Teste seus conhecimentos sobre modos e tempos verbais com nosso simulado de Português! São 10 questões para treinar para o Enem!
Os exercícios sobre modos e tempos verbais do simulado vão lhe ajudar a treinar para o Enem. Antes de partir pra cima, no entanto, refresque sua memória sobre o assunto com nossa aula em vídeo:
Muito bem! Agora o simulado não vai ser um bicho de sete cabeças para vocês. Boa prova!
Modos e tempos verbais – Simulado de Português
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(IFSC/2015)
Considere o seguinte trecho:
“[…] a rede Globo importa um programa que pode, a médio e longo prazo, demolir tudo o que os grandes mestres das lutas conseguiram em anos.”
Assinale a alternativa CORRETA.
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UEL PR/2015)
1 A cavalgada, 1 que lenta subira a encosta, descia-a rapidamente enquanto Atanagildo, visitando os muros, 2 exortava os guerreiros da cruz a pelejarem esforçadamente. Quando estes souberam quais eram as intenções 3 dos árabes acerca das virgens do mosteiro, a atrocidade do sacrilégio afugentou-lhes dos corações a menor 4 sombra de hesitação. Sobre as espadas juraram todos combater e morrer como godos. Então o quingentário, 5 a quem parecia animar sobrenatural ousadia, correu ao templo.
(HERCULANO, A. Eurico, o presbítero.
2.ed. São Paulo: Martin Claret, 2014. p.107.)Sobre os verbos “subira” (Ref. 1), “descia” (Ref. 1) e “exortava” (Ref. 2), presentes no trecho, assinale a alternativa correta.
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFAM/2015)
Leia o seguinte texto, extraído do livro “Nos Andes de Vargas Llosa”, do escritor Ari Nepomuceno:
Contei a ele que o detetive Lituma já ali havia estado, observando a cena do crime e coletando material para a sua elucidação. Fiz questão de salientar sua recomendação ao criado, antes de sair:
– Você, não toca em nada aqui, hein?
Se tivéssemos mais indícios, não estaríamos até hoje perdidos, como diante de um enigma de impossível solução. Lituma, no princípio, creu que o assassino era alguém da família.
Sobre o emprego das formas verbais em destaque, leia as seguintes afirmativas:
I. “Estaríamos” está empregado no mais-que-perfeito do modo indicativo.
II. “Não toca” está empregado no imperativo negativo, mas de modo incorreto, pois deveria ser “não toque”.
III. “Tivéssemos” está empregado no pretérito imperfeito do modo subjuntivo;
IV. “Havia estado” apresenta conjugação no mais-que-perfeito composto do modo indicativo e poderia ser substituído, sem perda de sentido, pela forma “estivera”.
V. “Creu” é forma verbal inexistente, pois esse verbo é defectivo.
Assinale a alternativa correta:
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFRGS/2015)
01 À porta do Grande Hotel, pelas duas da 02 tarde, Chagas e Silva postava-se de palito à 03 boca, como se tivesse descido do restaurante 04 lá de cima. Poderia parecer, pela estampa, 05 que somente ali se comesse bem em Porto 06 Alegre. Longe disso! A Rua da Praia que o 07 diga, ou melhor, que o dissesse. O faz de 08 conta do inefável personagem ligava-se mais 09 à importância, à moldura que aquele portal 10 lhe conferia. Ele, que tanto marcou a rua, 11 tinha franco acesso às poltronas do saguão 12 em que se refestelavam os importantes. 13 Andava dentro de um velho fraque, usava 14 gravata, chapéu, bengala sob o braço, barba 15 curta, polainas e uns olhinhos apertados na 16 …….. bronzeada. O charuto apagado na boca, 17 para durar bastante, era o toque final dessa 18 composição de pardavasco vindo das Alagoas.
19 Chagas e Silva chegou a Porto Alegre em 20 1928. Fixou-se na Rua da Praia, que percorria 21 com passos lentos, carregando um ar de 22 indecifrável importância, tão ao jeito dos 23 grandes de então. Os estudantes tomaram 24 conta dele. Improvisaram comícios na praça, 25 carregando-o nos braços e fazendo-o 26 discursar. Dava discretas mordidas e 27 consentia em que lhe pagassem o cafezinho. 28 Mandava imprimir sonetos, que “trocava” por 29 dinheiro.
30 Não era de meu propósito ocupar-me do 31 “doutor” Chagas e, sim, de como se comia 32 bem na Rua da Praia de antigamente. Mas ele 33 como que me puxou pela manga e levou-me 34 a visitar casas por onde sua imaginação de 35 longe esvoaçava.
36 Porto Alegre, sortida por tradicionais 37 armazéns de especialidades, dispunha da 38 melhor matéria-prima para as casas de pasto. 39 Essas casas punham ao alcance dos gourmets 40 virtuosíssimos “secos e molhados” vindos de 41 Portugal, da Itália, da França e da Alemanha. 42 Daí um longo e …….. período de boa comida, 43 para regalo dos homens de espírito e dos que 44 eram mais estômago que outra coisa.
45 Na arte de comer bem, talvez a dificuldade 46 fosse a da escolha. Para qualquer lado que o 47 passante se virasse, encontraria salões 48 ornamentados, …….. maiores ou menores, 49 tabernas ou simples tascas. A Cidade divertiase 50 também pela barriga.
Adaptado de: RUSCHEL, Nilo. Rua da Praia.
Porto Alegre: Editora da Cidade, 2009. p. 110-111.Considere as afirmações abaixo, a respeito dos tempos verbais utilizados no texto.
I. Os verbos era (Ref. 17) e dispunha (Ref. 37) estão conjugados no mesmo tempo e modo.
II. Todos os verbos do primeiro parágrafo estão conjugados no pretérito imperfeito do indicativo, porque fazem referência a rotinas e hábitos do passado.
III. Os verbos ocupar-me (Ref. 30) e divertiase (Refs. 49-50) estão conjugados no modo subjuntivo.
Quais estão corretas?
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFRGS/2015)
01 Hoje os conhecimentos se estruturam de 02 modo fragmentado, separado, 03 compartimentado nas disciplinas. Essa 04 situação impede uma visão global, uma visão 05 fundamental e uma visão complexa. 06 “Complexidade” vem da palavra latina 07 complexus , que significa a compreensão dos 08 elementos no seu conjunto.
09 As disciplinas costumam excluir tudo o que 10 se encontra fora do seu campo de 11 especialização. A literatura, no entanto, é uma 12 área que se situa na inclusão de todas as 13 dimensões humanas. Nada do humano lhe é 14 estranho, estrangeiro.
15 A literatura e o teatro são desenvolvidos 16 como meios de expressão, meios de 17 conhecimento, meios de compreensão da 18 complexidade humana. Assim, podemos ver o 19 primeiro modo de inclusão da literatura: a 20 inclusão da complexidade humana. E vamos 21 ver ainda outras inclusões: a inclusão da 22 personalidade humana, a inclusão da 23 subjetividade humana e, também, muito 24 importante, a inclusão do estrangeiro, do 25 marginalizado, do infeliz, de todos que 26 ignoramos e desprezamos na vida cotidiana.
27 A inclusão da complexidade humana é 28 necessária porque recebemos uma visão 29 mutilada do humano. Essa visão, a de homo 30 sapiens , é uma definição do homem pela 31 razão; de homo faber , do homem como 32 trabalhador; de homo economicus , movido 33 por lucros econômicos. Em resumo, trata-se 34 de uma visão prosaica, mutilada, que esquece 35 o principal: a relação do sapiens/demens , da 36 razão com a demência, com a loucura.
37 Na literatura, encontra-se a inclusão dos 38 problemas humanos mais terríveis, coisas 39 insuportáveis que nela se tornam suportáveis. 40 Harold Bloom escreve: “Todas as grandes 41 obras revelam a universalidade humana 42 através de destinos singulares, de situações 43 singulares, de épocas singulares”. É essa a 44 razão por que as obras-primas atravessam 45 séculos, sociedades e nações.
46 Agora chegamos à parte mais humana da 47 inclusão: a inclusão do outro para a 48 compreensão humana. A compreensão nos 49 torna mais generosos com relação ao outro, e 50 o criminoso não é unicamente mais visto 51 como criminoso, como o Raskolnikov de 52 Dostoievsky, como o Padrinho de Copolla.
53 A literatura, o teatro e o cinema são os 54 melhores meios de compreensão e de 55 inclusão do outro. Mas a compreensão se 56 torna provisória, esquecemo-nos depois da 57 leitura, da peça e do filme. Então essa 58 compreensão é que deveria ser introduzida e 59 desenvolvida em nossa vida pessoal e social, 60 porque serviria para melhorar as relações 61 humanas, para melhorar a vida social.
Adaptado de: MORIN, Edgar. A inclusão: verdade da literatura.
In: RÖSING, Tânia et al. Edgar Morin: religando fronteiras.
Passo Fundo: UPF, 2004. p.13-18Considere as seguintes afirmações, referentes ao uso de tempos e modos verbais no texto.
I. O emprego do presente na forma verbal revelam (Ref. 41) reforça o caráter generalizador da afirmação, já sinalizado pelo emprego de Todas (Ref. 40).
II. Os usos de futuro do pretérito em deveria (Ref. 58) e serviria (Ref. 60) contribuem para mostrar que o autor conclui a argumentação com soluções possíveis e desejáveis.
III. A presença no texto de verbos nos modos indicativo e subjuntivo confere sentidos de certeza e de possibilidade à argumentação.
Quais estão corretas?
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNESP SP/2015)
Considere a modinha de Domingos Caldas Barbosa (1740-1800).
Protestos a Arminda
Conheço muitas pastoras
Que beleza e graça têm,
Mas é uma só que eu amo
Só Arminda e mais ninguém.
Revolvam meu coração
Procurem meu peito bem,
Verão estar dentro dele
Só Arminda e mais ninguém.
De tantas, quantas belezas
Os meus ternos olhos veem,
Nenhuma outra me agrada
Só Arminda e mais ninguém.
Estes suspiros que eu solto
Vão buscar meu doce bem,
É causa dos meus suspiros
Só Arminda e mais ninguém.
Os segredos de meu peito
Guardá-los nele convém,
Guardá-los aonde os veja
Só Arminda e mais ninguém.
Não cuidem que a mim me importa
Parecer às outras bem,
Basta que de mim se agrade
Só Arminda e mais ninguém.
Não me alegra, ou me desgosta
Doutra o mimo, ou o desdém,
Satisfaz-me e me contenta
Só Arminda e mais ninguém.
Cantem os outros pastores
Outras pastoras também,
Que eu canto e cantarei sempre
Só Arminda e mais ninguém.
(Viola de Lereno, 1980.)
Levando em consideração o contexto da estrofe, assinale a alternativa em que a forma verbal surge no modo imperativo.
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNESP SP/2014)
Considere a passagem do romance Água-Mãe, de José Lins do Rego (1901-1957).
Água-Mãe
Jogava com toda a alma, não podia compreender como um jogador se encostava, não se entusiasmava com a bola nos pés. Atirava-se, não temia a violência e com a sua agilidade espantosa, fugia das entradas, dos pontapés. Quando aquele back1, num jogo de subúrbio, atirou-se contra ele, recuou para derrubá-lo, e com tamanha sorte que o bruto se estendeu no chão, como um fardo. E foi assim crescendo a sua fama. Aos poucos se foi adaptando ao novo Joca que se formara nos campos do Rio. Dormia no clube, mas a sua vida era cada vez mais agitada. Onde quer que estivesse, era reconhecido e aplaudido. Os garçons não queriam cobrar as despesas que ele fazia e até mesmo nos ônibus, quando ia descer, o motorista lhe dizia sempre:
— Joca, você aqui não paga.
Quando entrava no cinema era reconhecido. Vinham logo meninos para perto dele. Sabia que agradava muito. No clube tinha amigos. Havia porém o antigo center-forward2 que se sentiu roubado com a sua chegada. Não tinha razão. Ele fora chamado. Não se oferecera. E o homem se enfureceu com Joca. Era um jogador de fama, que fora grande nos campos da Europa e por isso pouco ligava aos que não tinham o seu cartaz. A entrada de Joca, o sucesso rápido, a maravilha de agilidade e de oportunismo, que caracterizava o jogo do novato, irritava-o até ao ódio. No dia em que tivera que ceder a posição, a um menino do Cabo Frio, fora para ele como se tivesse perdido as duas pernas. Viram-no chorando, e por isso concentrou em Joca toda a sua raiva. No entanto, Joca sempre o procurava. Tinha sido a sua admiração, o seu herói.
1 Beque, ou seja, o zagueiro de hoje.
2 Centroavante.
(Água-Mãe, 1974.)
No primeiro parágrafo, predominam verbos empregados no
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNISA SP/2014)
Considere o enunciado: A hidroxiapatita estimula o crescimento ósseo. As células injetadas aumentariam a velocidade dessa formação. (Folha de S.Paulo, 27.07.2013.)
Na primeira oração, o verbo está no presente do indicativo; na segunda, no futuro do pretérito do indicativo. Isso ocorre porque, com o emprego do último verbo, circunscreve-se a informação como uma ação
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(IFGO/2014)
CONSOADA
Quando a indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou caroável),
Talvez eu tenha medo.
Talvez sorria, ou diga:
– Alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer.
(A noite com os seus sortilégios.)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.
BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira: poesia completa.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009, p. 223.No texto, os verbos no modo subjuntivo promovem o seguinte aspecto:
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(IFRS/2014)
O tempo e o modo verbal de leu e diz, respectivamente, são
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