Economia açucareira – Simulado de História
Confira como estão seus conhecimentos sobre a história colonial do Brasil com este simulado sobre economia açucareira! São 10 questões para treinar para o Enem!
A economia açucareira é extremamente importante para o entendimento do período colonial, e um assunto recorrente no Enem. Assista à aula em vídeo da professora Ana Cristina para se aprofundar no tema:
Muito bem! Agora faça o simulado com calma e preste atenção nos exercícios que você terá uma boa prova!
Economia açucareira – Simulado de História
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                        Pergunta 1 de 101. Pergunta(ESPM SP/2019) A primeira vez que se mencionou o açúcar e a intenção de implantar uma produção desse gênero no Brasil foi em 1516, quando o rei D. Manuel ordenou que se distribuíssem machados, enxadas e demais ferramentas às pessoas que fossem povoar o Brasil e que se procurasse um homem prático e capaz de ali dar princípio a um engenho de açúcar. Os primeiros engenhos começaram a funcionar em Pernambuco no ano de 1535, sob a direção de Duarte Coelho. A partir daí os registros não parariam de crescer: quatro estabelecimentos em 1550; trinta em 1570, e 140 no fim do século XVI. A produção de cana alastrava-se não só numericamente como espacialmente, chegando à Paraíba, ao Rio Grande do Norte, à Bahia e até mesmo ao Pará. Mas foi em Pernambuco e na Bahia, sobretudo na região do recôncavo baiano, que a economia açucareira de fato prosperou. Tiveram início, então, os anos dourados do Brasil da cana, a produção alcançando 350 mil arrobas no final do século XVI. (Lilia M. Schwarcz. 
 Brasil: uma Biografia)A partir do texto e considerando a economia açucareira e a civilização do açúcar, é correto assinalar: CorretoParabéns! Siga para a próxima questão. IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre economia açucareira para acertar na hora da prova! 
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                        Pergunta 2 de 102. Pergunta(UNIRG TO/2019) A cidade de Nova York, antes chamada Nova Amsterdã, recebeu um grupo de judeus luso-brasileiros que foram expulsos do Nordeste do Brasil em 1654. Lá eles contribuíram para o progresso da cidade, promovendo o comércio, dedicando-se à medicina e à fundação de instituições culturais (LEVY, Daniela. De Recife para Manhattan: os judeus na formação de Nova York. São Paulo: Planeta, 2018). Considerando-se a colônia holandesa no Brasil, onde eles habitavam, avalie as afirmações a seguir: I. A conquista territorial dos holandeses no Nordeste brasileiro foi uma consequência indireta da União Ibérica (1580-1640), quando o rei espanhol passou a dominar também o reino de Portugal e suas colônias; II. A colonização holandesa no Nordeste da América Portuguesa não acarretou muitas consequências históricas, pois a forte resistência do povo católico levou à rápida formação de milícias eficientes contra os intolerantes calvinistas e contra os hereges judaizantes; III. Os judeus foram importantes no processo de colonização holandesa, pois auxiliaram no crescimento da lavoura açucareira e no incremento das relações comerciais entre o Brasil, a Europa e a África. Estão corretas as afirmações: CorretoParabéns! Siga para a próxima questão. IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre economia açucareira para acertar na hora da prova! 
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                        Pergunta 3 de 103. Pergunta(ACAFE SC/2018) “É verdade que antes da união das monarquias ibéricas, em 1580,ao manter uma boa relação com os portugueses, os flamengos frequentavam os portos brasileiros e a cidade de Lisboa carregando açúcar em suas urcas, levando-o a refinar em Flandres e distribuindo-o por via terrestre e fluvial por toda a Europa central. De sua embarcação tão características, ficou a lembrança na toponímia carioca, através do morro que evoca a sua forma.” PRIORI, Mary del. Histórias da gente bra- 
 sileira: volume 1: colônia. São Paulo:
 Editora LeYa, 2016. Página 69.Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período colonial da história do Brasil é correto afirmar, exceto: CorretoParabéns! Siga para a próxima questão. IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre economia açucareira para acertar na hora da prova! 
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                        Pergunta 4 de 104. Pergunta(UNITAU SP/2018) O açúcar foi o principal produto brasileiro de exportação durante a época colonial. Mesmo durante o auge da exploração do ouro, quando o Brasil encheu os cofres europeus e ajudou a impulsionar a Revolução Industrial na Inglaterra, o valor das exportações de açúcar excedeu o de qualquer outro produto. Assinale a alternativa que apresenta o(s) mecanismo(s) empregado(s), na economia colonial, para favorecer esse quadro. CorretoParabéns! Siga para a próxima questão. IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre economia açucareira para acertar na hora da prova! 
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                        Pergunta 5 de 105. Pergunta(IFMT/2018) Atualmente, o agronegócio figura como importante atividade econômica brasileira, relacionada aos latifúndios formados no Brasil. Todavia, essa concentração de terras, voltadas para a agricultura em larga escala, tem sua origem no período colonial brasileiro, sobretudo com a introdução do plantio da cana-de-açúcar. Sobre a economia açucareira colonial, é CORRETO afirmar que: CorretoParabéns! Siga para a próxima questão. IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre economia açucareira para acertar na hora da prova! 
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                        Pergunta 6 de 106. Pergunta(Mackenzie SP/2017) No Brasil do século XVI, a sociedade tinha, no engenho, o centro de sua organização. Assinale a alternativa que NÃO atesta a importância do engenho no período colonial. CorretoParabéns! Siga para a próxima questão. IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre economia açucareira para acertar na hora da prova! 
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                        Pergunta 7 de 107. Pergunta(UNIFOR CE/2017) O Complexo Econômico Nordestino estruturou-se no Nordeste do Brasil ao longo dos séculos XVI e XVII, a partir da produção de cana de açúcar para exportação. Esta produção articulou-se com a pecuária no interior da região. Sobre este período da história econômica do Brasil pode-se afirmar que: I. O aproveitamento do escravo indígena revelou-se inviável na escala requerida, o que levou ao aprofundamento da importação de africanos. II. A criação de gado no interior do Nordeste ocorreu, especialmente, para abastecer a região açucareira de carne e animais de tiro. III. O crescimento destas economias se dava intensivamente incorporando as mais modernas técnicas produtivas. IV. As “Invasões Holandesas” foram consequências do alto interesse comercial e financeiro dos holandeses no negócio do açúcar. V. O desenvolvimento de uma economia açucareira nas Antilhas, depois da expulsão dos holandeses do Brasil, em nada prejudicou o florescimento da Região Nordeste do Brasil. Está correto o que se afirma em: CorretoParabéns! Siga para a próxima questão. IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre economia açucareira para acertar na hora da prova! 
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                        Pergunta 8 de 108. Pergunta(UNCISAL AL/2017) Quanto à economia no século XVI no Brasil, dadas as afirmativas, I. A agromanufatura do açúcar forneceu a base econômica para a valorização colonial do Brasil. II. Ao açúcar subordinavam-se o extrativismo do pau-brasil e a pecuária. III. A utilização, em larga escala, de trabalhadores escravos, a disponibilidade de terras e a expansão do setor de consumo externo concorreram para o enriquecimento da classe proprietária e da burguesia comercial portuguesa e flamenga. IV. Ainda, nesse período, persistiam os interesses metalistas. verifica-se que está(ão) correta(s) CorretoParabéns! Siga para a próxima questão. IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre economia açucareira para acertar na hora da prova! 
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                        Pergunta 9 de 109. Pergunta(PUCCamp SP/2017) As colônias que se formaram na América portuguesa tiveram, desde o século XVI, o caráter de sociedades escravistas. Com o passar do tempo, consolidaram-se em todas elas algumas práticas relacionadas à escravidão que ajudaram a cimentar a unidade e a própria identidade dos colonos luso-brasileiros. Dentre essas práticas, ressalta-se a combinação entre um avultado tráfico negreiro gerido a partir dos portos brasileiros e altas taxas de alforria. (BERBEL, Márcia; MARQUESE, Rafael e PARRON, Tâmis. Escravidão e política. Brasil e Cuba, c. 1790-1850. São Paulo: Hucitec/Fapesp. 2010. p. 178-179) Os holandeses, durante o governo de Maurício de Nassau, lançaram mão de algumas estratégias ao se relacionarem com os colonos luso-brasileiros durante o período em que dominaram parte do Nordeste brasileiro, no século XVII. Dentre essas estratégias, incluem-se CorretoParabéns! Siga para a próxima questão. IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre economia açucareira para acertar na hora da prova! 
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                        Pergunta 10 de 1010. Pergunta(Famerp SP/2016) Completam-se assim os três elementos constitutivos da organização agrária do Brasil colonial: a grande propriedade, a monocultura e o trabalho escravo. Estes três elementos se conjugam num sistema típico, a “grande exploração rural”, isto é, a reunião numa mesma unidade produtora de grande número de indivíduos; é isto que constitui a célula fundamental da economia agrária brasileira. Como constituirá também a base principal em que se assenta toda a estrutura do país, econômica e social. (Caio Prado Júnior. Formação do Brasil contemporâneo, 1973.) O autor descreve a colonização do Brasil como um empreendimento que CorretoParabéns! Siga para a próxima questão. IncorretoResposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre economia açucareira para acertar na hora da prova! 
Sobre o(a) autor(a):
Ana Cristina Peron -
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