O que é um Calorímetro? O que é uma superfície adiabática? O que é e quando uso o calor latente de um corpo? Como podemos resolver exercícios de equilíbrio térmico com dois ou mais corpos? Use QUEMACETE e QUEMOLE!
Veja nesta aula o conceito de calor latente, entenda os princípios da transmissão de calor, como é o funcionamento de um calorímetro e sua importância nos exercícios sobre trocas de calor.
Você vai aprender que o equilíbrio térmico é algo sempre esperado quando se têm dois ou mais corpos em contato com temperaturas diferentes. E, no final deste resumo, você entenderá a importância do calor latente no processo de troca de calor.
Para medir a capacidade térmica de um corpo ou calor específico da substância que o compõe, usa-se um instrumento denominado calorímetro. O calorímetro é um recipiente feito com material isolante térmico, dentro do qual ocorrem trocas de calor sem haver perdas muito significativas para o meio externo.
Suas paredes externas são feitas de isopor, para impedir a perda de calor por condução e internamente ele é espelhado impedindo a perda por irradiação.
Uma vez que o calorímetro é termicamente isolado, podemos assumir que a quantidade de calor que um corpo ou substância ganha é igual à quantidade que o outro recebe.
Ou seja, em um sistema termicamente isolado não há perdas de calor para o meio externo, de modo que a soma do calor recebido com o calor fornecido em seu interior é nula.
Introdução ao Calor Latente
Veja agora com o professor Marcelo, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo para você gabaritar nas questões de Calor Latente. No final da aula tem outro vídeo com exercícios resolvidos.
Não esqueça: no final da aula têm exercícios resolvidos para você.
Transformação adiabática
Outra palavra muito importante para você saber e guardar é a palavra adiabática, pois ela sempre aparece em problemas de vestibulares e no Enem em Ciências da Natureza. A palavra adiabática vem do grego e significa impenetrável. Em ciências, ela é usada como sinônimo de que não houve perda de calor através dela.
Por exemplo, uma transformação adiabática se refere a mudanças de fase sem que ocorra troca de calor com o meio externo. É nesse contexto que surgem os problemas de trocas de calor e equilíbrio térmico.
Trocas de calor em um calorímetro ideal
Em um ambiente termicamente isolado, como num calorímetro ideal, não ocorre perda de calor para o meio externo. Num calorímetro real, sempre ocorre alguma perda. Pequena, mas ocorre!
Em um calorímetro ideal é válida a seguinte equação:
Agora, suponha que no interior desse calorímetro estejam os corpos A, B, C e D, todos em contato entre si. Podemos escrever a seguinte equação:
Sendo QA a quantidade de calor cedida ou recebida pelo corpo A e assim para os outros também.
E você já sabe que a quantidade de calor cedido ou recebido por um corpo é calculada através da equação fundamental da calorimetria, lembra do “QUEMACETE”?
Q = m . c . ∆T
Exercício resolvido
Considere que 100 g de certa substância x inicialmente a 80 oC foram misturadas a 1000 g de água (cujo calor especifico vale 1 cal/g. oC) a 20 oC dentro de um calorímetro ideal. Ao final do processo, a temperatura final da mistura é 30 oC. Determine o calor especifico dessa substancia a 80 oC inicialmente.
Resolução:
Partimos da expressão do equilíbrio térmico:
Em seguida abrimos usando a equação fundamental da calorimetria, o QUEMACETE:
Agora, substituímos os valores na expressão do equilíbrio térmico:
Portanto o calor específico da substância x é 2 cal/g.oC
E quando um ou mais corpos estiverem em estados diferentes da matéria, por exemplo, gelo e água, como resolvemos? Aí temos que aprender antes dois novos conceitos: o que acontece com a temperatura de um corpo durante sua mudança de fase e o calor latente de um corpo.
Bom, vamos lá!
Calor latente
Quando um corpo recebe calor, sua a temperatura é elevada até o momento em que sua estrutura interna começa a passar por alterações, resultando em uma mudança de fase. A partir do momento em que começa a mudar de fase, sua temperatura não se altera, ficando constante até que ele mude completamente.
Por exemplo, a água, ao nível do mar, começa a ferver a 100 oC e não passa desse valor até evaporar completamente. Até aqui, ok? Vamos então para calor latente!
O calor que um corpo recebe durante sua mudança de fase recebe o nome de calor latente. Ele depende da substância da qual ele é composto e de sua quantidade de massa também.
Quando falamos que o calor latente de fusão (e indicamos por Lf) de certa substância é 50 cal/g significa que, para fundir 1 grama dessa substancia, é necessário 50 calorias. E se, essa substância tiver massa de 200g, a quantidade de calor necessária para fundi-la será 50 vezes 200, ou seja, 1000 calorias.
Fórmula da quantidade de calor latente
Dessa forma, definimos a quantidade de calor necessária a um corpo durante sua mudança de fase através da seguinte expressão:
Q = m . L → “QUEMOLE”
Sendo m a massa e L o valor do calor latente por unidade de grama.
Exercício resolvido sobre calor latente
Vamos ver um exemplo envolvendo isso que acabamos de falar.
Determine a quantidade de calor necessária para provocar a fusão total de um bloco de 200 g de gelo que está á temperatura inicial de –10o Use 80 cal/g para o calor latente de fusão e 0,50 cal/g.oC para o calor específico do gelo.
Resolução:
Primeiro vamos calcular a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura do gelo de –10 oC até 0 oC, recorrendo ao “QUEMACETE”
Q = 200 . 0,5 . ( 0 – (-10) )
Q = 200 . 0,5 . 10
Q = 1000
Portanto, a quantidade de calor necessária para elevar o gelo até 0 oC é 1000 calorias.
Agora vamos calcular o calor latente necessário à mudança de fase do gelo que já está a 0 oC usando o “QUEMOLE”
Q = 200 . 80 = 16000 cal
Concluindo o exercício, a quantidade de calor necessária para provocar a fusão completa no bloco de gelo de 200g é a soma de 1000 cal com 16000 cal, 17000 cal.
Fórmulas de calorimetria
Exercício resolvido de calor latente
Questões sobre calor latente
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FUVEST SP/2019)
Note e adote:
calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g;
calor específico do gelo = 0,5 cal/g ºC;
calor específico da água = 1,0 cal/g ºC.
Em uma garrafa térmica, são colocados 200 g de água à temperatura de 30 ºC e uma pedra de gelo de 50 g, à temperatura de –10 ºC. Após o equilíbrio térmico,
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!todo o gelo derreteu e a temperatura de equilíbrio é 7 ºC.
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(PUC RS/2019)
Uma massa de água no estado sólido, inicialmente à temperatura de –10 ºC, é aquecida até atingir a temperatura final de 80 ºC. Considere que todo o processo tenha ocorrido à pressão constante de 1,0 atm e que essa massa de água tenha recebido um total de 16500 cal para o processo térmico. Sem levar em conta os efeitos de sublimação do gelo para temperaturas abaixo de 0 ºC, assuma que o valor para o calor específico do gelo seja de 0,5 cal/g ºC, que o calor específico da água seja 1,0 cal/g ºC e que o calor latente de fusão do gelo seja de 80,0 cal/g.
Nesse caso, a massa de água aquecida, em gramas, durante o processo é de
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FGV/2019)
No que diz respeito às grandezas físicas inerentes aos fenômenos térmicos, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFRGS/2018)
Uma quantidade de calor Q = 56.100,0 J é fornecida a 100 g de gelo que se encontra inicialmente a –10 ºC.
Sendo
o calor específico do gelo cg = 2,1 J/(gºC),
o calor específico da água ca = 4,2 J/(gºC) e
o calor latente de fusão CL = 330,0 J/g,
a temperatura final da água em ºC é, aproximadamente,
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(PUCCAMP SP/2017)
Um chef de cuisine precisa transformar 10 g de gelo a 0 ºC em água a 40 ºC em 10 minutos. Para isto utiliza uma resistência elétrica percorrida por uma corrente elétrica que fornecerá calor para o gelo. Supondo-se que todo calor fornecido pela resistência seja absorvido pelo gelo e desprezando-se perdas de calor para o meio ambiente e para o frasco que contém o gelo, a potência desta resistência deve ser, em watts, no mínimo, igual a:
Dados da água:
Calor específico no estado sólido: 0,50cal/gºC
Calor específico no estado líquido: 1,0 cal/gºC
Calor latente de fusão do gelo: 80cal/g
Adote 1 cal = 4 J
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNCISAL AL/2017)
Os oceanos e a atmosfera são considerados reservatórios térmicos naturais: para variar sua temperatura é preciso uma quantidade muito grande de calor. Por conta disso, eles são os principais responsáveis por manter as variações de temperatura no planeta mais amenas e suportáveis para a vida. Na superfície da Lua, por exemplo, onde não existem oceanos e a atmosfera é extremamente rarefeita, a temperatura em sua superfície varia de –173,1 ºC a 116,9 ºC. Qual característica física dos oceanos e da atmosfera possibilita essa propriedade?
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFRGS/2017)
Quando se fornece calor a uma substância, podem ocorrer diversas modificações decorrentes de propriedades térmicas da matéria e de processos que envolvem a energia térmica.
Considere as afirmações abaixo, sobre processos que envolvem fornecimento de calor.
I. Todos os materiais, quando aquecidos, expandem-se.
II. A temperatura de ebulição da água depende da pressão.
III. A quantidade de calor a ser fornecida, por unidade de massa, para manter o processo de ebulição de um líquido, é denominado calor latente de vaporização.
Quais estão corretas?
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UniCESUMAR PR/2016)
Do interior de um freezer doméstico, cuja temperatura indicada era –10ºC, são retirados um calorímetro de alumínio de massa 10 g e 80 g de gelo, ambos em equilíbrio térmico com o interior do freezer. O gelo é rapidamente introduzido no calorímetro e imediatamente são despejados em seu interior 100 g de água a 80ºC. Supondo o sistema (calorímetro+gelo+água) termicamente isolado, determine a temperatura final após o equilíbrio térmico ser estabelecido.
Dados:
Calor específico do alumínio: 0,2 cal/g°C
Calor específico da água: 1,0 cal/g°C
Calor específico do gelo: 0,5 cal/g°C
Calor latente de fusão do gelo: 80 cal/g
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UCS RS/2016)
Churros é uma composição que normalmente consiste em um tubo de massa de farinha de trigo recheado com um doce. Suponha que a mãe prepara para a filha, no forno, churros com recheio de doce de leite. O churros é servido no prato e a menina consegue pegar a parte da massa com a mão, mas ao abocanhar o churros, afasta-o rapidamente da boca porque sente que o recheio de doce de leite está bem mais quente que a massa. Assumindo que no instante da retirada de dentro do forno todas as partes do churros estavam na mesma temperatura, que a parte do doce de leite e a parte da massa possuem a mesma quantidade de gramas, e que houve fluxo de calor para fora do churros desse instante até o momento que a menina é servida, a diferença de temperatura entre massa e recheio, quando a menina mordeu, ocorreu porque o
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM/2015)
As altas temperaturas de combustão e o atrito entre suas peças móveis são alguns dos fatores que provocam o aquecimento dos motores à combustão interna. Para evitar o superaquecimento e consequentes danos a esses motores, foram desenvolvidos os atuais sistemas de refrigeração, em que um fluido arrefecedor com propriedades especiais circula pelo interior do motor, absorvendo o calor que, ao passar pelo radiador, é transferido para a atmosfera.
Qual propriedade o fluido arrefecedor deve possuir para cumprir seu objetivo com maior eficiência?
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Rodinei Pachani é mestre em Geofísica pela USP-SP, com licenciatura plena em matemática, possui pós-graduação em Gerência Financeira e especialização em Estatística Aplicada. Possui experiência de mais de 28 anos em sala de aula, tendo trabalhado com ensino médio, cursinhos e Faculdades. É autor do livro “Ciência ao alcance de todos” e possui um canal no YouTube onde realiza experimentos, explica conteúdos e resolve exercícios de física.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade