Já estamos acostumados a ouvir sobre as revoluções industriais nos países europeus. Mas você sabe como a Terceira Revolução Industrial se comporta na realidade brasileira? Vamos revisar este conteúdo para o Enem!
Como já sabemos, por conta do período colonial, a industrialização brasileira aconteceu de forma tardia, se consolidando de fato somente no século XX. Enquanto os países considerados desenvolvidos já estavam avançados em muitas técnicas de produção, a indústria no Brasil começava a receber os primeiros incentivos para mecanização do processo de produção das indústrias.
A Terceira Revolução Industrial
O início da Terceira Revolução Industrial é marcado pela implementação de novas tecnologias avançadas no processo de produção industrial. A utilização destas novas tecnologias possibilitou o avanço das técnicas de produção já utilizadas e também a introdução de novas técnicas.
Toda essa modificação tecnológica no meio industrial foi possibilitada pelo desenvolvimento dos estudos de elétrica e eletrônica em conjunto com o início dos estudos na área da informática. Possibilitando a revolução conhecida como Revolução Técnico-Científico Informacional.
A terceira revolução leva este nome por conta da grande introdução destas novas técnicas possibilitadas pela informática. E também pela facilitação da troca de informações por meio das novas tecnologias de comunicação, que facilitaram as negociações entre as empresas e entre os países.
Essas novas técnicas foram pensadas com a utilização de tecnologia de ponta. Sendo assim, passou-se a necessitar cada vez mais de mão de obra qualificada para criação e implementação destas tecnologias. Além das técnicas modernas, o material utilizado para produção do maquinário, que agora contava com o processo de automação, também era novo.
Entre os materiais que passaram a ser utilizados na construção do maquinário, temos como destaque o silício. Não é à toa que um dos maiores polos tecnológicos do mundo leva o nome de “Vale do Silício”.
Na Terceira Revolução Industrial, o foco principal é agregar o valor do produto com a utilização da tecnologia de ponta. Apesar de que o material utilizado para construção dos bens de consumo tenha reduzido sua qualidade desde o início da terceira revolução.
A industrialização do Brasil
Enquanto os países desenvolvidos saíam a frente, países subdesenvolvidos, como é o caso do Brasil, encontravam-se com as técnicas e tecnologias atrasadas.
No Brasil, as revoluções foram atropelando umas as outras, pois enquanto, por exemplo, o Brasil passava pelas adaptações do período da Segunda Revolução Industrial, a Revolução Técnico-Científica já ocorria nos países “desenvolvidos”. Deste modo, o país passava pelas revoluções “correndo”, sem tempo de corrigir os problemas e erros causados pelos processos industriais anteriores.
O Brasil na Terceira Revolução Industrial
Por conta da industrialização tardia e dos “atropelos” entre as mudanças, somente ao fim do século XX é que o Brasil realmente entra no processo de informatização e implementação da tecnologia de ponta em seu processo industrial.
O final do século XX no Brasil foi marcado pelo “boom” das telecomunicações, início da internet e processo industrial mecanizado. A diferença da modernização das indústrias no Brasil para a modernização dos países desenvolvidos era que o Brasil não produzia suas tecnologias e maquinário.
Como o país não produzia a sua modernização, toda essa tecnologia passou a ser comprada dos demais países que já a produziam. O Brasil ficou refém desta relação, pois no momento não tinha condições de produzir sua própria tecnologia e maquinário, o que não é diferente até hoje.
Após iniciar a relação de compra de tecnologia dos países de “primeiro mundo” o Brasil passou a depender destes países economicamente. Pois sem o maquinário importado, não havia produção.
Indústria no Brasil atualmente
No início do século XXI o país passou a produzir novas tecnologias voltadas a criação de softwares. Que, por sinal, nos últimos anos tem recebido grande destaque. Porém, o maquinário utilizado na indústria no Brasil ainda é todo importado de países europeus.
Apesar de uma melhoria significativa na produção de softwares e adaptação do maquinário importado, todo esse serviço é prestado por empresas privadas que dominam o setor tecnológico. Não há grandes incentivos públicos para que as universidades produzam as novas tecnologias e técnicas utilizada na industrialização do país.
O Brasil hoje apresenta uma economia que enfrenta problemas por não possuir uma base industrial própria, organizada e qualificada para a realidade do país. Isso se reflete em problemas econômicos que atingem diretamente a população brasileira, que acaba adquirindo os bens produzidos por um preço elevado, ou simplesmente não adquirindo por não possuir condições.
Por fim, a Revolução Técnico-Científico Informacional ainda acontece no Brasil. Porém o país não consegue implementar as mudanças de forma efetiva devido aos problemas não resolvidos das revoluções anteriores. Esse processo acaba agravando ainda mais a economia do país e promovendo o avanço das desigualdades, pois o Brasil não possui um modelo de desenvolvimento industrial apropriado para sua realidade.
Videoaula sobre a Terceira Revolução Industrial
Para terminar, conheça melhor as características da Terceira Revolução Industrial na videoaula abaixo, com o professor Carrieri, de Geografia!
Questões sobre a indústria no Brasil e a 3ª Revolução Industrial
Veja se você realmente entendeu o conteúdo desta aula resolvendo as questões abaixo!
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média |
|
Sua pontuação |
|
Categorias
- Sem categoria 0%
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- Respondido
- Revisão
-
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UEL PR/2018)
Figura 1: Máquina de tear manual
(Disponível em: http://cmapspublic2.ihmc.us/rid=1PZQNHNNF-L7R632- 2M31/capitalismo%204.jpg. Acesso em: 2 maio 2017.)
Figura 2: Máquina de tear industrial
(Disponível em: http://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial_clip_image001.jpg. Acesso em: 2 maio 2017.)Com base nos conhecimentos relacionados aos recursos naturais e à questão industrial, considere as afirmativas a seguir.
I. A Primeira Revolução Industrial difundiu-se pela Europa e Estados Unidos com a implantação de teares a vapor para a produção têxtil, iniciando a utilização do petróleo como fonte de energia.
II. A Segunda Revolução Industrial utilizou o mineral renovável grafeno, explorado em larga escala na Itália, na produção de energia mecânica para o funcionamento da indústria de base.
III. A Terceira Revolução Industrial desenvolveu-se com profundas transformações no campo tecnológico com a utilização da sílica, um recurso mineral não renovável, na produção de cabos de fibra ótica.
IV. A Quarta Revolução Industrial tem como uma de suas marcas a obsolescência programada, que vem sendo combatida por órgãos e defensores do meio ambiente visando atenuar os impactos relacionados aos recursos naturais.Assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(PUC RS/2016)
Os tecnopolos estão para o capitalismo da Terceira Revolução Industrial assim como as regiões carboníferas estavam para a Primeira, ou as jazidas petrolíferas para a Segunda. O tecnopolo representado na figura abaixo é o
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(IFCE/2016)
Sobre as principais características da Terceira Revolução Industrial, leia os itens a seguir.
I. Uso crescente de recursos da informática nos processos de produção industrial.
II. Ampliação crescente do emprego de mão de obra humana substituindo máquinas, sistemas automatizados, computadores e robôs industriais.
III. Uso de tecnologias no processo de produção, visando diminuir os custos e o tempo de produção.
IV. Massificação dos produtos tecnológicos ligados aos meios de comunicação e internet no começo do século XXI. Exemplos: telefones celulares, computadores pessoais, notebooks, tablets e smartfones.São verdadeiros
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(IFMG/2016)
Considere as afirmações a respeito das características da atual fase do sistema capitalista.
I. A Revolução Técnico-científico-informacional entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.
II. A Terceira Revolução Industrial também foi responsável pela total integração entre a ciência, a tecnologia e a produção. Hoje, as descobertas científicas encontram-se, em grande parte, voltadas para o mercado. Quando uma inovação é realizada, especula-se como aquilo poderá transformar o cotidiano das pessoas.
III. Inúmeros problemas ambientais se agravaram nas últimas décadas em função do aumento do consumismo promovido pelo sistema capitalista vigente.
IV. O resultado do processo de globalização também tem sido a brutal concentração da renda, riqueza e propriedade, motivada por uma revolução tecnológica assentada na monopolização do capital. Tais transformações não se consolidaram em todas as partes do planeta de maneira igualitária.São afirmações verdadeiras
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFPel RS/2016)
A primeira Revolução Industrial teve, em meados do século XVIII, origem na Inglaterra, sendo resultado do processo de ampliação de acumulação de capital e de técnicas/conhecimentos que permitiram a construção das máquinas a vapor.
Nos dias de hoje, é sabido que se vivencia a terceira Revolução Industrial.
Aponte a alternativa que evidencia corretamente características da Terceira Revolução industrial.CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNISC RS/2015)
O processo de industrialização pode ser considerado um dos principais propulsores da modernização das sociedades. Sobre isso, é importante ressaltar que as dinâmicas industriais passaram por diferentes etapas até se configurarem da maneira como as conhecemos atualmente. Leia as afirmativas que se seguem acerca dessas etapas.
I. Primeira Revolução Industrial: foi a primeira etapa do processo de industrialização, ocorrida entre meados do século XVIII e final do século XIX. O Reino Unido era considerado a grande potência industrial e as técnicas industriais, quando comparadas ao que conhecemos hoje, eram simples. Predominavam questões acerca da máquina a vapor, da indústria têxtil e do carvão mineral como fonte de energia. As empresas da época, em sua maioria, eram de pequeno ou médio porte e davam forma ao contexto do capitalismo concorrencial ou liberal.
II. Segunda Revolução Industrial: teve início a partir das últimas décadas do século XIX. Aos poucos, o Reino Unido foi cedendo seu lugar de liderança a países como Estados Unidos que apresentavam economias mais dinâmicas. Foi uma fase marcada pelas mudanças técnicas e tecnológicas relacionadas ao surgimento da eletricidade e à utilização do petróleo como fontes de energia. Muitas empresas passaram por processos de expansão enquanto o capitalismo monopolista passou a se fortalecer. Neste contexto, emergiu o Fordismo.
III. Terceira Revolução Industrial: também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciou-se em meados do século XX. É uma fase marcada pelo avanço dos conhecimentos e das tecnologias que envolvem as dinâmicas industriais. Destacam-se, nesta fase, a informática, a robótica, a biotecnologia, entre outros.Assinale a alternativa correta.
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Fac. Direito de Sorocaba SP/2014)
A partir da segunda metade do século XX, tem início a Terceira Revolução Industrial, que também é conhecida como Revolução técnico-científica informacional.
Essa Revolução promoveu e ainda promove transformações no espaço geográfico mundial, entre as quais pode-se destacarCorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FAMECA SP/2014)
Na segunda metade do século XX ocorreram grandes avanços tecnológicos que tornaram este período conhecido como a Terceira Revolução Industrial. Neste contexto, destaca-se
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UEA AM/2014)
A Terceira Revolução Industrial promoveu o aumento da produtividade e a aceleração dos fluxos de mercadorias, capitais, informações e pessoas. Também conhecida como Revolução Técnico-Científica ou Revolução Informacional, caracterizou-se
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
-
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UERN/2014)
Acerca das características assentadas sob a terceira revolução industrial ou o meio técnico científico informacional é INCORRETO afirmar que
CorretoParabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
IncorretoA resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22