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conectivo que pode ser inserido no lugar da vírgula, sem alterar o sentido original do período.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre conjunções adverbiais para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIRG TO/2018)
Mater dolorosa
Quando eu era jovem, a minha mãe dizia que as moças que tinham filhos antes do casamento eram emparedadas nos porões de suas casas, e os bebês trancafiados nesses porões, e lá viviam, como animais abandonados.
O que mais impressiona é a naturalidade com que as pessoas lidavam com aquele horror. Isso era aterrorizante, ainda mais porque, na minha casa, havia um porão. E eu, na minha inocência, pensava como seria possível uma jovem solteira engravidar, já que minha mãe afirmava que para ter filhos era preciso se casar.
Fiz-lhe esta pergunta, ela desconversou e não respondeu – como sempre. Mamãe nunca me respondia o que eu lhe perguntava, mas dizia coisas que eu não entendia, com ar de ameaças.
SARMENTO, Olívia. Mater dolorosa. In: ______.
A emparedada e outros contos. Rio de
Janeiro: Escrita Fina, 2015, p. 9.Assinale a alternativa que apresenta, no texto, os sentidos contextualmente adequados para os conectores “como”, no primeiro parágrafo, “porque” e “mas”, nessa ordem:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre conjunções adverbiais para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Mackenzie SP/2018)
01 Carta do escritor Graciliano Ramos ao pintor Cândido Portinari
02 Rio – 18 – Fevereiro – 1946
03 Caríssimo Portinari:
04 A sua carta chegou muito atrasada, e receio que esta resposta 05 já não o ache fixando na tela a nossa pobre gente da roça. Não há 06 trabalho mais digno, penso eu. Dizem que somos pessimistas e 07 exibimos deformações; contudo as deformações e miséria existem 08 fora da arte e são cultivadas pelos que nos censuram.
09 O que às vezes pergunto a mim mesmo, com angústica, Portinari, 10 é isto: se elas desaparecessem, poderíamos continuar a trabalhar? 11 Desejamos realmente que elas desapareçam ou seremos também 12 uns exploradores, tão perversos como os outros, quando expomos 13 desgraças? Dos quadros que você mostrou quando almocei no Cosme 14 Velho pela última vez, o que mais me comoveu foi aquela mãe com 15 a criança morta. Saí de sua casa com um pensamento horrível: 16 numa sociedade sem classes e sem miséria seria possível fazer-se 17 aquilo? Numa vida tranquila e feliz que espécie de arte surgiria? 18 Chego a pensar que faríamos cromos, anjinhos cor-de-rosa, e isto 19 me horroriza.
20 Felizmente a dor existirá sempre, a nossa velha amiga, nada a 21 suprimirá. E seríamos ingratos se desejássemos a supressão dela, 22 não lhe parece? Veja como os nossos ricaços em geral são burros.
23 Julgo naturalmente que seria bom enforcá-los, mas se isto nos 24 trouxesse tranquilidade e felicidade, eu ficaria bem desgostoso, 25 porque não nascemos para tal sensaboria. O meu desejo é que, 26 eliminados os ricos de qualquer modo e os sofrimentos causados 27 por eles, venham novos sofrimentos, pois sem isto não temos arte.
28 E adeus, meu grande Portinari. Muitos abraços para você e para 29 Maria.
Graciliano
sensaboria: contratempo, monotonia
Observe as seguintes afirmações:
I. Contudo (Ref. 07) denota sentido de acréscimo, de adição.
II. Quando (Ref. 13) denota sentido de temporalidade.
III. Pois (Ref. 27) denota sentido de explicação.Assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre conjunções adverbiais para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNITAU SP/2018)
Leia o trecho a seguir, atentando-se para os usos do termo “se”.
“Se a questão for apenas estabelecer manuais, como se houvesse uma lista de alarmes para identificar aquele que se descola da manada, ou se a saída encontrada for reforçar a causa e a solução no indivíduo, é só mais um reforço para a tragédia da nossa crescente dificuldade de fazer comunidade”.
Em relação aos empregos do termo em destaque, assinale a alternativa CORRETA.
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre conjunções adverbiais para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNCISAL/2017)
Dadas as afirmativas, considerando os procedimentos linguísticos encontrados em “Viver ou Sonhar?” e “Viver e Sonhar”,
I. A interrogativa inicial remete à linguagem professoral e prepara o leitor para a apresentação da ideia.
II. A troca das conjunções está na escolha a ser feita; entretanto, não se obtém alteração de sentido.
III. O emprego da conjunção “ou” implica exclusão de ações, o que leva à indecisão.
IV. O emprego da conjunção “e” expressa a soma de uma ação à outra, resultando em um modo mais completo de vida.Verifica-se que estão corretas apenas
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre conjunções adverbiais para acertar na hora da prova!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ACAFE SC/2017)
Analise as frases a seguir.
“O ideal é utilizar remédios para dormir uma vez ou outra e, mesmo assim, de formulações mais leves, com menor potencial de causar dependência”, diz Balbuena.
Segundo a moderna teoria das finanças, o preço de uma ação é caracterizado por um processo estatístico chamado passeio aleatório, ou seja, a cada momento do tempo a formação do preço acontece de forma aleatória.
Isso será possível desde que você e eu nos manifestemos abertamente, pois nossa manifestação, quando multiplicada, gerará a necessária mudança da opinião pública sobre o assunto.
As ofertas precisam ser homologadas antes de os vencedores serem oficialmente divulgados.
As expressões destacadas expressam, respectivamente, relações de:
CorretoParabéns! Siga para a próxima questão.
IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre conjunções adverbiais para acertar na hora da prova!