O extrativismo vegetal no Brasil ainda não superou a agricultura e a pecuária, mas é uma das atividades mais importantes. Saiba mais!
No Brasil o extrativismo vegetal acontece desde o seu descobrimento em conjunto com o extrativismo mineral. Acompanhe esta aula de Geografia para o Enem e entenda a importância dessa atividade para nosso país.
O que é o extrativismo vegetal?
O extrativismo vegetal consiste em extrair das plantas os produtos que serão utilizados para fins de comercialização, ou para a utilização como matéria prima na produção de outros produtos.
O começo do extrativismo vegetal no Brasil
As atividades de extrativismo vegetal no Brasil sempre estiveram presentes em nosso país. Isso se deve principalmente à grande diversidade de espécies que o país apresenta.
Ainda na época do Brasil Colônia, muitas foram as espécies vegetais exploradas em nosso território e enviadas para a comercialização na Europa. Podemos destacar aqui o Pau-brasil, cuja pigmentação do tronco era utilizada para o tingimento de roupas. Além disso, sua madeira era bastante valorizada.
Nos dias atuais, a nossa riqueza e abundância de espécies são também nossa fraqueza. Os vegetais de grande porte presentes nas florestas tropicais do nosso país atraem a ganância de madeireiros. Atualmente, muitas espécies de plantas encontram-se em situação de risco no Brasil.
A exploração vegetal no cenário atual
A exploração vegetal, que acontece em maior parte de forma ilegal, coloca em risco não só as espécies vegetais, mas também as espécies animais que dependem de determinadas plantas para sua sobrevivência.
No Brasil, o extrativismo vegetal apesar de presente, não é tão significativo economicamente quanto por exemplo a pecuária e a agricultura. Mesmo sendo uma atividade diferente do extrativismo vegetal, a pecuária é uma das causadoras do desmatamento do território brasileiro, pois é necessário que grandes áreas sejam desmatadas para a criação animal.
Mesmo não sendo uma das atividades econômicas de maior destaque, o extrativismo vegetal é destaque em algumas regiões do país, sendo a madeira, o produto de maior exploração. Além da madeira, outros produtos também são explorados no território brasileiro, variando de acordo com a ocorrência de espécies de cada região.
A madeira é o produto mais explorado devido a grande presença de florestas com árvores de grande porte que se estendem ao longo das regiões que abrigam a Floresta Amazônica, a Floresta Subtropical e a Mata de Araucária. Esta madeira geralmente é extraída para produção de celulose e papel. Como exemplo de indústria produtora de celulose, temos a Klabin, localizada no estado de Santa Catarina e destaque no país.
Extrativismo na Amazônia
Na região amazônica, destacam-se as espécies de palmeira responsáveis pelo fornecimento de palmito e açaí, que além de serem alimentos comuns da culinária brasileira, são exportados para outros países também. No estado do Pará é onde temos a ocorrência da Castanha-do-pará, também consumida no Brasil e exportada para outros países.
Extrativismo no Nordeste
Nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, o destaque é o fruto da Carnaúba. A Carnaúba é uma espécie de palmeira eu produz um fruto com diversas funções em produções industriais e no comércio local. Já nos estados do Maranhão e do Tocantins, o destaque é o Babaçu, outra espécie de palmeira.
No nordeste, a comercialização da Castanha-de-caju é bastante presente para a alimentação e também para produção de óleo, devido suas propriedades com múltiplos benefícios. Além da castanha, destacam-se o Coco, a Piaçava (utilizada na produção de vassouras e cordas de navio) e o Burití.
A extração da seiva da Seringueira (látex), já foi uma atividade de maior significância para a economia brasileira, porém na atualidade vem perdendo espaço para as novas tecnologias que vem substituindo o látex na produção de borracha, apesar de ainda ser uma atividade presente.
A exploração vegetal é um grande problema ambiental, pois apesar de ser uma atividade regulamentada através de leis, estas estão sendo constantemente burladas. O Brasil é um país que necessita urgentemente da substituição de certos produtos extraídos da natureza por produtos sintéticos. Isso porque certos tipos de extração além de prejudicar a biodiversidade do país, utilizam também de mão de obra barata e não regularizada.
Videoaula
Para aprender mais sobre o tema, recomendamos à videoaula a seguir e a resolução dos exercícios propostos abaixo!
Exercícios
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM/2018)
Considerando as diferenças entre extrativismo vegetal e silvicultura, a variação das curvas do gráfico pela tendência de
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre extrativismo vegetal no Brasil para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM/2012)
A sociedade em movimento tem gestado algumas alternativas. Surgem novas experiências de luta no campo, nas quais os movimentos sociais têm buscado formas para permanecer na terra, afirmando sua territorialidade. Estes novos sujeitos sociais, de que são exemplo os seringueiros no Acre e as quebradeiras de coco no Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí, têm lutado por seu reconhecimento, chegando em certos casos a obter mudanças na legislação.
MARQUES, M. O conceito de espaço rural em questão. São Paulo: Terra Livre, ano 18, v. 2, jul./dez. 2002.
De acordo com o debate apresentado no texto, e visando à permanência digna no campo, a organização social e política dos seringueiros busca
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre extrativismo vegetal no Brasil para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM/2016)
O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo, segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados “pontos quentes”, ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas.
PINTO, P. P.; DINIZ-FILHO, J. A. F. In: ALMEIDA, M. G. (Org.). Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade cultural. Goiânia: Vieira, 2005 (adaptado).
A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre extrativismo vegetal no Brasil para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFPB/2013)
Segundo o Novo Dicionário Aurélio (1999, p. 650), “O desenvolvimento sustentável é um processo de desenvolvimento econômico em que se procura preservar o meio ambiente, levando-se em conta os interesses das futuras gerações”.
Dentre as atividades econômicas a seguir, identifique as que se adéquam ao conceito de desenvolvimento sustentável:
I. Apicultura desenvolvida na caatinga, favorecendo a sua preservação.
II. Coleta de Castanha-do-Brasil, utilizada inclusive na indústria de cosmético, favorecendo a preservação da castanheira.
III. Corte da caatinga para a fabricação de carvão vegetal, favorecendo o replantio da área.
IV. Coleta de palmito, em que a palmeira é cortada, para que brote naturalmente, favorecendo sua preservação.
Estão corretas apenas as atividades:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre extrativismo vegetal no Brasil para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(FGV/2008)
O mapa demonstra a prática do extrativismo no País.
Em alguns locais, o extrativismo expressa características culturais regionais. No mapa, por exemplo, as áreas A e B destacam-se, respectivamente, pelo extrativismo de
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre extrativismo vegetal no Brasil para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ETEC SP/2019)
No final de 1988, surgiu no Acre a Aliança dos Povos da Floresta, formada por seringueiros e povos indígenas motivados por problemas comuns. Inspirados pelo modelo de demarcação das terras indígenas, os seringueiros propuseram como solução o que viria a se tornar uma nova forma de unidade de conservação ambiental: as Reservas Extrativistas. Nelas, as populações tradicionais (ribeirinhas, caiçaras, indígenas, quilombolas etc.), que dependem da extração de produtos da natureza como, por exemplo, o látex ou a castanha, recebem áreas demarcadas para as quais desenvolvem um complexo plano de manejo que, ao mesmo tempo, garanta a biodiversidade local e a dinâmica cultural do grupo.
No estado de São Paulo, existe a Reserva Extrativista e Quilombo do Mandira, que foi premiada em 2002 na Rio+10 pela iniciativa socioambiental que conjuga o manejo de ostras e a valorização cultural e econômica da comunidade envolvida.
Segundo o texto, é correto afirmar que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre extrativismo vegetal no Brasil para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ESPM SP/2018)
Pela localização e representação da legenda, podemos afirmar que os estados do AC e MA apresentam grandes áreas produtoras de:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre extrativismo vegetal no Brasil para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFSCar SP/2016)
As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural. A região abriga também grande riqueza cultural.
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre extrativismo vegetal no Brasil para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UNIFOR CE/2015)
A contínua exploração dos recursos naturais realizada sem controle e de forma predatória pode implicar o desaparecimento de algumas espécies da flora e da fauna nacional. Como exemplo, há vários casos de espécies de árvores (mogno, cedro-rosa, jacarandá etc.) utilizadas como fontes das chamadas madeiras nobres para a indústria moveleira. A extração sem controle dessas madeiras levou ao desaparecimento de várias dessas espécies de extensas áreas do Brasil, comprometendo a sua sobrevivência a longo prazo e diversidade genética da flora nacional.
Com relação ao problema descrito no texto, assinale a alternativa CORRETA.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre extrativismo vegetal no Brasil para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FGV/2014)
De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Pampa é o segundo bioma com maior índice de desmatamento do país, com cerca de 54% de sua cobertura vegetal removida até 2009.
Sobre as causas e as consequências da degradação desse bioma, é correto afirmar:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre extrativismo vegetal no Brasil para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade