A história da humanidade mudou a partir do que aconteceu na Inglaterra no Século XVII: a máquina a vapor movendo os teares e a mão de obra intensiva em grandes galpões criaram a 1ª Revolução Industrial. Veja agora:
A Historia da Economia e do Mundo do Trabalho sofreu uma reviravolta completa no Século XVIII, na Inglaterra, quando ocorreu a 1ª Revolução Industrial. Em 1750 surge uma nova forma de energia, com a máquina a vapor alimentada pela queima do carvão. Em apenas dez anos esta energia passou a ser utilizada para mover teares e descaroçadoras de algodão, criando em grandes galpões complexos industriais com uso intensivo da mão de obra. O mundo mudou em 1760. Veja como tudo aconteceu:
Quando se fala em Revolução Industrial, é importante pensar que revolução não depende necessariamente de luta armada. Revolução significa mudanças amplas numa sociedade. Isso vai acontecer a partir da Inglaterra e depois no mundo inteiro por conta do surgimento das fábricas (industrialização).
Para entender melhor isso, precisamos entender o histórico dos sistemas de produção até chegarmos a esse modelo fabril. Nós vamos ter inicialmente o artesanato, onde não há divisão das etapas de produção.
Agora, quando falamos de manufatura, estamos falando de um processo mais comum na idade moderna. Ela já tem uma pequena divisão das etapas de produção e o dono da empresa não trabalha na produção, existindo uma separação entre capital e trabalho.E quando chegamos na maquinofatura (uso de energia mecânica), haverá uma subdivisão do trabalho. Com isso, nós temos máquinas especializadas que vão desempenhar etapas cada vez mais específicas da produção. O burguês (dono da produção) apenas administra sua empresa.
Resumo da Revolução Industrial
Confira com o professor Felipe, do canal do Curso Enem Gratuito, como foi que tudo aconteceu.
É certo que o tema da Revolução Industrial é um clássico nas questões de História nas provas do Enem e dos Vestibulares. Quer uma boa dica? – Assista a aula de novo! Porque vale a pena. Veja a seguir os trechos mais importantes destacados pelo professor Felipe para a Revolução Industrial:
A Inglaterra e a Revolução
Por que a Inglaterra foi o país pioneiro na Revolução Industrial? Eles tem uma história capitalista um pouco diferente de outros países. O modelo mercantilista inglês (comercialismo) permitiu, através do comércio praticado em grande escala, um grande acúmulo de capital por parte da burguesia.
Esse capital acumulado acabou sendo utilizado para serem investidos em novos sistemas de produção. Essa efervescência tecnológica é antecedida pela chamada revolução científica, e a Inglaterra é também um dos principais berços dessa revolução.
Além disso, temos o processo de cercamentos, que é o que torna a terra um elemento capitalista. A terra na Inglaterra não vai mais ser utilizada para feudos. Os donos passam a dividi-las em lotes com o objetivo de vender e arrendar. N
ós vamos ter então a expulsão dos camponeses submetidos à regimes de servidão dessas terras e, por isso, um grande exôdo rural. Assim, temos mão de obra disponível para a indústria. É aí que se forma a classe operária. Essa classe passa a ser assalariada, então além de produzir os produtos, ela também os consome.
As fases da nova industrialização
A 1ª fase (1760-1850) é a fase do ferro e do carvão. Os principais setores são o setor têxtil e o setor de alimentos. Nós temos aqui uma fase em que o capitalismo não permite ainda que empresas consigam exercer controle sobre amplos mercados em aspecto continental/global. Por isso, não temos ainda práticas monopolistas de mercado, por isso existe ainda um certo equilíbrio de concorrência (fortemente inspirado nas ideias de Adam Smith).
Quando chegamos na 2ª fase, por volta de 1850, temos inovações na siderurgia (com a substituição do ferro pelo aço). Temos também o desenvolvimento da energia elétrica que vai substituindo a energia térmica. Temos também estratégias cada vez mais modernas de comunicação (telégrafo), transporte (trens e barcos à vapor) e produção (fordismo – linha de montagem, produção em série).
Tudo isso permitiu que algumas empresas pudessem monopolizar mercados. Muitas estratégias de monopolização de mercado surgem, como as holdings, cartéis e trustes. Quem mais trabalhava era quem menos tinha direitos ou poder de influência. Estamos falando na nascente classe operária no seio da Revolução Industrial.
Não existiam leis trabalhistas e, nessas condições, a classe operária chegava a trabalhar até 16h por dia. Não havia nem salário mínimo. Foi diante dessas condições que aos poucos se forma um movimento operário. Esse movimento passou por diversas fases (ludismo, trade unions e cartismo).
A classe operária acaba entendendo que o único meio de ter direitos é chegando ao poder, e é quando se fala então da revolução comunista. 15:06 – Chegamos na quinta parte! Vamos ver sobre a sociabilidade que surge com a urbanização intensa decorrente da revolução industrial.
O tempo que passa a valer é o tempo das máquinas. Baudelaire fala que as relações tornam-se superficiais e instáveis. A vida moderna se transforma rapidamente: aquilo que hoje é moderno, amanhã já é antigo!
Paródia com o professor Felipe
Agora é para você aprender enquanto se diverte. Confira uma Paródia super bem humorada com o professor Felipe. Você vai rir muito e aprender bastante sobre a Revolução Industrial. Veja como foi a transição da Manufatura para a Maquinofatura.:
Gostou da revisão musical? O professor Felipe é mesmo um fera. Agora chegou a hora de mandar ver no Simulado Enem sobre a Revolução Industrial. Vem!
Simulado sobre a Revolução Industrial
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FPS PE/2019)
O capitalismo se expandiu, trazendo a multiplicação de bens e a renovação das máquinas. No século XIX, observa-se que o capitalismo:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Revolução Industrial para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FUVEST SP/2019)
Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental.
Eric Hobsbawm, A Era das Revo-
luções. São Paulo: Paz e Terra,
2005. 19ª edição, p. 52.
A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII,
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Revolução Industrial para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(Mackenzie SP/2019)
A Revolução Industrial, que ocorreu no final do século XVIII, e início do século XIX, enquanto processo global às sociedades ocidentais, pode ser caracterizada como sendo
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Revolução Industrial para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UNIFOR CE/2019)
Em meados do século XVIII ocorreu na Europa, mais especificamente na Inglaterra, um conjunto de inovações tecnológicas que transformaram completamente a relação do ser humano com a natureza. A partir daquele momento tornou-se possível a reprodução gigantesca de bens, homens e das próprias inovações. O limite a este crescimento hoje é dado pela própria natureza e as soluções são dadas pelo progresso tecnológico. A este processo no século XVIII denominou-se Primeira Revolução Industrial. A marca fundamental foi a invenção da máquina a vapor, do tear mecânico, com a indústria têxtil e a indústria do ferro.
Analise as afirmações a seguir sobre as condições tecnológicas, organizacionais e sociais da Primeira Revolução Industrial:
I. A Primeira Revolução Industrial caracterizou-se por ser um processo social mais técnico do que propriamente científico, no qual as oficinas e a praticidade das invenções foram determinantes.
II. As transformações sociais foram significativas com a evolução da burguesia e de uma classe operária, que desde o início das mudanças participou dos frutos do crescimento da produção e da renda.
III. A Inglaterra, apesar de não ter sido o primeiro país a desenvolver uma sociedade plenamente de mercado, tornou-se dominante na Primeira Revolução Industrial. Este país tornou-se a “oficina do mundo”.
IV. Esta nova sociedade do grande enriquecimento e da grande transformação necessitou de matérias primas para os primeiros setores, como a lã e a seda; e combustíveis como fonte de energia, como o carvão e o petróleo.
V. Para consolidar o crescimento da nova sociedade industrial na Inglaterra foram essenciais a existência prévia de uma sociedade voltada para o mercado, ricas fontes de matéria prima na Inglaterra e no exterior e um domínio internacional dos mercados.
É correto apenas o que se alega em:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Revolução Industrial para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(IFMT/2019)
“Estabelecida na passagem do século XVIII para o século XIX, a Revolução Industrial representou uma profunda alteração social que incidiu sobre os tradicionais ritmos da vida coletiva. Encerrou séculos de domínio do mundo rural e liberou o potencial produtivo das sociedades humanas, permitindo, assim, a multiplicação acelerada e ilimitada de homens, mercadorias e serviço”.
(Fonte: Campos, F. & Et. Al. Ofi-
cina de História. Vol.3. 2. Ed. São
Paulo: Leya, 2016. p.16.)
Sobre a Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Revolução Industrial para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UFRGS/2019)
Observe a imagem abaixo.
Considere as seguintes afirmações sobre a Revolução Industrial.
I. Durante sua primeira fase, a indústria têxtil, cujo epicentro estava na Inglaterra, foi predominante em termos de emprego e de investimento de capital.
II. Nos países de industrialização acelerada, como a Inglaterra e os Estados Unidos da primeira metade do século XIX, a intensa exploração do trabalho infantil e feminino contribuiu para o aumento de produtividade das indústrias locais.
III. Na primeira metade do século XIX, o aumento da produção industrial de têxteis ocasionou a expansão da produção de algodão e da utilização do trabalho escravo em larga escala no Sul norte-americano.
Quais estão corretas?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Revolução Industrial para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UNCISAL AL/2018)
“Estevão inclinou-se sobre o tear, calmo, atento e laborioso. Como todos os homens da floresta de teares, onde trabalhava, Estevão formava contraste estranho com o rumor, o barulho e a agitação das peças do mecanismo a que fora destinado”.
O excerto apresentado é do livro Tempos Difíceis, de Charles Dickens, publicado em 1854 e relançado no Brasil em 2014. Nessa ficção, Dickens retrata o impacto da Revolução Industrial sobre a vida da população inglesa do século XIX. Em relação a esse contexto, assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Revolução Industrial para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(Fac. Santo Agostinho BA/2018)
O primeiro país a passar por uma industrialização efetiva foi a Inglaterra. Isso porque a indústria altera não só os meios de produção, mas são impactantes nas relações sociais também. Alguns pensadores afirmam que, nesse período, ocorre uma desarticulação da sociedade, transformando a economia em economia de mercado e estabelecendo o capitalismo como sistema. A industrialização causa impactos que vão muito além da utilização de máquinas e representa novas formas de organização social.
Da chamada Primeira Revolução Industrial, decorreu:
I. a diminuição na divisão do trabalho.
II. o progresso em produtividade industrial.
III. a melhoria das condições de vida dos operários.
IV. a ampliação dos padrões de consumo.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Revolução Industrial para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FATEC SP/2018)
No mundo atual, permeado pela lógica capitalista, a capacidade de adaptação às demandas impostas pelo cenário vigente é de extrema importância para aqueles que se empenham em crescer no trabalho. Os trabalhadores precisam garantir sua sobrevivência e dessa maneira estão adoecendo com o novo ritmo de produção. Sintomas como estresse, ansiedade, fobias e outros, vêm surgindo cada vez mais rápido nas pessoas que sofrem grandes pressões no trabalho.
[….]
Na Revolução Industrial, além das mudanças no setor comercial e agrícola, tivemos acima de tudo as transformações sociais, ou seja, a passagem da sociedade rural para a sociedade urbana.
Assinale a alternativa que elenca corretamente as principais características da Primeira Revolução Industrial.
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Revolução Industrial para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUC RS/2018)
As transformações desencadeadas pela Revolução Industrial Inglesa foram muito mais sociais que técnicas, tendo em vista que é nessa fase que se aprofundam as diferenças entre ricos e pobres.
(HOBSBAWM, Eric J. Da Revolução Industrial
Inglesa ao Imperialismo. Rio de Janeiro:
Forense Universitária, 1979).
Sobre o impacto social da industrialização nas relações entre campo e cidade na Inglaterra, considere as afirmativas a seguir.
I. O desenvolvimento agrícola e o cercamento dos campos para a criação de ovelhas expulsaram um número crescente de trabalhadores do campo para as cidades, constituindo um exército de mão de obra barata de reserva para a indústria.
II. A industrialização encontrou as melhores condições para florescer em Londres, a maior cidade do reino, onde a monarquia, aliada à burguesia, abriu mão de impostos sobre a terra para favorecer o crescimento econômico.
III. A indústria desencadeou a exploração extensiva e intensiva de recursos naturais, causando a poluição do ar e da água, com consequências graves, sobretudo, para a qualidade de vida das populações mais pobres.
IV. O aumento da população urbana provocou uma crise de moradia, com o encarecimento dos aluguéis e a ocupação de lugares insalubres, o que tornou ainda mais precárias as condições de vida da classe operária.
Estão corretas apenas as afirmativas
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre Revolução Industrial para acertar na hora da prova!
Mandou bem nas respostas sobre a 1ª Revolução Industrial? Se você não acertou pelo menos sete questões “de primeira” é hora de mergulhar mais fundo. Veja uma aula complementar sobre a Revolução industrial.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade